Brasil,

Saúde: STF analisa lei que prevê bebês como dependentes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jota
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra lei do Mato Grosso do Sul que obriga operadoras de planos de saúde a considerarem como dependentes neonatos submetidos a tratamento terapêutico após o período de 30 dias do nascimento.

A norma questionada é a Lei estadual 5.980/2022. Ela também estabelece que a empresa que tomar conhecimento do nascimento do filho de um beneficiário deve comunicar ao titular do contrato sobre a necessidade de inscrição do recém-nascido, para que seja isento do cumprimento dos períodos de carência. A operadora ainda deverá oferecer a possibilidade de inscrição como dependente.

Os planos de saúde que descumprirem as determinações estão sujeitos às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A CNseg disse que a lei viola a competência privativa da União para legislar sobre Direito Civil e seguros. Segundo ela, ainda que se pudesse admitir que a norma estaria no escopo de atuação dos estados, porque trata de relação de consumo e defesa da saúde, isso deveria ser feito de modo suplementar às normas federais.

A entidade acrescentou que a lei afronta os princípios da isonomia e da livre iniciativa. “Ora, a criação de normas que afetam diretamente contratos de seguros apenas em um determinado Estado configura um odioso cenário de insegura jurídica”, escreveu.

Segundo ela, não é razoável que apenas no Mato Grosso do Sul existam regras adicionais e distintas desse tipo, impondo uma série de obrigações sem previsão em norma federal. Isso porque não há diferença entre os contratos de planos de saúde firmados no Mato Grosso do Sul que justifique a disparidade.

A confederação requer liminarmente a suspensão dos efeitos da norma e, na hipótese de o pedido não ser acolhido, solicita a adoção do rito abreviado do art. 12 da Lei 9.868/1999. No mérito, pede a declaração de inconstitucionalidade da lei, com eficácia erga omnes (para todos) e efeitos ex tunc (retroativos).

A matéria é objeto da ADI 7.428, distribuída ao ministro André Mendonça.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar