Brasil,

Mars publica roteiro Net Zero "acelerado, acessível e alcançável" para reduzir as emissões de carbono em 50% em toda a cadeia de valor até 2030

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joana Ribas Bernardes Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

A maioria dos brasileiros acredita que as empresas multinacionais têm responsabilidade pela ação climática (90%).

A Mars publicou um plano de ação de código aberto (open-source) - Net Zero Roadmap - para acelerar a ação no sentido de alcançar emissões Net Zero, incluindo uma nova meta de reduzir o carbono pela metade até 2030 em toda a sua cadeia de valor. Essa meta faz parte do Objetivo Mars Compass.

A Mars está investindo US$ 1 bilhão nos próximos três anos para impulsionar a ação climática - da fazenda à mesa e à tigela de comida para animais de estimação; da cadeia de suprimentos às lojas; e das casas às clínicas veterinárias.

Isso ocorre no momento em que uma nova e importante pesquisa da Ipsos, empresa global de pesquisa e de inteligência de mercado, revelou que, em média, 69% dos adultos das sete maiores economias do mundo acreditam que o foco das empresas no combate às mudanças climáticas deve ser igual ou maior do que o combate aos desafios econômicos.

A Mars, Incorporated lançou hoje o The Mars Net Zero Roadmap, um plano de ação decisivo para alcançar emissões zero de gases de efeito estufa (GEE) em toda a sua cadeia de valor até 2050. O plano da Mars inclui uma nova meta revisada pela Science Based Targets Initiative para reduzir as emissões em 50% até 2030, a partir de uma linha de base de 2015, com um caminho para o Net Zero até 2050.

Os impactos deste lançamento também se refletem na opinião dos brasileiros sobre o assunto. De acordo com tendências identificadas por uma pesquisa representativa da Ipsos realizada em agosto de 2023, o público brasileiro acredita que as empresas multinacionais (90%) têm tanta responsabilidade quanto o governo (89%) na ação sobre as mudanças climáticas. O estudo diz que 9 em cada 10 brasileiros acham que as empresas multinacionais têm a responsabilidade de fazer mudanças que influenciem as mudanças climáticas.

A empresa atingiu o pico de emissões em 2018 e reduziu os GEEs em termos absolutos em 8% ou 2,6 milhões de toneladas métricas em relação a uma base de 2015, enquanto o negócio cresceu 60% durante esse período. *Como parte do plano de ação, a Mars investirá mais de US$ 1 bilhão nos próximos três anos e continuará a comprometer recursos financeiros, conforme necessário, até que o Net Zero seja alcançado. Desde as fazendas onde são cultivados os ingredientes para os alimentos - tanto para pessoas quanto animais de estimação - até as clínicas veterinárias onde nossos pets são tratados, a Mars está tomando medidas imediatas para reduzir as emissões de GEE em todos os seus negócios para ajudar a construir um futuro melhor e mais sustentável para todos. Net Zero refere-se a um estado em que os gases de efeito estufa são significativamente reduzidos, garantindo que quaisquer outras emissões que não possam ser eliminadas sejam equilibradas por remoções.

O plano de ação vem após as recentes descobertas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), apoiado pela ONU, de que é "agora ou nunca" tomar medidas drásticas sobre as mudanças climáticas para evitar "desastres".

Uma nova e importante pesquisa da Ipsos, encomendada pela Mars, descobriu que, apesar das atuais circunstâncias econômicas desafiadoras, em média 69% dos adultos das sete maiores economias do mundo acham que as empresas devem se concentrar na mesma quantidade (32%) ou mais (37%) no combate às mudanças climáticas, em vez de nos desafios econômicos. A pesquisa envolveu 14.468 pessoas nos EUA, Reino Unido, China, Japão, Alemanha, França e Índia.

O estudo também constatou que quase metade das sete maiores economias do mundo atribui "grande parte" da responsabilidade às empresas multinacionais e aos governos para que façam mudanças para lidar com as mudanças climáticas. Os resultados completos podem ser encontrados nas notas aos editores abaixo.

Poul Weihrauch, CEO da Mars disse "2050 pode parecer um futuro distante, mas o progresso que fizermos nos próximos sete anos é fundamental. A minha geração de CEOs tem a capacidade e a responsabilidade de proporcionar reduções reais de emissões e colocar as empresas em um caminho claro para o Net Zero até 2050. É por isso que a Mars tem o compromisso de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030. Não podemos esperar que a economia melhore; precisamos avançar com investimentos que protejam nossos negócios hoje e no futuro. Como eu já disse antes, lucro e propósito não são inimigos. O investimento no clima não é uma troca entre planeta e produtividade, ou entre meio ambiente e emprego. Os consumidores e nossos Associados claramente querem ambos - e nós também. Investir em reduções de emissões é uma política comercial sólida, é viável, acessível e absolutamente necessária."

Poul Weihrauch continuou, "As empresas devem ser julgadas - inclusive a Mars - pelos resultados reais que apresentamos em relação aos nossos planos climáticos, e não apenas pela escala do compromisso que assumimos - assim como somos julgados por nossos conselhos e investidores pela apresentação de resultados financeiros, e não pela qualidade de nossas previsões financeiras."

Barry Parkin, Diretor de Sustentabilidade e Compras da Mars, disse: "A Mars sempre seguiu a ciência, e a ciência diz que devemos reduzir nossas emissões em toda a nossa cadeia de valor em 50% até 2030. A ciência nos aponta cinco fundamentos que os roteiros do Net Zero devem considerar para gerar um impacto real, por exemplo, que não há lugar para exclusões ou exceções e que devemos priorizar o desempenho em vez das promessas. Ao preparar nosso roteiro, aprendemos que isso é totalmente possível de ser feito com a ciência e a tecnologia existentes, além de ser totalmente acessível. Podemos aumentar nossos negócios e reduzir as emissões. Espero que o nosso roteiro demonstre de forma clara e poderosa o que a Mars está fazendo e, principalmente, o que acreditamos que precisa acontecer em escala para ajudar a enfrentar os piores impactos das mudanças climáticas."

Gustavo Bruno, Gerente Geral da Mars Brasi disse Acompanhar um movimento dessa relevância em todo o mundo é algo realmente inspirador para todos os times, e com o Brasil não seria diferente. Essa inspiração vem, principalmente, pela conexão direta com nosso propósito e princípios, mas também por levarmos em consideração o papel estratégico que o país desempenha na agenda climática global e o impacto social que isso representa. Entendemos o nosso papel no desenvolvimento de toda a cadeia, além de nossas operações, um exemplo é o programa Next Generation Soil, lançado em 2023 para promover práticas de agricultura regenerativa em os sistemas agrícolas relacionados com os nossos produtores de cereais e grãos.

Com uma pegada de emissões de um país do tamanho da Finlândia, a Mars pretende, até 2030, reduzir suas emissões em 50% em termos absolutos, ou aproximadamente 15 milhões de toneladas, com base na redução de 8% de GEE até o momento. O Roteiro Mars Net Zero inclui detalhes sobre como a companhia acredita que o Net Zero pode ser alcançado pela Mars e serve como uma estratégia de código aberto que as empresas de todos os setores podem usar para implementar ações significativas de Net Zero imediatamente. Isso significa incluir todas as emissões, priorizar o desempenho em vez de promessas, avançar o progresso com marcos reais, tomar decisões hoje que repercutam amanhã e cobrir o que não pode ser cortado com créditos de carbono de alta qualidade.

Para atingir o Net Zero, a Mars acelerará seu foco em:

Transição para energia 100% renovável – mudando a forma como abastece suas fábricas, escritórios e hospitais veterinários, abordando a energia usada pelos agricultores, como obtém ingredientes e até mesmo a energia usada pelos clientes (varejistas) e pelos consumidores e tutores de animais em casa.

Redesenhar suas cadeias de suprimentos para acabar com o desmatamento - aumentando a transparência e a rastreabilidade dos principais ingredientes, como cacau, soja e carne bovina.

Ampliação das iniciativas de agricultura inteligente em relação ao clima – trabalhando com agricultores na agricultura regenerativa, otimizando o fornecimento e mudando para energias renováveis.

Otimização de receitas - desenvolvimento de novos ingredientes com menor pegada de GEE na produção de snacks e alimentos para humanos, bem como proteínas alternativas para alimentos para animais de estimação.

Aprimoramento e otimização da logística – redesenho das redes, do tipo de transporte que a Mars utiliza e das fontes de energia usadas, por exemplo, eletrificação de veículos ou potencial hidrogênio verde.

Incorporação da ação climática nos negócios – incorporar as reduções climáticas em sua governança e planejamento de negócios, incluindo-as como um Objetivo Mars Compass, nos planos de remuneração variável dos executivos seniores, nos processos de planejamento de investimentos, em sua estratégia de fusões e aquisições etc.

SOBRE MARS, INCORPORATED

A Mars, Incorporated é movida pela crença de que o mundo que queremos amanhã começar com a forma como fazemos negócios hoje. Como uma empresa global e familiar, a Mars está se transformando, inovando e evoluindo para causar um impacto positivo no mundo. Em nosso portfólio diversificado e em expansão de produtos e serviços de qualidade para lanches, alimentos e cuidados com animais de estimação, empregamos mais de 140.000 Associados dedicados. Com mais de US$ 47 bilhões em vendas anuais, produzimos algumas das marcas mais amadas do mundo, incluindo Ben's Original™, CESAR®, Cocoavia®, DOVE®, EXTRA®, KIND®, M&M'S®, SNICKERS®, PEDIGREE®, ROYAL CANIN® e WHISKAS®. Estamos criando um mundo melhor para os animais de estimação por meio de nossa rede global de hospitais para animais de estimação e serviços de diagnóstico - incluindo AniCura, BANFIELD™, BLUEPEARL™, Linnaeus e VCA™ - usando tecnologia de ponta para desenvolver programas inovadores de triagem de saúde genética e testes de DNA.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar