As Lições Do Ciclone Extratropical: É Possível Adotar Medidas Preventivas Para Resguardar Vidas E Minimizar Os Riscos De Perdas Materiais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho

pixabay pixabay

Confira entrevista de Andreia Paterniani, Diretora de Sinistros da Sompo Seguros, ao Seguro Gaúcho

O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul entre os dias 15 e 16 de junho foi considerado pelas autoridades o maior desastre natural relacionado a chuvas dos últimos 40 anos. Estima-se que mais de 2 milhões de gaúchos foram afetados pelo evento climático.

De acordo com o Sindicato das Seguradoras do RS (SindsegRS) cerca de 500 segurados acionaram suas companhias em decorrência de estragos e prejuízos causados a bens materiais. Isso acende o alerta da importância da prevenção.

E para falar justamente dessa importância dos seguros em desastres naturais, o Seguro Gaúcho conversou com a Diretora de Sinistros da Sompo Seguros, Andreia Paterniani. Confira, abaixo, a entrevista na íntegra:

Seguro Gaúcho: De acordo com a Defesa Civil gaúcha, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pela passagem do ciclone extratropical. Há como se prevenir de desastres naturais como esse?

Andreia Paterniani, Diretora de Sinistros da Sompo Seguros: Com as mudanças climáticas observadas nos anos recentes, a ocorrência de fenômenos naturais de grande proporção passou a acontecer com mais frequência e intensidade no mundo todo. Diferentes de outras categorias de situações causadoras de sinistros, os eventos de natureza climática não são evitáveis. Mas é possível que sejam adotadas algumas medidas preventivas para que as pessoas possam resguardar suas vidas e minimizar os riscos de perdas materiais.

A primeira medida é estar sempre atento às informações. Geralmente, a Defesa Civil, institutos, universidades e entidades ligadas às informações meteorológicas divulgam antecipadamente dados sobre o risco de ciclones (bomba, tropical ou extratropical), furacões, chuvas intensas, vendavais etc. Com isso é possível redobrar a atenção e adotar algumas medidas preventivas que visem garantir a segurança das pessoas e de bens [Veja, ao fim desta entrevistas, algumas medidas listadas por Andreia Paterniani].

Seguro Gaúcho: Quais os produtos/serviços oferecidos pela Sompo que podem garantir a segurança patrimonial e familiar contra os acidentes naturais? E quais outros tipos de acidentes naturais em que é possível se prevenir?

Andreia Paterniani: A equipe da área de Sinistro da Sompo Seguros tem ampla experiência na implementação de planos de contingência para atuar em situações de calamidade pública ou de expressivo prejuízo para algumas regiões do país em decorrência de fenômenos climáticos. Situações de calamidade pública ou de impacto expressivo na sociedade demandam uma rápida resposta por parte das seguradoras a fim de garantir o atendimento imediato para que a regulação de sinistro aconteça de forma ágil e os segurados afetados possam ter condições para alcançar o restabelecimento de suas atividades e finanças. Pela nossa experiência, esse tipo de evento tende a gerar principalmente prejuízos materiais em veículos e imóveis. São comuns os acionamentos de sinistros nas modalidades Automóvel, Empresarial, Residencial, Condomínio e, em menor medida, Riscos Nomeados e Riscos de Engenharia. Por isso, é importante que pessoas e empresas estejam resguardadas com as coberturas necessárias.

Vale ressaltar que, em alguns eventos de grandes proporções há vítimas, como infelizmente foi o caso deste evento no Rio Grande do Sul. Nesses casos, o Seguro de Vida também poderá ser acionado.

Seguro Gaúcho: Seguro auto também protege veículos de acidentes por força da natureza? Com o ciclone de quinta, muitos carros acabaram inundados ou, até mesmo, sofreram acidente com quedas de árvores...

Andreia Paterniani: Já fazem parte da cobertura básica do seguro Automóvel, sinistros em que há submersão parcial ou total do veículo em água doce proveniente de enchentes ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados no subsolo. Porém, é importante atentar para os cuidados de segurança e dirigibilidade. Caso já exista uma área afetada e o motorista insista em passar pelo alagamento, ele pode provocar panes mecânicas ou até mesmo colocar seu patrimônio e sua vida em risco.

Portanto, orientamos os segurados a nunca se arriscar a entrar com o carro em locais alagados. Um incremento implementado na Assistência 24 Horas é que, ocorrendo eventos em decorrência de enchente e inundação, a Sompo Seguros providencia a remoção e, dependendo da franquia contratada, a limpeza e higienização das partes afetadas do veículo. Outro fator que está bastante em evidência são as quedas de árvores. O Seguro Auto Sompo cobre queda acidental sobre o veículo de qualquer agente externo que não seja parte integrante ou não esteja nele afixado (queda de árvores, postes em temporais, tempestades). O seguro também tem cobertura contra queda de raios, incêndio ou explosão acidental e suas consequências.

Seguro Gaúcho: Alguma outra dica para o segurado ficar tranquilo em possíveis acontecimentos deste tipo?

Andreia Paterniani: O seguro deve fazer parte do planejamento financeiro das pessoas porque contar com uma apólice de seguros é essencial. As situações de calamidade pública ou de grande comoção faz o público lembrar que, se as pessoas atingidas contam com a proteção do seguro, serão indenizados e poderão se restabelecer com mais celeridade.

Porém, é importante lembrar que o seguro, quando contratado, passa a fazer parte do dia a dia do segurado em suas necessidades mais básicas. Seja numa pequena pane do carro, que vai exigir o suporte de um guincho ou motoqueiro no local, seja no acionamento da Assistência 24 Horas para conserto de um equipamento elétrico ou um forno microondas, por exemplo, ou até mesmo no processo de contratação de um Seguro Empresarial, quando o vistoriador, antes mesmo da efetiva contratação do seguro, efetua recomendações de melhoria que vão minimizar os riscos de incêndio e melhorar a segurança do imóvel. E quando acontecem situações de prejuízo material relevante, o seguro também estará lá.

Por isso, é recomendável que as pessoas contatem o corretor de seguros de confiança para que ele possa analisar o perfil e indicar as modalidades de seguro que podem ser contratadas para trazer mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida ao segurado.

Os fenômenos das natureza que atingem grandes áreas e geram destruição por conta de fortes trombas d’água, ventos, granizo, deslizamentos de terra etc. estão cada vez mais comuns. Nessas ocasiões, os agentes do mercado segurador, como profissionais de corretoras de seguros e seguradoras, entre outros, têm de atuar em sinergia para que o segurado esteja amparado num momento de fragilidade no qual a pronta resposta é a melhor alternativa. Com muita estratégia e empenho temos conseguido e, com isso, contribuímos para que as pessoas compreendam cada vez mais o papel social do seguro.

Algumas medidas preventivas possíveis:

• Certifique-se de que a manutenção predial de sua empresa ou residência esteja sempre em dia, que o telhado esteja devidamente reforçado e que todas as fiações elétricas e ligações hidráulicas estejam instaladas segundo as normas vigentes. Assim, caso algum fenômeno natural aconteça, você terá um abrigo seguro;

• Tenha sempre lanternas e pilhas em local de fácil acesso.

• Caso aconteça um fenômeno extremo como um ciclone, por exemplo, procure abrigo imediatamente. Para quem já está abrigado, não saia do local até haver segurança suficiente para transitar nas ruas;

• Para quem mora em áreas baixas e próximas a encostas de morros, fique atento a eventuais barulhos de estalos ou ruídos. O alto volume de chuvas nessas situações pode provocar desbarrancamentos ou deslizamentos de terra;

• Durante a ocorrência de fortes chuvas e ventos, mantenha-se afastado (a) de portas e janelas;

• Numa emergência, caso tenha de abandonar o local de sua residência ou empresa, feche os registros de água e gás encanado e desligue a chave geral de enegia;

• Tenha em mãos os contatos dos serviços de emergência, tais como Corpo de Bombeiros, Polícia, Defesa Civil, SAMU etc.;

• Siga as instruções das autoridades locais;

• Após a situação se acalmar, evite áreas afetadas (Ex. áreas alagadas, com quedas de árvores ou de postes eletricidade e fios de alta tensão).