Bard x ChatGPT: quem leva a melhor e onde?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wendy Candido

Na última semana, o Google anunciou a disponibilidade no Brasil do Bard, concorrente direto do ChatGPT, ferramenta que em apenas dois meses de existência, atraiu mais de 100 milhões de usuários. Apesar de ambos serem chats de inteligência artificial, a famosa IA, ambos também são muito diferentes em usabilidade e funcionalidade.

Essa otimização na gestão de despesas é apenas um exemplo de como apps de IA generativa, como o Bard, podem ser extremamente eficazes para empresas, especialmente aquelas do setor de tecnologia. A utilização de chatbots para tarefas rotineiras, como escrever e-mails ou relatórios, tem se mostrado altamente vantajosa, acelerando a produtividade dos times em 40% e aumentando a qualidade em 18%, como demonstrado por um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) publicado pela revista Science.

O uso da IA na gestão de despesas corporativas, por exemplo, pode trazer inúmeros benefícios e economia de custos, explica Guilherme Chiara, head de produtos da Portão 3, fintech líder em gestão de pagamentos para empresas LATAM. "Utilizar softwares para automatizar tarefas repetitivas, como a emissão de notas fiscais e a conciliação bancária, pode economizar tempo e reduzir erros. Além disso, possibilita acompanhar e monitorar os gastos regularmente para garantir que está dentro do orçamento estabelecido, podendo fazer ajustes se necessário for. Outro ponto que os softwares de controle de gastos podem trazer, é a manutenção dos registros precisos de todas as transações financeiras da empresa, incluindo receitas e despesas. Isso pode ajudar as empresas na hora de identificar áreas onde pode economizar dinheiro, bem como na tomada de decisões assertivas sobre os investimentos", diz.

Para muitos, o Bard é visto como uma alternativa para buscas na internet, uma vez que tem acesso à rede em tempo real, enquanto o ChatGPT é um assistente pessoal poderoso e criativo, com respostas contextualizadas e um melhor gerador de código. Com tantas novas alternativas, é fato que o crescimento da IA traz diversas vantagens para os negócios da mesma maneira que aconteceu com a internet há alguns anos. E essas novas ferramentas chegam como um grande diferencial, especialmente quando aplicadas no setor financeiro.

Guilherme Chiara

Head de produtos da Portão 3, o entusiasta em tecnologia tem mais de 10 anos de experiência como head de Produtos e foi colaborador na Zup Innovation por mais de quatro anos.

Portão 3

É uma fintech que une gestão de pagamentos para grandes empresas e indústria e promove através da tecnologia liberdade para o colaborador que faz atividades externas, sejam elas visitas a clientes, deslocamento entre filiais, franquias e escritórios ou qualquer outro tipo de logística. Com foco em pagamentos, oferecem a gestão de todas as viagens corporativas e também a gestão de despesas como alimentação, combustível, pedágio e muito mais. A missão da Portão é que as empresas e suas áreas financeiras possam ter mais controle financeiro e funcionários mais felizes e engajados. Nos últimos dois anos, a Portão 3 alcançou mais de 300 milhões em volume transacional, impactou mais de 600 empresas em toda a América Latina (entre elas SulAmérica, Bitso, 123 milhas, CredPago, entre outros), se tornou uma empresa acelerada pela Y Combinator em 2021 e Endeavor Scale Up em 2022.