Brasil,

Empresas brasileiras investem na transição energética

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Diretor de Novos Negócios da Tecnogera avalia como positivas as mudanças no consumo de energia empreendidas pelo setor empresarial brasileiro e destaca vantagens em investir em fontes de energia renováveis

A matriz energética mundial é composta majoritariamente de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural). A combustão desses materiais gera emissão de diversos gases poluentes na atmosfera, entre eles o dióxido de carbono, considerado o principal agente de intensificação do efeito estufa e do consequente aumento do aquecimento global.

Um relatório da World Meteorological Organization (Organização Meteorológica Mundial) estima que, entre 2023 e 2027, o planeta atingirá níveis recordes de temperatura, ultrapassando o limite de 1,5°C de aquecimento global. O aumento da temperatura global pode trazer consequências gravíssimas, como alterações climáticas, extinção de espécies e prejuízos à vida humana.

Esse cenário evidencia a urgência em reduzir drasticamente a emissão de gases de efeito estufa, partindo da mudança da matriz energética dominante para uma matriz renovável, isto é, que utiliza recursos naturais, focada na baixa ou nula emissão de carbono. Para que ocorra essa mudança, no entanto, são necessários esforços conjuntos de governos e instituições.

Jorge Moreno, Diretor de Novos Negócios da Tecnogera, empresa especializada em soluções completas em energia temporária e locação de equipamentos, afirma que a transição para uma economia de baixo carbono já é uma realidade em muitas corporações, que estão minimizando o uso de combustíveis fósseis e buscando investir em energias renováveis.

Moreno avalia que uma das formas de descarbonizar os processos industriais é por meio da eletrificação. “Por ser uma solução acessível a grande parte das empresas, o uso de energia elétrica proveniente de fontes renováveis apresenta-se como uma boa opção, que reduz a pegada de carbono e as despesas, e colabora para que as metas corporativas de sustentabilidade sejam alcançadas.”

A experiência da Tecnogera

O Diretor da Tecnogera conta que, considerando a necessidade de adequação ao processo de transição energética, a companhia optou por entrar no mercado de plataformas elevatórias – equipamentos utilizados para elevação de pessoas, em diversas frentes de trabalho – com uma frota 100% elétrica, movida à base de baterias de lítio.

“O resultado que obtivemos foi satisfatório e até surpreendente. A capacidade operacional do equipamento elétrico é a mesma em comparação com a de outros modelos, e fazemos o reaproveitamento das baterias de lítio após sua vida útil aplicando-a no armazenamento de energia e em segurança energética”, explica.

“Além disso, vimos todos os nossos colaboradores abraçando a causa, comprometidos com o processo de transição energética, orgulhosos de fazerem parte de um projeto maior, que é o de contribuir para o meio ambiente com práticas mais sustentáveis”, comemora Moreno.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar