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Recapturando a emoção: por que os consumidores querem Marketing Experiencial?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thainã Neves
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Como parte do resultado de mais de dois anos de confinamento, neste ano de 2023, centenas de milhares de consumidores se reuniram em todos os tipos de eventos e experiências, de modo que as empresas estão vendo um aumento no consumo de momentos presenciais, bem como um aumento nas vendas de diferentes produtos.

Yusuf Laroussi, Vice-presidente, e Vanessa Balboa, Diretora de Marketing Experiencial da another, a agência com a maior proposta de serviços de comunicação estratégica da América Latina, compartilharam que, até agora, neste ano, analisaram que marcas estão se reunindo em todos os tipos de eventos em diferentes setores.

"Em um mundo hiper-saturado de informações, os consumidores anseiam por experiências que não apenas os inspirem, mas que também proporcionem um 'valor social' tangível. Não se trata mais de observar, as pessoas agora querem participar ativamente e se tornar parte da história que as marcas contam. Nesse contexto, as empresas devem adotar estrategicamente o marketing experimental para criar uma conexão autêntica com seu público em uma variedade de cenários", disse Yusuf.

De acordo com Balboa, o marketing experimental busca criar conexões e emoções com os consumidores. "Quando realizamos campanhas baseadas em experiências em nossa agência, mais de uma vez fizemos dos sentimentos a primeira relação com os produtos de nossos clientes, o que tem um impacto muito importante porque nos conectamos com experiências genuínas e criamos vínculos reais", disse o Diretor de Marketing Experiencial da Another.

Os especialistas da agência apontam que eventos ao vivo, concertos, lançamentos de produtos, seminários e até mesmo a presença da marca em shopping centers como os métodos que chamaram a atenção de diferentes clientes nas ações que a another realizou na América Latina e no Brasil.

De acordo com um relatório da EventTrack, 40% dos consumidores indicaram que sentiram mais lealdade à marca depois de participar de uma experiência ou interação com a marca, e 91% estavam mais propensos a comprar o produto ou serviço.

Por outro lado, o relatório de marketing experiencial da Event Marketer constatou que 72% dos clientes veem positivamente as marcas que oferecem oportunidades e experiências de conteúdo de qualidade, enquanto 74% disseram que a participação em experiências de marketing de eventos de marca os tornou mais propensos a comprar os produtos promovidos.

Vanessa e Yusuf compartilham algumas dicas que desenvolveram com suas equipes e que se tornaram um sucesso para diferentes marcas, e que muitos profissionais de marketing poderiam aplicar com a ajuda de uma agência para levar seus eventos ao próximo nível.

Pop up

As pop ups são um dos pilares do marketing experimental. Embora exijam um planejamento detalhado, elas parecem espontâneas e empolgantes para os clientes. A disponibilidade limitada os torna irresistíveis e incentiva a urgência.

Tesouros exclusivos: experiências que o dinheiro não pode comprar

Criar momentos únicos, como contratar uma celebridade ou um influenciador com milhares de seguidores, trazer um líder do setor, criar espaços que não podem ser repetidos e experiências criadas por especialistas em comunicação estratégica podem fazer a diferença entre o comum e um momento tão íntimo que pode ficar na mente dos consumidores, como a introdução de um produto ou serviço novo e inovador que reflita as necessidades da sociedade atual.

Experiências com produtos

Esses tipos de experiências colocam os consumidores em contato com os produtos, ou seja, tentam envolvê-los de forma orgânica por meio de testes, gerando uma experiência ao vivo e com estilo. Esse tipo de envolvimento é obtido por meio de momentos únicos, como uma aula de culinária com chefs especializados, em que as emoções e as funções desempenham um papel fundamental com os produtos, ou uma viagem off-road nas montanhas, em que subir em uma mountain bike é a consequência de viver um momento por meio das paisagens e trilhas que envolvem a jornada final da marca.

Ações na loja

Semelhante às pop-ups, as ações na loja oferecem experiências imersivas em que os clientes podem interagir com os produtos. De jogos a oportunidades para tirar fotos, essas instalações criam memórias duradouras.

Por fim, os especialistas compartilham que o marketing experimental oferece a oportunidade de se conectar de forma autêntica e duradoura com os consumidores. Aproveitar a empolgação dos eventos e criar experiências memoráveis que reflitam o estilo e os objetivos da marca enriquece e fortalece o relacionamento com o público.

Sobre a another

Fundada em 2004 por Jaspar Eyears e Rodrigo Peñafiel, a another é uma agência independente que tem como objetivo revolucionar a comunicação estratégica por meio de campanhas poderosas e eficazes para posicionar várias marcas perante seus públicos. A another conta com serviços integrados de relações públicas, comunicação digital, influencer marketing, mídias sociais, branding, inbound marketing e marketing de conteúdo, criação e design, pesquisa e inteligência de mercado e experiências de marca. A agência atua em unidades de negócio especializadas, classificadas em: moda, beleza, estilo de vida, consumo massivo, tecnologia, luxo, cultura, entretenimento, saúde e bem-estar, turismo e corporativo. A another faz parte da Constellation Global Network e PRORP, e foi reconhecida com vários prêmios, como o SABRE Awards e o Latin American Excellence Awards. Possui escritórios no México (Casa another na Cidade do México), Argentina (Buenos Aires), Brasil (São Paulo), Chile (Santiago), Colômbia (Bogotá), Estados Unidos (Flórida), Panamá (Cidade do Panamá) e Peru (Lima), com atuação na Bolívia, Canadá, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Porto Rico, República Dominicana, Paraguai, Uruguai e Europa.


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