Brasil,

Infoxicação: 3 dicas de como evitar excessos de informações na comunicação corporativa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ivan Netto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Lana Wigand, CMO do Comunica.In. Crédito da imagem Divulgação-Comunica.In Lana Wigand, CMO do Comunica.In. Crédito da imagem Divulgação-Comunica.In

Por Lana Wigand, CMO do Comunica.In

Comunicadores internos são curadores de conteúdo e responsáveis pelos comunicados que chegam até o colaborador

Pensando que os influenciadores internos, ou seja, os comunicadores das empresas, são curadores de conteúdo e responsáveis pelos comunicados que chegam até o colaborador, é importante parar e analisar a quantidade de avisos que são enviados por dia para os trabalhadores e, assim, evitar o excesso de informações, chamado de infoxicação.

O que é infoxicação?

Criado pelo físico espanhol Alfons Cornella, em 1996, o termo infoxicação surgiu da junção das palavras informação e intoxicação, e é usado para definir o excesso de conteúdos que as pessoas recebem diariamente, sejam eles no âmbito profissional ou pessoal, mas não conseguem absorver, causando falta de atenção, estresse, ansiedade e doenças mentais.

Há alguns dados (Fonte: domo.com \ Data Never Sleeps 2023) que merecem atenção quando se trata sobre o tema:

Aumento de 195% no volume de buscas feita no Google (2013-2022);

1041% horas a mais de conteúdo foram imputadas no YouTube (2013-2022);

1933% de aumento no compartilhamento de imagens no Instagram (2013-2022);

Aumento de 347% do número de tweets compartilhados (2013-2022).


Esses dados mostram o quanto as pessoas estão imersas em informação, sempre em busca de algo que prenda sua atenção, mesmo que por poucos segundos.

E então, como se comunicar com o público interno sem infoxicar?

O primeiro passo é, então, fazer alguns autoquestionamentos:

Como estamos estimulando a atenção do público interno?

Estamos contribuindo para a sobrecarga de informações que chegam até esses trabalhadores?


A verdade é que não existe uma receita de bolo. É preciso bom senso, empatia e, quando possível, se utilizar das ferramentas e tecnologia disponíveis para se comunicar de forma mais inteligente e eficiente. Pensando nisso, separamos 3 dicas que podem ajudá-lo a evitar a infoxicação na hora de enviar comunicados. Confira.

1- Usar a segmentação:

Nem todos os colaboradores querem ou precisam receber todas as informações a serem comunicadas diariamente em uma empresa. É papel da Comunicação Interna identificar os públicos, segmentá-los e separar as comunicações conforme o que é relevante para cada um deles. Isso irá reduzir o número de comunicados enviados para todos e também as interrupções desnecessárias no trabalho.

Ao segmentar os envios, os colaboradores entenderão que as comunicações recebidas são relevantes, aumentando as taxas de abertura e consequentemente o engajamento.

Na hora de segmentar vale tudo: separar por cargo, time, gênero, localização, se possui ou não filhos etc. Utilizar essa estratégia irá ajudar a tornar as comunicações cada vez mais precisas, estratégicas e eficazes.

2- Focar no objetivo e na objetividade:

Antes de se comunicar, defina qual é o objetivo da sua comunicação. Informar, parabenizar, educar sobre algum assunto, convidar para uma ação etc.

Definido o objetivo, chegou a hora de criar o comunicado e a palavra-chave aqui é objetividade. Escreva mensagens claras, diretas, cuidados com os erros ortográficos e evite textos mais longos que o necessário. Lembre-se de que a atenção do seu colaborador está sendo disputada com diversos outros estímulos. Seja assertivo ao passar sua mensagem.

3- Criar conteúdos relevantes:

É importante buscar equilíbrio entre o que deseja comunicar e o que as pessoas precisam/querem saber. Comunicadores internos são curadores de conteúdo e responsáveis pelo que chega até os colaboradores.

O processo de escuta do público interno, por meio de pesquisas, é essencial para encontrar esse equilíbrio. Descubra as preferências em questão de conteúdo, o que é relevante de fato para cada público, os canais mais eficientes, horários, etc. Assim, é possível criar conteúdos cada vez mais relevantes e transparentes.

Pensando nas três dicas, as empresas vão ser capazes de direcionar melhor os conteúdos enviados, garantindo maior taxa de abertura dos materiais, maior engajamento dos colaboradores e menor infoxicação do público.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar