Brasil,

Peic: 78,3% das famílias brasileiras estão endividadas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Em abril de 2022, a taxa era de 77,7%; Tallisson Souza, advogado especialista em direito bancário, explica como as pessoas físicas e jurídicas devem proceder para superar a crise

Para ambos os casos [pessoas físicas e jurídicas] é possível contar com o apoio de um escritório especializado

A Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), revelou que o percentual de famílias com dívidas (em dia ou não) no Brasil chegou a 78,3% em abril de 2023. A parcela é a mesma que foi registrada em fevereiro, mas é maior que os 77,7% de abril do ano passado.

De acordo com a expectativa da CNC, a taxa de 78,3% deve escalar para 78,4% em julho. Além disso, o total de inadimplentes em abril chegou a 29,1% das famílias brasileiras, resultado inferior aos 29,4% observados em março, mas superior a 28,6%, percentual que foi registrado no mesmo período do ano passado.

A Peic também demonstrou que o número de pessoas que não esperam conseguir quitar os seus débitos chegou a 11,6%. Em março, o percentual era de 11,5%, enquanto a taxa estava na casa de 10,9% em abril de 2022.

Paralelamente, dados do “Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil”, da Serasa Experian, apontam que há cerca de 70,71 milhões de pessoas inadimplentes no país, conforme informações de março deste ano.

Na avaliação de Tallisson Souza, advogado especialista em direito bancário, o atual panorama de endividamento da sociedade brasileira é decorrente do desemprego.

“Além da falta de oportunidades no mercado de trabalho, diversos elementos contribuem para o endividamento, como a falta de educação financeira, consumo excessivo, falta de reserva de emergência e a contratação de empréstimos impulsivos”, afirma.

Souza ressalta que o endividamento das famílias é um problema sério no Brasil. “Atualmente, boa parte dos lares conta com, pelo menos, uma dívida. Por causa disso, muita gente vive com ansiedade e estresse”.

Além de sofrer bastante com a situação, prossegue, o endividamento distancia, cada vez mais, as pessoas de suas metas financeiras. Afinal, ter o nome negativado torna mais difícil alcançar sonhos de consumo.

Nesse contexto, o advogado especialista em direito bancário destaca que é preciso ficar atento às principais opções de negociação de dívidas para pessoas físicas e jurídicas.

“Para os cidadãos, vale reivindicar os seus direitos por meio da Lei do Superendividamento, além de evitar contrair novas dívidas e prestar a máxima atenção ao controle de gastos”, recomenda.

“Já para as empresas, por sua vez, é necessário se atentar para a ação revisional e, assim como para os brasileiros em geral, também prestar atenção para não fazer novas dívidas e controlar os gastos de forma assertiva”, complementa. “Lembrando que, para ambos os casos [pessoas físicas e jurídicas] é possível contar com o apoio de um escritório especializado”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar