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Adoção de chatbots avança na gestão do RH

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Julio Zaguini, country manager da Botmaker Brasil - Divulgação Julio Zaguini, country manager da Botmaker Brasil - Divulgação

Funcionalidade multicanal pode organizar contatos, viabilizar filtros de vagas e currículos, disponibilizar comunicados internos e ainda auxiliar na construção da cultura corporativa

Nos últimos anos, o RH foi uma das áreas que mais evoluiu dentro das empresas, passando a ter papel estratégico na agenda corporativa. A adoção e aplicação de novas tecnologias na rotina do departamento também foi decisiva neste novo momento, com a Botmaker, empresa líder em desenvolvimento de chatbots na América Latina, implementando uma série de funcionalidades específicas para a gestão dos Recursos Humanos, mediante a demanda de clientes de diferentes segmentos como o automotivo, varejo e e-commerce.

“Tivemos a preocupação de criar rotinas de RH para nossos clientes poderem responder rápido e da forma correta a qualquer demanda, evitando experiências negativas ou as conhecidas fake news que invariavelmente se disseminam entres colaboradores - situação que podem ocorrer em empresas em todos os portes e segmentos”, afirma Julio Zaguini, country manager da Botmaker Brasil.

O portfólio da Botmaker integra soluções de comunicação interna que facilitam a divulgação das pautas corporativas e institucionais. O chatbot disponibiliza, por meio do WhatsApp, informações como: benefícios da empresa; cronogramas de produção; dias de férias disponíveis; horário de refeição e dados da folha de pagamento; entre outras iniciativas de interesse do público interno. Tudo com acesso restrito aos colaboradores, garantido por meio de uma validação de identidade, além de respostas automatizadas, inteligentes e empáticas. Assim, é possível processar e solucionar um volume de conversas que geralmente exigiria uma estrutura e tempo muito maiores, somados aos ganhos em agilidade de respostas e acompanhamento das interações 24 horas por dia e sete dias por semana. Além disso, outro diferencial é o desenvolvimento do machine learning com inteligência artificial, que permite ao chatbot aprender conforme as novas experiências e aprimorar o seu funcionamento.

“A valorização da experiência do colaborador é a peça-chave no desenvolvimento das novas tecnologias. A automatização se torna um grande diferencial de produtividade para times cada vez mais enxutos, que precisam lidar com um alto volume de demandas e, em muitos casos, questionamentos recorrentes do dia a dia”, informa o executivo. Adotar sistemas de inteligência artificial generativa pode deixar os funcionários 14% mais produtivos, segundo estudo da Universidade de Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Outra necessidade do RH atendida pelos chatbots, como por exemplo em lojas varejistas, pode envolver o processo de contratação e admissão. Os candidatos interessados em trabalhar nas unidades contam com mais esta opção para entregar os currículos. A Botmaker criou uma funcionalidade dedicada a receber os CVs dos candidatos e fazer os primeiros contatos com eles. Isso possibilitou às empresas manterem o banco de talentos abastecido, para responder às necessidades de contratação. Esse processo se estende à construção da cultura organizacional com a integração do novo colaborador, a partir do apoio na automatização de onboarding, pesquisas de clima, informações de imersão, treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D).

Para multinacionais com operação em diversos países, o chatbot viabilizou a comunicação imediata com milhares de colaboradores, em diferentes idiomas. A Botmaker trabalha a multicanalidade pela integração das ferramentas mais usadas pelas companhias para comunicação, como Microsoft Teams, Zoom, Slack e Workplace, além da inclusão de tradução simultânea entre as partes.

“O desenvolvimento das ferramentas de inteligência artificial, numa operação simples ou complexa, permite aos gestores de RH maior praticidade na aplicação para diversas tarefas e funções. Procuramos criar novas possibilidades para aperfeiçoar a atuação dos bots nos diversos departamentos das empresas, de qualquer porte”, finaliza Zaguini.

Sobre a Botmaker Brasil

A Botmaker utiliza e desenvolve Inteligência Artificial em sua plataforma de tecnologia própria para oferecer soluções conversacionais customizadas. Em seu portfólio de clientes destacam-se marcas globais de grande relevância, mas a empresa também conta com times dedicados a PMEs e demais parceiros e capacidade para atuar em todos os níveis de complexidade.

A companhia foi pioneira em oferecer a tecnologia ChatGPT, embarcada em seus produtos para que o atendimento via chatbots seja cada vez mais assertivo, satisfatório e humanizado, e ainda assegurando o controle total das informações que são enviadas aos usuários, evitando imprecisões, e oferecendo processos rigorosos para proteção de dados e cumprimento das normas legais.

Com mais de 6 anos no mercado, a Botmaker está presente no Brasil, Argentina, Colômbia, México e EUA, com clientes em mais de 40 países e parceria estabelecida com Big Techs, como Apple, Google e Meta.


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