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De acordo com pesquisa, cerca de 27% dos pedidos de demissão são de colaboradores que sentem falta de reconhecimento no ambiente de trabalho

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Marcelo Gomes, CEO da Nexti - Divulgação Marcelo Gomes, CEO da Nexti - Divulgação

Depois da digitalização no setor de recursos humanos, o RH 5.0 busca trazer de volta a valorização dos colaboradores para tornar o RH mais estratégico e focado no bem-estar da equipe, minimizando processos burocráticos por meio da tecnologia.

Segundo o levantamento FIA Employee Experience de 2020, aproximadamente 27% dos pedidos de demissão se dão porque os funcionários sentem falta de reconhecimento no ambiente de trabalho, sendo este o maior motivo constatado na pesquisa. Isso mostra a importância que os gestores precisam dar para o tempo disponível no desenvolvimento de talentos.

O RH 5.0 tem quatro princípios básicos, sendo eles: desenvolver uma cultura organizacional segura, valorizar a experiência do colaborador dentro da organização, tornar os processos burocráticos automatizados e unificar a comunicação interna.

De acordo com Marcelo Gomes, CEO da Nexti, empresa de soluções digitais para o RH, a automatização do setor de recursos humanos tornam os softwares ‘melhores amigos do RH’ e otimiza a área em três processos básicos, sendo eles:

Simplificar processos burocráticos: contar com um sistema de HCM (Human Capital Management) garante uma gestão humana mais eficiente, já que o recurso será responsável por realizar a carga dos dados necessários.

Focar no capital humano: Digitalizar os processos, permite ao gestor priorizar o que realmente importa: o bem estar. Com o tempo otimizado, você se preocupa com o seu bem-estar, o bem estar do time e os resultados para a empresa.

Definir metas: Uma estratégia muito usada para a área de recursos humanos são as metodologias SMART, ela é definida com base em cinco metas: específica, mensurável, atribuível, realista e temporal.

“Quando a empresa investe em um sistema de HCM, ela passa a ter um parceiro de negócios que cuida das partes burocráticas enquanto o gestor foca no que mais importa: o colaborador”, comenta o CEO.

O RH 4.0 colocou a tecnologia como protagonista no desenvolvimento do setor de Recursos Humanos. Agora, com a união da tecnologia e a humanização, uma nova tendência alavanca a visão humanizada para que possam trabalhar juntas para o desenvolvimento das organizações e das pessoas.

Para Marcelo, a gestão operacional de mão de obra simplificada mantém o mantra dos 3RH, sendo eles: relevância, responsabilidade, resiliência e humanização. “A tecnologia vem mudando centenas de setores e chegou tornando o futuro do RH em digital. Os HCM’s fazem uma conexão única entre os colaboradores e as empresas”, finaliza o CEO.

Sobre a Nexti

A Nexti é uma solução Human Capital Management (HCM) que otimiza a gestão operacional dentro das empresas, atuando como um parceiro de negócios principalmente para digitalização do RH. Com mais de 250 clientes e 310 mil usuários, a empresa detém certificações internacionais por meio da ISO 27001 e 27701, e desenvolveu ferramentas para tornar as relações trabalhistas mais simples, eficientes e justas.


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