As diversas camadas da fraude no marketing digital
Investir em marketing digital é cada vez mais comum, mas nem por isso mais simples. No ecossistema da publicidade online, fora todas as ferramentas que existem para a produção de uma campanha, há uma complexa cadeia de canais de veiculação, serviços de monitoramento, sistemas de cobrança e monetização, fraude e de anti-fraude. Ou seja, mais desafiador do que criar um anúncio para os meios digitais é mensurar o seu sucesso.
Se considerarmos apenas o recorte do ambiente mobile, com foco no marketing de aplicativos, podemos identificar diversos obstáculos na jornada do usuário para que a campanha seja bem sucedida: impressão, clique e instalação, etapas que precisam ser transpostas e concluídas para que o anúncio atinja o seu objetivo. Contudo, uma das principais preocupações dos anunciantes é o tráfego não humano, cada vez mais capaz de simular essas ações consumindo o orçamento da campanha, mas sem entregar nenhuma nova aquisição de usuário real. Ele faz parte do tráfego inválido (que nem sempre é criminoso, pode apenas ser ineficiente, sem engajamento), um problema que, de acordo com a Juniper Research, deverá custar US$ 100 bilhões globalmente em 2023.
Para se proteger das fraudes, e garantir uma melhor performance de suas campanhas, assim como aumentar o ROAS (retorno sobre investimento em anúncios), o anunciante precisa contar com o apoio de uma rede de parceiros que oferecem tecnologia para proteção em diversas camadas. “Já existe tecnologia para detectar o tráfego inválido, que inclui ações fraudulentas, nos primeiros estágios da jornada, como as etapas de impressão e cliques”, afirma a gerente de Marketing LATAM da TrafficGuard, empresa de atuação global que oferece soluções contra tráfego inválido. “Assim, é possível aumentar o número de interações legítimas nos eventos seguintes da jornada, como instalação de aplicativo ou visita a landing page, contabilizando apenas os usuários reais, verdadeiramente engajados em fazer uso do produto ou serviço anunciado.”
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