Seu Impacto Social: descubra como está o seu nível de contribuição para a sociedade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Santos Tardioli

Plataforma idealizada pelo empreendedor André Zimmermann, em colaboração com profissionais do Terceiro Setor e voluntários, mensura a contribuição individual para questões sociais e aponta caminhos para quem quer melhorar seus índices e colaborar mais

Você sabe o quanto está colaborando para a sociedade? Gostaria de mensurar o seu impacto e conhecer iniciativas sociais que tenham afinidade com o seu perfil? Pois estas respostas estão a alguns cliques das suas mãos, por meio da plataforma gratuita Seu Impacto Social.

A ideia surgiu há cerca de dois anos, quando André Zimmermann, empreendedor com mais de 20 anos de experiência em indústrias AdTech e MarTech e hoje sócio de empresas como Pipeline Capital, Ampliva e Oliver Latin America, além de CEO da NetCos, entre outras, avaliou que muitas pessoas, assim como ele, não tomavam a iniciativa de realizar uma ação social, mas que ao serem apresentadas a uma boa causa, a abraçavam e ajudavam. Por outro lado, cada pessoa tem uma capacidade de impacto diferente, de acordo com sua disponibilidade de tempo, dinheiro e poder de influência. A partir desta percepção, André criou uma matriz de impacto, levando tais fatores em consideração para entender o potencial individual em contraponto ao quanto a pessoa está efetivamente contribuindo.

“Com algumas perguntas que identificam o perfil da pessoa, seus interesses, hábitos, forma de se relacionar com outras pessoas e sua comunidade, conseguimos criar este perfil e apresentar um percentual de impacto”, explica André. Caso o percentual de impacto esteja abaixo do potencial de quem fez o teste, são apresentadas algumas opções de ONGs que tenham afinidade com o perfil apresentado. Daí basta a pessoa acessar as indicações e avaliar com qual ou quais gostaria de contribuir e de que forma. “É uma ferramenta simples, mas que tem como objetivo instigar as pessoas a fazer algo mais, a refletir sobre si mesmo e, quem sabe, servir a um propósito maior”, avalia.

Home page do site Seu Impacto Social

Para que o projeto se concretizasse, o executivo contou com o apoio de vários profissionais tanto do terceiro setor, os quais ajudaram a criar as perguntas mais adequadas para traçar os níveis de impacto, bem como apresentar as ONGS que tivessem afinidade com diferentes perfis; e de tecnologia para criação e manutenção da plataforma, entre outras demandas. Entre os apoiadores do projeto estão nomes como Nina Rentel Scheliga, da Gerando Falcões, Melissa Pomeroy, que traz experiência de Unicef, WFP, UNDP, Nações Unidas, Pedro Oliveira, com passagens por Greenpeace, Fundação Amazônia Sustentável, Instituto Vladimir Herzog, Bira Miranda, consultor de sustentabilidade e a Etienne Du Jardin, fundadora da Somos B. “Estas pessoas e outras me ajudaram a formatar as questões, a estruturar a forma de abordagem e a linguagem utilizada. Feito isso, fui buscar ajuda com amigos e colegas para produzir e consegui muito apoio voluntário”, relata.

Na parte tecnológica e de execução, que envolve programação, desenvolvimento, atualização, hospedagem, analytics, textos e gráfica, André menciona os profissionais Jeferson Rodrigues, Adriano Ribeiro, Guilherme Dariolli, Luis Constantino e Saulo Mileti. “O processo todo foi muito interessante porque a partir da ideia, os profissionais foram surgindo e se voluntariando, mostrando que, de fato, temos um impacto social importante e que devemos usá-lo para apoiar quem precisa. E são muitas pessoas que precisam, sabemos disso”.

Atualmente o Seu Impacto Social tem aproximadamente 20 ONGs listadas, isto é, que aparecem no resultado do teste, de acordo com o perfil do interessado, e o site segue aberto a novas sugestões. As ONGS que desejarem aparecer na lista do site podem enviar seu perfil – categoria na qual melhor se encaixa – e o endereço do site pelo e-mail: . E quem desejar medir seu impacto social e começar já a colaborar com alguma instituição, basta acessar o Link e fazer o teste.

“Nossa expectativa é que, quanto mais pessoas fizerem o teste e ficarem cientes de suas capacidades e responsabilidades para ajudar em causas sociais, maior a chance de gerarmos ajudas efetivas às ONGs listadas”, afirma André.