Brasil,

A valorização da diversidade no mercado de tecnologia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thaís Vicente
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Entenda a importância desse movimento e como promover a inclusão de grupos minorizados no mercado tech

Segundo pesquisa recente da McKinsey & Company, empresas com mais diversidade de gênero possuem 15% mais chances de ter rendimentos acima da média. Quando falamos sobre diversidade étnica e racial no quadro de colaboradores, esse número se fortalece e chega a 35%. Com uma atuação essencial no mundo corporativo, a temática de diversidade e inclusão está presente em parte das empresas brasileiras e segue apresentando comprovados resultados tanto para as corporações que relatam o reflexo de boas práticas, quanto para os profissionais que se sentem mais acolhidos em seus respectivos locais de trabalho.

Com mudanças cada vez mais frequentes, o setor de tecnologia é, sem dúvidas, um dos mais aquecidos dos últimos tempos. Por esse motivo, recebe uma diversidade de grupos profissionais que colaboram cada vez mais para a evolução do segmento, principalmente quando se fala em inclusão e sustentabilidade.

Considerando a importância do assunto e sua perspectiva como pauta de práticas ESG, as empresas estão cada vez mais atentas a esse movimento e desenvolvendo estratégias e ações para serem mais participativas quanto ao tema. É o caso da Impulso, organização especializada no desenvolvimento de profissionais e entrega de times de tecnologia sob demanda, que acredita fortemente na diversidade e tem o tema como um dos pilares essenciais da companhia.

Entendendo seu papel social como organização e a fim de oferecer amplo espaço para profissionais, a empresa investe em ações internas e possui um programa de incentivo subsidiando 80% do custo do serviço para que outras companhias do ecossistema contratem pessoas de grupos minorizados. “Notamos que nossos parceiros e os ótimos profissionais em campo sentem dificuldades neste mercado quando o tema é diversidade e inclusão. A partir disso, desenvolvemos nosso método de trabalho e atuamos com um acompanhamento contínuo para mediar as relações e garantir a qualidade entre as partes. Acreditamos que ao abrir portas para profissionais de grupos minorizados, estamos impulsionando a inovação, a criatividade e o crescimento das empresas.”, explica Kari Silveira, co-fundadora e COO da empresa.

Como um país conhecido especialmente pela sua diversidade, o Brasil precisa seguir no caminho de elaboração de estratégias e práticas para alavancar esses temas, principalmente por ainda registrar grandes níveis de desigualdade quando se fala em grupos minoritários. Por esse motivo, é de extrema importância, seja no mercado de tecnologia quanto em outros setores, a movimentação para criação e estabelecimento de ambientes de trabalhos mais amplos e acolhedores em termos de gênero, raça, diversidade socioeconômica, entre outros.

Para isso, as organizações devem se preparar para oferecer condições adequadas para receber esses públicos. Entre as primeiras ações que podem colocar as empresas no caminho para a criação de um ambiente diverso, destacam-se o estabelecimento de boas práticas de convivência por meio de treinamentos e diálogos com os colaboradores, o mapeamento das percepções das equipes para compreender as melhores formas de relacionamento com esses públicos e a utilização de critérios identitários nos sistemas de gerenciamento de talentos para apoiar o processo de oferta de vagas afirmativas, entre outras estratégias.

Sobre a Impulso

A Impulso é uma organização especializada no desenvolvimento de profissionais e entrega de times de tecnologia sob demanda que há mais de 12 anos impulsiona e auxilia médias e grandes empresas. Entre seus clientes estão companhias como Stone, Somos Educação, Globo e Cielo.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar