Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniella Pimenta
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Imagem: Pixabay Imagem: Pixabay

Os dados revelam a importância do planejamento de carreira e a necessidade de estipular metas

Apesar dos avanços, a presença de mulheres em cargos de liderança ainda é tímida. Uma pesquisa feita pela Universidade da Geórgia mostrou que 70% das executivas entrevistadas se sentiam uma fraude no trabalho. De acordo com um outro estudo feito em 2020 pela consultoria de gestão KPMG, a síndrome abala a confiança de 75% das mulheres no mercado.

Como se não bastasse a desigualdade de gênero, as poucas lideranças femininas enfrentam dificuldades para se estabelecer nos cargos. Dentre as 700 executivas entrevistadas, 56% temiam que as pessoas ao seu redor não acreditassem que elas eram tão capazes quanto o esperado. Já o relatório do Fórum Econômico Mundial, sinaliza que vamos levar 136 anos para atingir a equidade de gênero.

Considerando o senso de urgência e mudanças, o Opinion Box, em parceria com a StartSe elaborou um panorama de estudo sobre liderança feminina no Brasil. Com o título: “Liderança Feminina: a visão delas sobre os desafios de gestão”. A pesquisa – que tem como objetivo compreender quais são as principais barreiras mentais enfrentadas pelas mulheres durante suas jornadas nas empresas – revelou dados surpreendentes sobre as percepções das mulheres no meio corporativo.

Entre as 15 barreiras mentais identificadas pelo panorama, as que mais chamam a atenção é o fato de muitas mulheres terem medo de falar sobre suas conquistas. De acordo com a pesquisa, 52% das líderes afirmaram ter esse medo por parecerem vaidosas e orgulhosas demais e 46% das lideranças femininas consideram um desafio recorrente ter que lidar com o estereótipo de que as mulheres são demasiadamente emocionais.

“Infelizmente isso é muito comum entre as lideranças femininas, porque ainda existe o estereótipo de que a mulher é "sexo frágil", ou que somos mais emocionais do que racionais. O grande erro está em não observar o contexto. A sensibilidade das mulheres, dentro das corporações, é benéfica, pois tendemos a desenvolver um papel essencial na construção de um ambiente acolhedor, criativo e com alta performance,”, ressalta a psicanalista e CEO do Ipefem, Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas, Ana Tomazelli.

Por essa razão, se faz necessário a criação de programas de liderança focados em mulheres. Estudo feito pelo Diversity Matters, empresas que possuem lideranças equilibradas (entre homens e mulheres), possuem 14% mais chances de obter uma performance superior à concorrência,

“A máxima de que ninguém nasce sabendo deve ser a força motriz para que as empresas invistam em ações que promovam cada vez mais inserção de mulheres em cargos de liderança. É preciso dar oportunidade para mais mulheres assumirem sua primeira liderança. Além disso, é importante que quem almeja essa função busque se preparar e se capacitar. Existem muitas formas de fazer isso, cursos, livros, palestras, e, principalmente, coletivos de apoio,”, explica Ana.

É muito motivador e interessante ver grandes empresas se comprometendo neste sentido. O Nubank recentemente compartilhou seu compromisso em ter 50% da liderança formada por mulheres até o ano de 2025.

A esse respeito, a pesquisa feita pelo Opinion Box, revela que 64% das mulheres acreditam que a situação das mulheres no meio corporativo irá melhorar. Considerando as ações de incentivo que muitas instituições promovem, não temos dúvidas de que um novo cenário se aproxima.

Em suma, é fundamental enfatizar a importância de estimular mais mulheres a assumirem cargos de liderança. Além de incentivá-las a falar sobre seus objetivos e da importância em traçar planos e estipular metas. “Temos que ser agentes de mudanças para que outras mulheres possam garantir o futuro profissional que desejam”, conclui a profissional.

Ipefem

Fundado em 2019, o Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas - Ipefem atua em três pilares, que podem acontecer coordenadamente ou individualmente: pesquisa, educação e terapia. Em Pesquisas, considera-se todas as modalidades técnicas de pesquisa que considerem recortes por gênero, orientação sexual e saúde mental. Em Educação, o instituto tem a Comunidade Ipê, uma plataforma de educação à distância, baseada em Lifelong Learning, dedicada a aulas expositivas e micro conteúdos de impacto. Em Terapia, o instituto já atendeu milhares de pessoas, oferecendo apoio terapêutico individual ou em grupo, podendo ser atendimentos gratuitos ou com valores simbólicos acessíveis. Saiba mais: https://ipefem.org.br/

Ana Tomazelli, psicanalista e CEO do Ipefem (Instituto de Pesquisas & Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas), uma ONG de educação em saúde mental para mulheres no mercado de trabalho. Mentora de Carreiras, Executiva em Recursos Humanos, por mais de 20 anos, liderou reestruturações de RH dentro e fora do país. Com passagens pelas startups Scooto e B2Mamy, além de empresas tradicionais e consolidadas como UHG-Amil, Solera Holdings, KPMG e DASA (Diagnósticos da América S/A). Mestranda em Ciências da Religião pela PUC-SP e membro do grupo de pesquisa RELAPSO (Religião, Laço Social e Psicanálise) da Universidade de São Paulo, também é pós-graduada em Recursos Humanos pela FIA-USP e em Negócios pelo IBMEC-RJ. Formada em Jornalismo pela Laureate - Anhembi Morumbi.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar