Brasil,

Com a inflação, a lealdade das marcas cai na América Latina

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  AD Comunicação & Marketing
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Relatório analisa decisões de consumo feitas pelos clientes da região

Apesar de ser um fenômeno global, a inflação é especialmente sentida na América Latina. Tanto que os consumidores perderam 25% de seu poder de compra nos últimos dois anos. Isso é, no fim de 2022, US$ 100 compravam 30 unidades a menos do que em 2020.

De acordo com o Brand Footprint LATAM 2023, relatório produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, essa retração levou as pessoas a racionalizar as compras. Em 2022, os latino-americanos visitaram 18% mais canais do que no ano anterior, para aproveitar os melhores preços, e compraram, em média, 93,4 marcas – quase cinco a mais do que em 2021 –, com o objetivo de avaliar o custo-benefício.

Com o aumento nas escolhas de marcas surge a luta pela atenção do consumidor. Nessa batalha, as pequenas e médias empresas mostram seu potencial, abocanhando 71% da região. A Kantar ainda ressalta que o desempenho de tamanho pequeno e médio é melhor, com equilíbrio de 50% de crescimento e 50% de retração, contra 40% e 60%, respectivamente, das marcas de outros tamanhos.

Independentemente do porte, a penetração (número de pessoas que compram determinada marca) é mais do que nunca a chave para o crescimento na região – especialmente quando a fidelidade diminui. Nesse contexto, as empresas regionais se saíram ligeiramente melhor do que as globais. Enquanto o primeiro grupo aumentou seu CRP em 0,1%, o segundo retraiu em 0,2%.

É válido destacar que CRP – ou Consumer Reach Points – é uma métrica original da Kantar, que mensura a quantidade de vezes que uma marca é escolhida no ponto de venda.

Em relação às marcas mais compradas, o Top 5 permanece consistentemente forte, mas estagnado. Entre as empresas mais escolhidas na América Latina, apenas uma está crescendo. Na quarta posição, a Pepsi conseguiu aumentar seu CRP em 2%. O ranking é formado por Coca-Cola (1º colocado e - 4% no CRP), Colgate (2º lugar e -1% no CRP), Bimbo (3ª posição e -7% no CRP) e Grupo Lala (5ª colocação e -2% no CRP).

Os dados acima fazem parte do relatório Brand Footprint LATAM 2023, que analisa as decisões de compra feitas pelos clientes latino-americanos. O material abrange mais de 5 mil marcas locais e 37 mil globais. Contempla 14 mercados, que retratam os hábitos de 90% da população regional. São eles: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

Sobre a Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar