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Crescimento empresarial: 10 dicas para melhorar a gestão de pessoas e processos de seu negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  *Beatriz Destefani / Enviado por Maria Carolina Rossi
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Beatriz Destefani Beatriz Destefani

*Beatriz Destefani

Manter um negócio funcionando no cenário atual vivido pelo país é um desafio grande, mas quando tudo é executado de acordo com o esperado, as coisas tendem a dar certo.

Uma empresa tem seus resultados otimizados, e começa a perceber uma evolução gradual quando passa a melhorar a gestão de pessoas e os processos do negócio.

Essas duas questões são essenciais para o sucesso, e dentro delas existem outros tópicos que precisam ser pensados com cuidado e atenção não só pelo dono da empresa, mas por todo o corpo administrativo e direção.

Por isso, foram separadas dez dicas pensadas para melhorar a gestão de pessoas e os processos de seu negócio.

Lembrando que todos os processos e cuidados aqui citados precisam ser intensificados com uma liderança comprometida com o serviço da empresa, e com qualificação para o cargo.

De nada adianta saber quais são as ações necessárias para melhorar a gestão de pessoas, e não se comprometer com o crescimento empresarial. Por isso, fique atento.

1 - Organize os trabalhos

A organização é um dos pontos-chave para o sucesso empresarial que você busca. Independente do segmento ou tamanho de seu negócio, ter todos os trabalhos e deveres esquematizados é muito importante.

Invista em plataformas e apps que te ajudem nessa organização, e em profissionais como secretárias remotas que estarão dispostas a dedicar atenção a esquematização e organização de seus trabalhos.

Nada pior do que se comprometer com clientes e parceiros, e não conseguir entregar os produtos e serviços nas datas e horários combinados.

2 - Escute sua equipe

Ter um maior contato com sua equipe é fundamental para que todos os serviços sejam feitos da forma esperada, e assim melhorar a gestão de pessoas.

Por isso, escute seus funcionários. Desde reclamações, pedidos e elogios. Tudo deve ser escutado e percebido com atenção.

Assim você será capaz de identificar gargalos e outros problemas, sabendo qual a melhor forma de melhorar os processos.

3 - Seja inspiração

Um bom CEO e empreendedor sabe inspirar sua equipe.

Ser a figura de exemplo é muito importante para melhorar a gestão de pessoas, e para que seu time de trabalhadores sinta vontade de realizar os serviços, além de fazer com que eles entendam os objetivos da empresa.

Por isso, esteja presente, e cumpra suas funções da mesma forma que deseja que seus funcionários cumpram.

4 - Promova cursos e palestras

Qualificar sua equipe com estudos é uma tática muito interessante para que resultados sejam vistos.

Especialistas não cansam de afirmar que o investimento em educação é um dos que mais recebem retorno. Sendo assim, promova cursos e palestras voltadas para o segmento de atuação de sua empresa.

5 - Desenvolva os talentos da sua equipe

Não só através de cursos e palestras que é capaz de valorizar e desenvolver o trabalho de seus funcionários.

É possível desenvolver os talentos observados por meio de incentivos e trabalhos que vão desafiar a equipe, mas que trarão ensinamentos importantes para o caminho profissional.

Qualificar o serviço de seu time automaticamente trará resultados positivos para a empresa.

6 - Valorize o trabalho de todos

Saiba valorizar o trabalho e o esforço de todos os colaboradores de sua equipe. Sempre lembre que sem eles, nenhum resultado seria possível.

Invista em benefícios, programas de bônus, projetos de bolsas em cursos, entre outras ações que mostram a importância dada ao time. Um simples agradecimento pode parecer simples, mas na realidade causa muita diferença no dia a dia da empresa.

7 - Entenda as necessidades do cliente

É fundamental reforçar aqui, apesar de parecer lógico, que uma atenção considerável precisa ser destinada aos clientes.

E para se destacar no mercado não adianta só atender os pedidos. A diferença entre empresas é dada também por um atendimento mais personalizado, que deixa explícita a importância do cliente para a dinâmica do empreendimento.

8 - Possibilite a autonomia dos colaboradores

A atenção e a assistência dadas ao colaborador devem existir, mas todo exagero é perigoso.

Não seja um empreendedor centralizador, e dê autonomia a sua equipe para que exista uma soma de experiências e ideias.

9 - Analise os processos do mercado

Entender seu público, a economia e o mercado são saberes essenciais para o sucesso dos processos de sua empresa.

Por isso, esteja sempre atento às novas tendências do seu segmento, e não fique para trás em relação a ocorrência. A atenção é tudo!

10 - Se possível, invista no home office!

O cenário dos últimos dois anos mostrou que o trabalho no formato home office apresenta diversos benefícios. Entre eles, a garantia de qualidade de trabalho, somado a economia.

Um dos grandes destaques é a função de secretária remota, que tem se tornado uma tendência em escritórios, clínicas, entre outros empreendimentos e instalações.

Além disso, o home office garante ao seu colaborador em CLT uma proteção necessária: a do isolamento social em momento de pandemia, entre outras facilidades, como um menor gasto com valores como vale transporte e uma maior produtividade, como aponta alguns especialistas na área.

*Beatriz Destefani é sócia-fundadora da Comunica PR, tem grande experiência como gestora de redes sociais, assessoria de imprensa e marketing de influência. É especialista em comunicação corporativa e marketing.


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