Brasil,

Se somos o que ingerimos, o que será de uma equipe que se alimenta mal?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Pizzotti
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Brasil é o quarto país do mundo com maior número de obesos. Dados da pesquisa Vigitel, realizada em 2019, mostrou que 55,7% da população sofrem com a doença. O país fica atrás somente dos Estados Unidos, China e Índia.

Diante deste cenário preocupante, não há melhor ocasião para debater o tema em ambientes corporativos. Sabe-se que a má alimentação interfere diretamente no desempenho profissional do colaborador. Segundo estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma alimentação inadequada pode reduzir em até 20% a produtividade e a eficiência dos funcionários.

O desequilíbrio na alimentação pode provocar uma série de problemas como indisposição, fadiga, má digestão, falta de concentração, além de causar danos à saúde mental e física.

O CEO da RHMED|RHVIDA, empresa pioneira em medicina ocupacional e segurança do trabalho, Antonio Martin, conta que sofreu na pele por conta do excesso de peso.

“Eu mesmo passei por um processo de reeducação alimentar porque sentia muito cansaço e faltava disposição para tudo. Vi a vida mudar depois que procurei especialistas e comecei a fazer atividades físicas. Estou me sentindo outra pessoa”, explica Martin.

Diferentemente de Martin, o empresário Luis Leão recorreu à cirurgia bariátrica para ganhar qualidade de vida. “Como trabalho na construção civil, preciso me deslocar bastante. Tinha muita dificuldade para entrar e sair do carro, ficava ofegante quando tinha que visitar as obras ou despender qualquer esforço. Na época, cheguei a 105 quilos com 1,62 de altura”, conta.

Leão fez a cirurgia em 2016, hoje está com 75 quilos e aderiu à risca à vida saudável. “Sou disciplinado e faço exatamente tudo o que o nutricionista manda. Minha vida melhorou e o que ajudou foi o fato de não ter necessitado de cirurgias reparatórias”, observa.

Manter a educação alimentar no trabalho é importante para afastar doenças como anemia, hipertensão, diabetes, entre várias outras que podem contribuir para a elevação do índice de absenteísmo. Martin, que também é presidente da Associação de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (AGSSO), lembra ainda que o Brasil possui o Guia Alimentar, que teve sua última edição publicada em 2014.

“Muitas empresas nem têm conhecimento desse guia, que avançou bastante desde a sua primeira publicação em 2006, e acabam sofrendo no bolso com as demandas de cirurgia bariátrica. Na RHMED|RHVIDA, os pedidos pela gastroplastia aumentaram 10% em um ano. A alimentação tem papel fundamental e, quando ignorada, pode comprometer os resultados”.

Sobre a RHMED|RHVIDA

Pioneira no segmento de medicina ocupacional e segurança do trabalho, a RHMED|RHVIDA acumula mais de 25 anos de experiência e quase 800 mil vidas sob gestão. Com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo, a empresa atende a 30% dos maiores empregadores do país e tem uma rede de mais de dois mil prestadores credenciados, distribuídos por todas as regiões do Brasil.

A RHMED|RHVIDA é referência no suporte a corporações para a proteção de seus trabalhadores e o controle de custos com saúde ocupacional e assistencial por meio da inteligência na gestão. Desde 2020, é signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, iniciativa que busca encorajar empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar