Transformação Digital ainda é desafio nas empresas: conheça tendências que podem facilitar os negócios
Imagem: Unsplash
Cultura de transformação digital nas empresas ainda tem um longo caminho a percorrer
O processo de digitalização - ou transformação digital - já bate na porta das empresas há algum tempo, e agora, mais do que nunca, tornou-se um passo indispensável para empreendimentos dos mais diferentes segmentos.
Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), sete em cada dez empresas brasileiras já utilizam ferramentas digitais em seu processo produtivo. Já a pesquisa Transformação Digital para MPMEs, da Microsoft, mostra que 72% das micro, pequenas e médias empresas afirmam que pretendem investir em tecnologia nos próximos meses, mas apenas 28% têm isso como prática recorrente.
A utilização de ferramentas, mesmo que não façam parte de uma estratégia específica, já é, obviamente, um passo importante. No entanto, a aplicação da transformação digital pode trazer vantagens competitivas para as marcas, que vão desde a análise de dados até a identificação precoce de problemas. Mas diante desse cenário, por que essa mudança ainda é um desafio?
Fellipe Guimarães, CEO da Codeby, a Keyrus Company, pontua alguns dos motivos para essa questão. “Algumas empresas não sabem muito bem por onde começar o processo de digitalização, elencando uma ou mais prioridades. Apesar do rápido avanço da tecnologia, há também um legado mais tradicional sobre como lidar com os processos, o que cria essa espécie de “trava” nas companhias. A dificuldade de entendimento sobre como mensurar os resultados dos processos digitais também é outro obstáculo”.
As transformações digitais demandam adaptações por parte das empresas, pois requerem a modernização de processos, estratégias e soluções. “O processo de digitalização, na prática, tende a alterar a forma de operação das empresas, e esse também é um ponto desafiador”, ressalta Fellipe. “No entanto, não há o que temer. A transformação pode ser feita aos poucos, passo a passo, conforme a necessidade de cada empresa, conforme o tipo de serviço ou produto que oferece”, explica o especialista.
O principal objetivo da digitalização é alinhar a empresa às demandas e expectativas do novo consumidor. Para isso, é necessário acompanhar as tendências tecnológicas e entender como elas podem auxiliar as empresas de forma personalizada. Para se ter uma ideia, de acordo com relatório da Insider Intelligence, 99,6% da geração Z serão usuários regulares da internet até 2026. Ou seja, para alcançar esse contingente de potenciais clientes, é preciso estar na mesma página.
Reunimos algumas tendências do mercado que vêm para facilitar os processos e tornar a experiência digital mais assertiva para a empresa - e consequentemente, para os consumidores. Confira!
Low Code e No Code
O Low-Code é uma abordagem de desenvolvimento de software que permite a criação de aplicativos e sistemas com pouca codificação ou linguagem de programação específica. Dessa forma, não é necessário ter conhecimentos técnicos avançados para desenvolver projetos. O No-Code funciona de forma parecida, só que sem a necessidade de conhecimento técnico prévio. Isso porque utiliza interfaces pré definidas. Ou seja: trazem agilidade na criação de projetos digitais, autonomia, redução de custo e requerem poucos recursos. Ambos já são utilizados por grandes empresas em todo o mundo.
Plataformas de dados
Uma plataforma de dados sólida é um componente essencial para permitir uma cultura orientada por dados em uma empresa. Caso os dados estejam espalhados por diversas fontes, é praticamente impossível aproveitá-los para tirar conclusões valiosas e analisar cenários para tomadas de decisões. As plataformas de dados modernas são flexíveis e escaláveis, permitindo que as empresas absorvam, armazenem, processem e analisem dados de maneira econômica e otimizada.
Inteligência Artificial
Um dos temas mais falados do momento, a inteligência artificial traz muitas possibilidades. A IA é uma tecnologia que permite que computadores aprendam e tomem decisões com base em dados, favorecendo que as empresas tomem decisões rápidas sobre as oportunidades de maior prioridade, melhorando a eficiência e automatizando processos ao longo do caminho.
Automação inteligente
A automação inteligente é um dos carros-chefe da transformação digital, por conta do potencial de otimização de processos que traz para as companhias. Automatizar tarefas e processos permite, por exemplo, que os colaboradores possam se concentrar em tarefas específicas e no trabalho de maior valor. Com as novas tecnologias de automação, as tarefas manuais podem ser automatizadas mais rapidamente do que nunca, aumentando a produtividade, melhorando a precisão e reduzindo consideravelmente o tempo e o custo.
Keyrus
A Keyrus é uma consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, dedicada a ajudar as empresas a melhorar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novos direcionadores de crescimento e competitividade. Colocamos a inovação no centro de nossas estratégias, apresentando propostas de valor baseadas numa combinação de cinco áreas principais e convergentes de especialização: Automação e inteligência artificial, Experiência digital centrada no ser humano, Capacitação de dados e análise, Cloud e segurança, Transformação empresarial e inovação. Presente em mais de 22 países em quatro continentes, o Grupo Keyrus conta com 3.000 colaboradores.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário