Brasil,

Reforma tributária pode ter impacto para os Corretores de Seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Géssica Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A reforma tributária, proposta pelo Governo Federal com o objetivo de simplificar a arrecadação de tributos e impostos do país, segue em tramitação no Congresso. Na última semana a Câmara dos Deputados concluiu a votação, e agora, o texto da PEC 45/2019, segue para o Senado. Em caso de aprovação, o novo sistema irá modificar diversos aspectos no dia a dia dos brasileiros no que se refere às demandas de compras de produtos e serviços. Mas, como a reforma tributária irá impactar o mercado de seguros?

Em entrevista ao Cqcs, a advogada e sócia da Mattos Filho Advogados, Ariane Costa Guimaraes, ressaltou que o texto estabelece regime específico, tratamento diferenciado aplicável para serviços financeiros – seguro e resseguros foram equiparados a serviços financeiros e ainda não há clareza sobre a quantificação dos reflexos fiscais, sendo necessário aguardar lei complementar.

Mas, segundo Guimaraes, os corretores que estão no regime do Simples permanecerão no regime, mas aqueles que estão fora poderão sofrer impactos decorrentes da reforma. “A cobrança do IBS aumentará a complexidade do arcabouço tributário do setor – contribuintes do PIS/COFINS cumulativo, sem tomada de crédito”.

Além disso, caso não haja um regime diferenciado para a atividade de seguro, a empresa estará sujeita a uma alíquota de 25% e o preço do seguro sofreria aumento expressivo: “parte significativa dos pagamentos não gerariam créditos e haveria majoração de carga nominal se aplicada a alíquota de 25% da IBS (aumento de 7% a 17% a depender da hipótese),” complementou.

A especialista destaca ainda que cerca de 65% dos prêmios de seguros (sem o seguro saúde) são oriundos de pessoas físicas que não tomam crédito.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar