Brasil,

Gestão de Riscos: Saiba quais são os principais riscos e como melhorar a gestão na sua empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Jacomo Teixeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ter um bom planejamento, conhecimento de mercado, além de preparo financeiro são essenciais para administrar uma empresa. No entanto, outro item importante ao gerir um negócio é o mapeamento de riscos, já que qualquer companhia, independentemente do porte, pode enfrentar situações que prejudiquem suas operações. Com o intuito de orientar as empresas sobre o tema, a Daryus Consultoria lista os principais tipos de riscos e como aprimorar a gestão dentro das organizações.

"Há uma série de riscos que podem impactar as atividades de uma companhia, causando interrupções, prejuízos financeiros e até mesmo danos à imagem. Para melhorar as práticas de segurança e mitigar essas possíveis ameaças, existe a norma internacional ISO 31000, que auxilia nesse processo de identificação, avaliação e gerenciamento dos possíveis riscos. É importante saber identificá-los, pois dessa forma será possível criar recursos para garantir a continuidade da empresa", pontua Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus, professor e consultor sênior no tema.

De acordo com a Pesquisa de Maturidade do Processo de Gestão de Riscos no Brasil, conduzida pela empresa KPMG em 2022, entre os principais fatores que influenciam a implementação da gestão de riscos estão a melhoria nas práticas de governança corporativa e a visibilidade interna e externa (75%), o desejo de reduzir a exposição ao risco em toda a empresa (71%), a necessidade de atendimento a requisitos regulatórios (51%), a evitação de incidentes éticos e de reputação (34%) e a motivação para melhorar o desempenho corporativo (33%). "A implantação traz diversos benefícios para a organização. Prever os potenciais problemas reduz o custo de ações para corrigir algo que poderia ser evitado, facilita na tomada de decisão e, consequentemente, isso reflete nas relações entre clientes e colaboradores", afirma D’Addario.

A pesquisa também aponta o nível de maturidade por setores. Entre os segmentos classificados com nível maduro de gestão de riscos estão: Transporte, Viagens e Turismo (55%); Serviços Financeiros (52%); Tecnologia da Informação (48%), entre outros. Já os classificados com nível fraco de maturidade são: Construção e Imobiliário (57%), Saúde (50%) e Agronegócio (40%).

Confira alguns dos principais riscos:
• Riscos de continuidade de negócios: Envolve a interrupção das atividades da empresa, como a parada de processamento em algum setor, sistemas fora do ar por um longo período, interrupção de links ou da própria sede da companhia. Isso gera impactos financeiros e de imagem, além de prejudicar a operação e a prestação de serviços;
• Riscos tecnológicos ou de segurança da informação: Estão relacionados à infraestrutura de TI e podem envolver a perda de dados e informações, softwares com licenças expiradas, acessos indevidos e ataques de cibercriminosos;
• Riscos de saúde e meio ambiente: Podem impactar a integridade e o bem-estar dos colaboradores. Eles podem ocorrer por meio de armazenamento e instalações inadequadas, excesso de trabalho, máquinas e equipamentos sem proteção, entre outros;
• Riscos de governança e conformidade: Compostos por ameaças relacionadas à corrupção, mentiras, lavagem de dinheiro, falhas ou falta de gestão, espionagem, falta de conformidade legal e regulamentar, violação de leis trabalhistas, contratuais ou tributárias. Podem comprometer as operações e impactar nos resultados da empresa.

Para otimizar a gestão de riscos, é importante ter um planejamento estruturado, com responsabilidades definidas e definição de respostas aos possíveis incidentes. Por ser um processo contínuo, ele deve ser revisado regularmente para se adequar às atualizações do mercado.

Saiba como otimizar a gestão de riscos na sua empresa:
1. Estabeleça um comitê de riscos que englobe representantes de todos os setores da organização;
2. Realize um levantamento abrangente de todos os riscos relacionados ao negócio, identificando potenciais impactos em cada setor;
3. Defina claramente as responsabilidades e o nível de aceitação de riscos da empresa;
4. Classifique os riscos, avaliando suas probabilidades, impactos e vulnerabilidades;
5. Invista em palestras, cursos e treinamentos para capacitar os colaboradores sobre o tema.
O gerenciamento de riscos permite que as empresas estejam preparadas para lidar com as incertezas que envolvem todos os negócios. A implementação desse recurso garante a continuidade da organização, potencializa as oportunidades e melhora o desempenho da companhia.

MBA em Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios

O IDESP - Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista, escola de negócios referência em gestão de risco, cibersegurança, privacidade e continuidade de negócios, oferece em setembro o MBA em Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios, sendo o primeiro que combina as duas disciplinas.

O curso apresenta na prática as melhores técnicas e normas do mercado, além de fornecer uma visão estratégica, tática e operacional sobre o tema.

Para mais informações, acesse: https://idesp.com.br/pos_graduacao/gestao-de-riscos-e-continuidade-de-negocios/

Sobre a Daryus Consultoria

O Grupo Daryus possui mais de 17 anos de atuação no mercado nacional e é referência em consultoria e educação no tema. A Daryus Consultoria atua em Continuidade de Negócios, Gestão de Riscos, Segurança e Privacidade da Informação e Cibersegurança, para empresas nacionais e multinacionais líderes em diversos segmentos. Para mais informações, acesse: https://www.daryus.com.br/consultoria

Sobre o IDESP

O IDESP – Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista, com mais de 17 anos de atuação, trata-se da unidade de negócios de educação, colaboração e conhecimento do Grupo Daryus, que surgiu inicialmente como Daryus Educação. Oferece cursos abertos, EAD, In Company e pós-graduações em parceria com faculdades.

O Instituto já capacitou mais de 30 mil alunos e é pioneiro no Brasil na criação de cursos de pós-graduação e MBA nos temas de Gestão da Segurança da Informação, Forense Digital e Investigação, Cibersegurança, Inteligência de Ameaças Cibernéticas, Gestão de Continuidade de Negócios e Gestão de Riscos e Conformidade. Todas as pós-graduações e MBA são reconhecidos pelo MEC com nota 4. O IDESP possui mais de 70 cursos e parcerias internacionais com institutos renomados e reconhecidos como o EXIN, a IAPP, o DRII, a PECB, Axelos e a PeopleCert.

O Grupo também fomenta e apoia as comunidades de Tecnologia, Inovação, Cibersegurança e Riscos por meio de eventos presenciais e online ao vivo, com o objetivo de compartilhar, colaborar, ouvir e engajar por meio de experiências diferenciadas e marcantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar