Redes sociais: gestão da reputação é fundamental

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fenacor - texto da estagiária Maria Clara Montanha

No mundo atual, todos os aspectos da nossa vida estão profundamente interligados com o ambiente digital, transformando quase tudo em dados mensuráveis. Nesse contexto, a aula 3 do Módulo 1 do treinamento de porta-vozes e imprensa, realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) abordou a importância da gestão da reputação nas redes sociais, o papel dos Key Performance Indicators (KPI’s) e a utilização de ferramentas digitais para guiar estratégias de comunicação eficazes.

A palestra iniciou com uma reflexão sobre como o presente é marcado pela presença digital em todos os aspectos de nossa vida. A quantidade de dados gerados diariamente é imensa e se torna fundamental na orientação de decisões estratégicas. A partir dessa premissa, Daniela Pereira, diretora de estratégia digital da FSB e Dominique Thomaz, estrategista digital da FSB destacaram como é crucial entender a utilidade dos dados para guiar ações no ambiente digital.

Elas enfatizaram a necessidade de realizar análises profundas dos dados disponíveis, incluindo o conhecimento do público-alvo, otimização de conteúdo, monitoramento de tendências, gerenciamento de reputação e, principalmente, tomada de decisão embasada em fatos.

Durante a aula, uma citação de William Edwards Deming, "Sem dados você é apenas uma pessoa com uma opinião", ressaltou a importância da base de dados sólida para embasar decisões.

Outro tópico abordado foi a necessidade de um planejamento estratégico bem estruturado. Isso envolve o estabelecimento de métricas cruciais, KPI’s relevantes e metas claras. Esse processo inclui a definição do objetivo, conceito criativo, métricas, KPI’s, diagnóstico da marca, público-alvo, persona desejada, estratégia e plano tático.

Os KPI’s (Key Performance Indicators) foram apresentados como indicadores-chave de desempenho que fornecem insights sobre o sucesso da marca. Os participantes foram orientados a traçar objetivos claros, escolher os KPI’s mais relevantes, monitorá-los regularmente e ajustar as estratégias de acordo.

Foi ressaltada também a importância de definir metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Essas metas podem ser baseadas em resultados históricos ou por meio de benchmarking, onde a análise de concorrentes fornece insights valiosos.

Para uma melhor orientação e didática, Daniela e Dominique indicaram várias ferramentas de análise, incluindo Meta, Reportei, Power BI, Looker e DashGoo. Quanto à estruturação de relatórios, os seguintes passos foram recomendados: definir objetivos claros, selecionar métricas relevantes, coletar e analisar dados, comparar com períodos anteriores, visualizar os dados de forma compreensível, propor recomendações de ação com base nos dados e apresentar feedbacks construtivos.

A palestra encerrou com a abordagem de boas práticas, incluindo a compreensão do engajamento, algoritmos e a identificação de métricas de vaidade, que podem não contribuir efetivamente para os objetivos da marca.

Para aprofundamento e inspiração, as palestrantes recomendaram nomes confiáveis sobre o assunto como Bia Granja e Rafael Kiso; "Think With Google" para leitura e os documentários "Privacidade Hackeada" e "O Dilema das Redes" entre diversas outras fontes.

A aula proporcionou aos participantes insights valiosos sobre a importância dos dados, métricas, KPI’s e ferramentas digitais na construção de estratégias de comunicação eficazes e na gestão da reputação nas redes sociais.