Brasil,

"Refresh" nas empresas: interação com meio acadêmico alavanca inovação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito: Damaris Pedro/Central Press Crédito: Damaris Pedro/Central Press

Busca por inovação é "saga" que pode encontrar boas soluções nas universidades; entenda como funcionam parcerias em projetos de extensão

Ideias boas e inovadoras não são exclusividade de startups e empresas de tecnologia disruptivas, pelo contrário. Das universidades saem, todos os dias, soluções cuidadosamente desenvolvidas para impulsionar o sucesso de empresas de todas as áreas de atuação. Não à toa há uma série de ferramentas para criar essa interação entre o ambiente acadêmico e o mercado. Uma dessas ferramentas são os projetos acadêmicos de extensão. Mas, para que esse mecanismo funcione, é necessário seguir alguns processos educacionais, como explicam os professores da Universidade Positivo (UP) Alexandre Oliveira e Carlos Vargas.

Um dos desafios envolvidos no relacionamento entre universidades e empresas é o alinhamento de expectativas para evitar frustrações dos dois lados. “Sempre buscamos mostrar aos empresários como essas parcerias de extensão funcionam e geram resultados porque não se trata apenas de um serviço. Há todo um programa acadêmico e uma metodologia que embasam nosso trabalho”, explica Oliveira. Ele conta que, muitas vezes, as empresas estão “presas” ao próprio universo e é justamente aí que a universidade pode contribuir. A vitalidade dos alunos, com uma visão externa que empresários e colaboradores não têm, é o que ajuda a enxergar possíveis caminhos para que a inovação aconteça.

A parceria pode gerar trabalhos de conclusão de curso (TCC), bolsas de iniciação científica, startups, incubadoras, entre outros. Como exemplo, os professores citam o case da WAP, que está no terceiro ciclo de projetos de extensão na Universidade Positivo e já resultou em diversas inovações nos produtos da marca que atua no mercado de limpeza e manutenção.

“Neste último ciclo da WAP, os acadêmicos estão trabalhando a inovação dentro das ações de ESG. Muita gente acha que inovar é começar do zero, mas existem diversas formas de fazer isso, com melhorias e incrementos nos produtos que podem gerar inovação, inclusive dentro do ESG”, analisa Oliveira, que é coordenador do Programa de Extensão em Colaboração com o Setor Produtivo e professor dos cursos de Design da UP. Vargas, por sua vez, é professor da Business School da mesma universidade. Eles ministraram uma palestra para empresários durante o Viasoft Connect, apresentando não apenas o case da WAP, mas também o da Market4u, que fornece mercados autônomos a condomínios e empresas.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.7


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar