5 métricas de marketing essenciais para o seu negócio decolar

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Luiza Oliveira

É inquestionável o grande impacto e revolução que a internet e as redes sociais trouxeram para a vida das pessoas e das empresas, neste dia é importante refletir sobre a importância dessas métricas como ferramentas estratégicas para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa.

No cenário atual, em que a presença online é um imperativo para empresas de todos os setores, entender e utilizar as métricas de marketing digital tornou-se crucial para o sucesso dos negócios. No universo digital, onde os consumidores estão constantemente conectados e a concorrência é acirrada, as métricas de marketing digital desempenham um papel fundamental. Elas fornecem insights valiosos sobre o desempenho das estratégias de marketing, ajudando as empresas a tomarem decisões mais informadas e a aprimorarem suas campanhas. Vale ressaltar que existe um momento oportuno para utilização de cada métrica, seja ela relacionada à qualidade de anúncio, à experiência no site ou tratamento de clientes (CRM).

Algumas das métricas essenciais do marketing digital são:

1. CTR (Click-Through Rate): O CTR está relacionado à qualidade dos anúncios de marketing, os quais impactam o interesse pelo engajamento com sua marca. Ele mede a taxa de cliques em um anúncio ou link em relação ao número de impressões. Essa métrica permite avaliar a eficácia de anúncios e campanhas publicitárias, identificando quais são mais atrativas para o público-alvo e quais precisam ser ajustadas.

2. Taxa de Conversão: A taxa de conversão considera a experiência em sites e em aplicativos, medindo a proporção de visitantes do seu site ou landing page que realizam uma ação desejada, como efetuar uma compra, preencher um formulário ou se inscrever em uma newsletter. Acompanhar a taxa de conversão é crucial para avaliar a eficácia das suas estratégias de marketing e identificar possíveis pontos de melhoria.

3. LTV (Lifetime Value): O LTV permite a compreensão sobre a retenção do cliente, representa o valor médio que ele traz para o seu negócio durante o tempo em que ele consome o seu produto/serviço. É calculado levando em consideração o valor das compras repetidas, a frequência das compras e a duração média do relacionamento com o cliente. Aumentar o LTV é um indicador de que sua estratégia de fidelização de clientes está funcionando e que seus clientes estão gerando receita recorrente.

4. Taxa de Churn: Assim como o LTV, a Taxa de Churn, ou taxa de cancelamento, está relacionada a retenção do cliente, medindo a proporção de clientes que deixam de utilizar seus produtos ou serviços em um determinado período de tempo. É importante entender por que os clientes estão cancelando e buscar maneiras de reduzir essa taxa. Manter um baixo churn é fundamental para garantir um crescimento sustentável do negócio.

5. ROI (Return on Investment): Métrica-chave para avaliação de efetividade de campanhas de marketing para vendas, o ROI calcula o retorno sobre o investimento realizado em uma determinada campanha ou estratégia de marketing. É fundamental para avaliar a eficácia dos seus esforços de marketing e identificar quais estratégias estão gerando os melhores resultados. Acompanhar o ROI permite direcionar seus recursos de forma mais eficiente, investindo em estratégias que oferecem um retorno significativo.

Além disso, as métricas de engajamento também merecem destaque. Com elas, é possível mensurar a interação do público com o conteúdo, como curtidas, compartilhamentos, comentários e tempo de permanência em um site. Essas métricas refletem o nível de interesse e envolvimento dos consumidores, fornecendo insights valiosos sobre a eficácia das estratégias adotadas.

No entanto, a Kipiai, agência de marketing de performance, ressalta que “não basta apenas coletar dados, é necessário interpretá-los corretamente e transformá-los em ações efetivas. Por isso, contar com profissionais capacitados em análise de dados e marketing digital se torna imprescindível para obter o máximo de aproveitamento dessas métricas.”, esclarece Bruno Cunha, Co-fundador e Head de Operação da empresa.

Cunha ainda salienta que é fundamental que as empresas se conscientizem da importância de adotar uma abordagem baseada em dados. “A utilização eficaz das métricas de marketing digital não apenas ajuda a mensurar resultados, mas também a identificar oportunidades, ajustar estratégias e otimizar o desempenho geral de um negócio”, diz.

Em um cenário em constante evolução, em que a concorrência se intensifica e as expectativas dos consumidores estão em constante mudança, dominar as métricas de marketing digital é essencial para alcançar o sucesso. Portanto, é importante lembrar que investir em análise de dados e compreender o impacto das estratégias adotadas é o caminho para prosperar na era digital.

Dados do mercado digital

Conforme estudo intitulado “Marketing Digital na América Latina”, desenvolvido pela NTT DATA e a MIT Technology Review, 70% das empresas na América Latina aumentaram os investimentos em marketing digital em 2021 e pretendem manter a trajetória ascendente nos próximos anos. Os números reforçam a relevância que o meio ganhou nos últimos anos, especialmente ao longo da pandemia.

O estudo vai além e destaca que os investimentos em marketing digital correspondem a 60% do todo, percentual que deve aumentar para 85% nos próximos cinco anos, segundo os entrevistados, líderes em 60 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Bruno Cunha

Sócio-fundador e COO da Kipiai, é formado em Engenharia pela Poli – USP. É responsável pelo planejamento e execução dos processos de mídia e pela construção das diretrizes de atendimento aos clientes da agência. Antes da Kipiai, Bruno era gestor de campanhas de links patrocinados do Google da Rocket Internet SE.

Kipiai:

Com cerca de 10 anos de existência desenvolvendo técnicas efetivas para que seus clientes atinjam os melhores resultados, a Kipiai atua em marketing digital com foco em mídias pagas, como Google Ads, Meta Ads e TikTok Ads. Seu principal diferencial está na abordagem de combinar o poder dos números com um compromisso incansável de entrega de resultados - "inteligência nos move, envolvimento nos leva além". Com profissionais extremamente qualificados e inovadores, uma característica que está no DNA da empresa é a busca constante por conhecimento, fomentada pela sua cultura de educação contínua. A Kipiai possui o título Google Premier Partner, o mais alto selo de parceria do Google, conferido para players que possuem resultados extraordinários em desempenho, além de acumular diversos cases de sucesso marcas que são referência em seus segmentos, como Petz, Specialized, Marabraz, Monte Carlo, Tenda Atacado, Colcci, Brastemp e Consul.