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Dia dos Namorados: saiba como “conquistar” clientes com dicas essenciais de marketing

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Dia dos Namorados: saiba como “conquistar” clientes com dicas essenciais de marketing

Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium, e Pedro Melo, CEO da Melo Flores, listam as principais táticas para alavancar o faturamento, seu marketing pessoal, ou de uma marca, durante uma das celebrações mais importantes do comércio brasileiro

O Dia dos Namorados, no Brasil, é comemorado todo dia 12 de junho e é considerado uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, sendo a terceira mais movimentada do ano, no varejo – atrás apenas do Natal e Dia das Mães. São em datas comemorativas como essas que as empresas buscam aumentar as estratégias e ter sucesso nas vendas dos produtos, mas existe um outro fator muito importante que pode agregar bons negócios a longo prazo para sua empresa: o marketing de relacionamento. O método, também é ideal para ajudar diversos nichos a capitalizar na data, inclusive aqueles que não possuem tanto feat de vendas durante o Dia dos Namorados.

Por isso, utilizar da data como uma forma criativa e eficiente de quebrar o gelo e fazer bons negócios em busca de surpreender clientes que a marca almeja ou até mesmo retomar um contato perdido ou que acabou esfriando com o tempo é ideal. “É preciso ser criativo, ousado e aproveitar todas as oportunidades para criar uma comunicação de valor. Uma vez, um dos nossos clientes estava tentando agendar uma reunião com uma diretora de uma multinacional, porém sem sucesso em suas investidas. Foi quando tivemos uma grande ideia: que tal enviarmos um buquê de flores para essa diretora, no Dia dos Namorados, com a seguinte frase: minha pessoa jurídica (PJ) quer namorar com a sua! Bingo! A ação foi um sucesso, a reunião foi marcada e o negócio concretizado”, conta Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), especializada em gestão e construção de marcas.

Pedro Melo, CEO da Melo Flores, floricultura referência no mercado das flores e no e-commerce, juntamente com o empresário, busca auxiliar os diversos vendedores na data, ao listar estratégias de marketing e de vendas de produtos que toda empresa deve adotar para conquistar bons resultados durante essa época do ano. Confira, abaixo, quais são elas.

1. Ouse na abordagem, cause impacto, mostre interesse e o seu valor

Para se destacar em meio a tantas outras empresas e produtos, é necessário agir como no bordão criado por Igor: “Quebre o vidro do seu aquário”. É importante elaborar ações bem conjugadas com o propósito de despertar o interesse dos consumidores, ao mesmo tempo em que a marca consiga transmitir seus valores e propósitos. “Quando se trata de um novo consumidor, oferecer benefícios de primeira compra, como descontos ou cupons promocionais, é uma ótima estratégia de captação. Dessa forma, o primeiro contato do cliente será mais atrativo e é uma ótima oportunidade de conversar com quem ainda não conhece a marca”, recomenda. Já para os clientes fidelizados, o especialista sugere oferecer algum tipo de exclusividade, como ofertas e brindes especiais.

2. Apresente promoções exclusivas e temáticas

Uma das estratégias mais eficazes quando pensamos em atrair clientes durante o Dia dos Namorados é criar campanhas promocionais temáticas. Usar o tema do amor e romance para desenvolver descontos exclusivos e ofertas especiais é uma ótima pedida. “O ideal é personalizar a comunicação, tanto nas redes sociais de sua empresa quanto no site, pois isso é o que vai despertar o interesse do público e incentivá-los a comprar", explica Pedro Melo. O empresário ainda deixa claro a importância de ressaltar os benefícios dos produtos ou serviços que têm relação com a data, como presentes românticos e experiências a dois.

3. Crie um senso de urgência no cliente

Usar um bom copywriting também é essencial para criar boas estratégias. Quando utilizado em formato de escassez traz para os clientes um nível de urgência, sendo ideal para os compradores de última hora. Fazer o uso de CTA’s - “Call to Actions” ou “Chamada para Ação”, em português - é bem importante nesses momentos, porém se a promessa é de escassez e urgência no fechamento de compra, é ideal que a empresa também tenha esse senso no momento de levar o produto ao comprador, prometendo e cumprindo uma entrega rápida e eficaz. Outra forma de chamar a atenção usando o mesmo método, segundo Igor, é oferecer produtos de edição limitada. “É uma boa sacada para utilizar no Dia dos Namorados sem forçar nenhum cliente, enquanto traz a importância de comprar um produto naquele exato momento”.

4. Amplie os canais de comunicação

Atualmente conhecer e empregar bem os principais canais de comunicação é indispensável para o sucesso, sobretudo para dar suporte ao marketing de conteúdo e relacionamento da empresa, por isso investir em diferentes canais é uma ótima estratégia para promover a divulgação e o alcance da empresa. Segundo o CEO da Melo Flores, a data é uma boa oportunidade para trabalhar diferentes canais e construir uma boa relação com os clientes por meio deles. “Quando o assunto é entender o perfil do consumidor e formas de se conectar verdadeiramente com ele, não existem fórmulas prontas, então ter um meio de comunicação aberto para fazer essa aproximação é ideal. Portanto, vale explorar plataformas relevantes para o negócio e que tenha a abertura necessária com o consumidor”, finaliza o empresário.

Sobre a Aquarium

Com o conceito “Quebrar o vidro do próprio aquário”, a Aquarium (AQR1), agência de marketing dirigida pelo publicitário Igor Amieiro, é referência em reposicionamento de marcas e possui um grupo seleto de profissionais renomados, que se dedicam de maneira exclusiva, conforme a necessidade de cada cliente. Entre os clientes atendidos pela AQR1, estão: A Ventana Bar, HotelDO, IdeaNutri, Rotavi Industrial, Lepta Capital, Excellance Gestão de Turnaround e Reestruturação, Italspeed Automotive, Isolucks Tintas Eletroestáticas em Pó, Colégio Augusto Laranja, entre outros.

Sobre a Melo Flores

A Melo Flores, empresa familiar e referência no mercado de floricultura, teve seu início com o empreendedor José Fernandes de Melo há 28 anos e, desde 2014, quando foi reformulada para atendimento online, é comandada por Pedro Melo, formado em Turismo e que está à frente da gestão e administração da organização. Com catálogo variado, que inclui buquês e arranjos florais, cestas de presentes entre outros itens, a Melo Flores realiza entregas em todas as regiões de São Paulo e da Grande São Paulo.


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