Quais os segmentos que mais vendem online em 2023?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raíssa Vaz

Quais os segmentos que mais vendem online em 2023?

Head de vendas corporativas da Upstream traz um panorama de quais os segmentos que mais vendem online em 2023.

O e-commerce continuou sua escalada de crescimento nos últimos anos, consolidando-se ainda mais como uma força dominante no mercado varejista. Com a crescente adoção da tecnologia e o aumento do acesso à internet, o comércio online tem se tornado uma opção cada vez mais popular para os consumidores. Mas quais serão os segmentos que mais se destacarão no mercado digital no primeiro semestre de 2023?

Segundo Patrick Marquart, Head de vendas corporativas da Upstream, líder em mobile marketing no Brasil. "A transição para compras online nunca foi tão evidente. Em 2023, estamos vendo uma ascensão particular em segmentos como artigos para decoração, saúde e bem-estar, tecnologia de casa inteligente e produtos sustentáveis. Estes refletem a crescente consciência de saúde da população, o interesse em tornar as casas mais conectadas e a crescente demanda por produtos ecologicamente corretos."

De acordo pesquisa de mercado, alguns segmentos têm demonstrado um enorme potencial de crescimento e têm se destacado como os favoritos dos consumidores. Esses segmentos incluem:

1. Moda e acessórios: A indústria da moda é um dos setores mais promissores no comércio eletrônico. Com a facilidade de compra e a possibilidade de encontrar uma variedade infinita de estilos, tamanhos e preços, os consumidores estão cada vez mais optando por comprar roupas, calçados e acessórios online.

2. Eletrônicos e tecnologia: A tecnologia de casa inteligente inclui dispositivos que auxiliam no controle e automação residencial, como assistentes virtuais, sistemas de segurança e dispositivos de economia de energia. "Com mais pessoas trabalhando de casa e passando tempo em seus espaços pessoais, o investimento em tecnologia residencial se tornou uma prioridade", observa Patrick.

3. Saúde e beleza: Produtos relacionados à saúde e beleza também estão em alta no comércio eletrônico. Desde produtos para cuidados com a pele e cabelo até suplementos alimentares e cosméticos, os consumidores estão aproveitando a facilidade de pesquisa e compra online para encontrar os melhores produtos para suas necessidades.

4. Alimentos e bebidas: A crescente demanda por conveniência e a busca por produtos especializados impulsionaram o setor de alimentos e bebidas no comércio eletrônico. Com a possibilidade de encomendar refeições prontas, ingredientes para cozinhar em casa, vinhos e bebidas especiais, os consumidores estão encontrando uma ampla variedade de opções e uma experiência de compra satisfatória.

5. Artigos para casa e decoração:Comprar itens para casa e decoração online se tornou muito popular nos últimos anos. Com a facilidade de encontrar uma variedade de produtos em um único lugar, os consumidores estão explorando o comércio eletrônico para encontrar móveis, utensílios domésticos, itens de decoração e muito mais.

"Em 2023, vimos uma revolução inesperada nos mercados. A moda, sempre em evolução, foi dominada por uma combinação de sustentabilidade e tecidos tecnológicos, refletindo uma sociedade cada vez mais consciente e conectada. Enquanto isso, o setor de alimentos e bebidas foi influenciado por uma busca global por saúde e bem-estar, com uma explosão nas vendas de produtos orgânicos, fermentados e funcionais. Em um mundo em rápida transformação, as preferências dos consumidores demonstraram uma mistura de inovação e retorno às raízes." Destaca.

Patrick comenta também como a Upstream tem impulsionado setores a se destacarem em suas estratégias de vendas e alcançarem resultados reais e palpáveis.

"A digitalização desempenhou um papel crucial, permitindo que as marcas se conectassem mais intimamente com seus consumidores. As estratégias digitais que se destacaram incluíram a personalização avançada de experiências de compra, a utilização de canais de atendimento por meios de mensagens móveis, realidade aumentada para testar produtos virtualmente e uma forte presença em plataformas de mídia social, onde os influenciadores digitais e o conteúdo autêntico conduziram o engajamento. Aqueles que souberem combinar inovação tecnológica com genuína compreensão do cliente definitivamente prosperaram no mercado." Exemplifica.

Esses são apenas alguns dos segmentos que têm se destacado no comércio eletrônico e que se espera que continuem a crescer em 2023. As empresas que atuam nesses segmentos devem estar atentas às tendências do mercado e adotar estratégias de marketing digital eficazes para maximizar seu potencial de vendas online.

Sobre a Upstream

A Upstream é uma empresa líder em martech nos mercados de mais rápido crescimento do mundo. Sua plataforma de automação de mobile marketing, a Grow, única em seu gênero, combina inovações na área de automação de marketing e dados, segurança contra fraudes de publicidade on-line e comunicação digital multicanal destinada a criar experiências personalizadas para o consumidor final.

Com mais de 4 mil campanhas de mobile marketing de sucesso, o time da Upstream ajuda seus clientes, marcas líderes em todo o mundo a se comunicar de forma mais eficaz com os consumidores, a expandir as vendas on-line e a aumentar a receita. As soluções da Upstream atendem mais de 1 bilhão de consumidores em mais de 30 países na América Latina, África, no Oriente Médio e Sudeste Asiático.