Empresas adotam tokenização como solução para impulsionar negócios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elissa Ferraz

Na esteira dos avanços tecnológicos, diferentes setores da economia usam a tokenização para romper barreiras, trazer mais diversidade de investimentos, fidelizar clientes e até apoiar causas ambientais.

Nos últimos anos, uma tendência inovadora vem ganhando espaço no mundo empresarial: a tokenização. Trata-se de um processo pelo qual ativos reais, como imóveis, obras de arte e até mesmo participações em empresas, são transformados em tokens digitais baseados em blockchain. Essa tecnologia tem sido adotada por empresas de diversos setores como uma solução para impulsionar seus negócios e criar novas oportunidades de investimento.

Confira empresas de diferentes setores que estão usando a tokenização:

A Oliveira Trust, plataforma financeira digital de serviços fiduciários e gestão de fundos, enxerga a tokenização como a terceira via do mercado de securitização e, para viabilizar a atuação nesse cenário, a empresa investiu na Liqi, tokenizadora de ativos. Além do investimento, a OT também firmou uma parceria com a startup para agir como custodiante das wallets dos investidores e como custodiante dos ativos que lastreiam os tokens. A companhia também apostou na Bee4, ambiente de negociação de ações tokenizadas de empresas com faturamento anual entre R$ 10 e 300 MM, onde a OT também atua como escriturador, garantindo o controle da titularidade dos tokens e a guarda do lastro.

Já a Elo, empresa responsável pela maior bandeira brasileira de cartões, aposta em áreas como a Web3, tokenização e as criptomoedas como as próximas tendências na área de tecnologias de pagamento nos próximos anos. A empresa vê o fenômeno da tokenização como um caminho de evolução natural para a economia. Nesta linha, criou o Elo Conecta, o programa de Inovação Aberta, focado na seleção e investimento em Startups que desenvolvem soluções para o mercado de meios de pagamento no Brasil, com DNA 100% brasileiro (que é a marca da companhia).

Para a Thales, líder global em tecnologia, a tokenização possibilita a proteção de dados sensíveis em um nível superior, além de oferecer aos comerciantes e usuários uma melhor experiência de compra. Esse método está conseguindo proteger dados como, número de cartão de crédito para substituí-los por dados não sensíveis ou símbolos de identificação. Nesta linha, a empresa desenvolveu uma solução chamada SafeNet Trusted Access (STA), que verifica a identidade de usuários por meio de etapas e da autenticação multifator (MFA), usando tokens antes de conceder o acesso. Além disso, o STA surgiu para facilitar o gerenciamento de identidade de nuvem, eliminar o incômodo das senhas para o departamento de TI e os usuários, fornecer uma visão única sobre eventos de acesso em seus aplicativos e assegurar que o usuário correto tenha acesso ao aplicativo correto no nível de confiança correto.

A tokenização também está sendo aplicada no universo dos esportes. A Win The Game, empresa de negócios da área de esporte e entretenimento, desenvolveu em conjunto com a Mynt, plataforma de negociação de criptoativos do BTG Pactual, o novo token esportivo do Grêmio. O Fan Pass $IMORTAL oferece aos torcedores conteúdos exclusivos, vantagens, descontos e experiências únicas, além de investir no time do coração. O investimento auxilia o desenvolvimento do clube e permite a aproximação com sua torcida. A pré-venda do criptoativo foi marcada por um sold out histórico, no qual em menos de 72 horas foram vendidas 200 mil unidades. O clube se motivou com o resultado e acredita que o projeto tende a fortalecer e revolucionar a relação com os torcedores.

Nesta mesma linha, a Binance, maior provedora global de infraestrutura para o ecossistema blockchain e de criptomoedas, além de patrocinar o Santos Futebol Clube, oferece uma fonte de faturamento extra através da negociação do fan token do Santos e NFTs (Non-Fungible Token ou Token Não-Fungível em português) oficiais do clube. Os detentores do fan token do Santos podem colecionar e utilizar NFTs, participar em enquetes exclusivas e desbloquear badges e recompensas baseados no seu nível de engajamento. A parceria já contou com NFTs e Caixas Misteriosas, que também atraem o interesse dos torcedores.

Ainda quando o assunto é tokens, a Nestlé lançou uma coleção exclusiva de NFTs que resgata os cards nostálgicos da marca de chocolates Surpresa - sucesso nos anos 1980 e 1990 - para apoiar a ONG SOS Mata Atlântica. A iniciativa une sustentabilidade e arte, e conta com a participação de cinco artistas plásticos brasileiros: Helena Cintra, Larissa Constantino, Rômolo D’Hipólito, Carla Barth e Vilson Vicente. Cada um possui uma linguagem proprietária e uma conexão com causas ambientais, trazendo personalidade e significado para as obras.

Pensando também no meio ambiente, a Ambipar Ambify criou um utility token que conecta as pessoas a uma economia mais verde e de baixo carbono. O objetivo é reduzir os impactos gerados pelas mudanças climáticas. Com a ABFY, é possível compensar as emissões de carbono, de forma simples, transparente e segura, tanto para pessoas jurídicas quanto físicas. O projeto utiliza a rede BEP-20 para as validações dos blocos. Através dessa solução, é possível calcular a pegada de carbono para entender o quanto é preciso compensar. O ABFY está disponível nas maiores corretoras de criptoativos brasileiras e até mesmo em corretoras estrangeiras. A Ambify faz parte da Ambipar Group, multinacional brasileira, pioneira em soluções em gestão ambiental, presente em 40 países dos 6 continentes.