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Contato Seguro produz trilha de conteúdo sobre Assédio e Apresenta Canal de Denúncias como Recurso Essencial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raíssa Vaz
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Contato Seguro produz trilha de conteúdo sobre Assédio e Apresenta Canal de Denúncias como Recurso Essencial

Espera-se que as empresas, mesmo as não obrigadas a estabelecerem uma CIPA e/ou Canais de Denúncias, sejam sensibilizadas pelo assunto e possam agir proativamente, afirma o sócio diretor Wagner Giovanini.

De forma ilustrativa e objetiva, Contato Seguro promove trilha de conteúdo em seu blog sobre aspectos da lei 14.457/22

Estamos vivendo em uma era em que questões como o assédio ganham cada vez mais visibilidade e exigem ações concretas. Nesse contexto, a Contato Seguro com o objetivo de abordar o assunto, promoveu no último mês, uma série de conteúdos em seu blog, com o intuito de informar e sensibilizar as pessoas sobre a importância de um ambiente seguro e respeitoso.

O sócio diretor da Contato Seguro, Wagner Giovanini, conta que a ideia da trilha é trazer de forma ilustrativa, direta e objetiva informações para o público interno e externo, como fornecedores parceiros, prestadores de serviço, distribuidores, representantes. Para ele, é essencial que empresas e organizações se posicionem de forma clara e ativa na prevenção e combate a essa problemática.

"A dinâmica dos conteúdos disponibilizados no blog buscam dar ao leitor um contato com a realidade, os efeitos destrutivos que o assédio pode causar na vítima, as consequências negativas para o seu entorno, chegando até a prejudicar o ambiente de trabalho e a produtividade da empresa, os riscos inerentes dessa atitude reprovável, inclusive alertando todos sobre a existência de leis e punições, pois assédio é crime",destaca.

Além disso, essa trilha também apresenta um Canal de Denúncias como um recurso essencial, visando oferecer suporte e proteção às vítimas. Vamos explorar os conteúdos e recursos disponíveis nessa trilha, buscando promover a conscientização e ações concretas contra o assédio.

No que diz respeito ao conteúdo disponível, Giovanini conta que um dos artigos mais acessados organicamente no blog é o que fala sobre assédio e Lei 14.457/22. Como os assuntos estão muito relacionados, é possível que esse seja um ponto de atenção para quem busca informações.

"Todos os conteúdos que criamos com o tema apresentam bastante tempo de visualização de tela, o que mostra que as pessoas estão em busca de conhecimento sobre o que configura ou não assédio no ambiente de trabalho, e qual é a conduta apropriada", revela.

Informações sobre a Lei 14.457/22 e como o Canal de Denúncias se faz necessário.

A Lei 14.457/22 está em vigor desde setembro de 2022, e o prazo para implementação acabou no dia 20 de março de 2023. A partir de então, as empresas que não estão em conformidade estão sujeitas a multas e penalidades.

A sua aplicação alterou alguns aspectos da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e também instituiu o programa Emprega + Mulheres, com o objetivo de incentivar a empregabilidade e a manutenção das mulheres no mercado de trabalho.

O cumprimento da nova lei é exigido para as empresas com CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio). Além da flexibilização e adaptação às normativas, essas organizações devem adotar condutas e procedimentos para combater e prevenir casos de assédio moral, sexual e outras violências no âmbito profissional.

De forma prática, a lei fomenta um ambiente de trabalho mais seguro para as mulheres, facilitando também a contratação e a qualificação feminina.

Estabelece também mais igualdade na divisão das responsabilidades parentais e oportunidades de qualificação para que as mulheres ascendam profissionalmente.

Em relação às ações contra o assédio, a lei exige algumas ações de combate e prevenção:

- Campanhas de conscientização sobre o assédio sexual, para informar e educar os colaboradores;
- A elaboração de um Código de Conduta que reflita a cultura organizacional e também defina os princípios e valores pelos quais a organização se guia;
- A disponibilização de um Canal de Denúncias com possibilidade de anonimato, para proteger o denunciante.

De forma geral, é o Canal de Denúncias que possibilita que as irregularidades sejam comunicadas, investigadas e disciplinadas, sem prejuízos ao denunciante e configurando maior poder de correção à organização.

Para conferir todos os materiais acesse:

https://canaldaetica.com.br/blog/

Sobre a Contato Seguro

Criada em 2008 e sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Contato Seguro é uma empresa pioneira no oferecimento de uma solução terceirizada de Canal de Denúncias, que une tecnologia de ponta, gestão otimizada e suporte completo em todo processo de implementação e comunicação sobre a plataforma.

O Canal está presente, hoje, em mais de empresas de 37 países diferentes e atende em 12 idiomas.

Sobre o Sócio-diretor da Contato Seguro, Wagner Giovanini

Wagner Giovanini é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em Gestão Ambiental. Atuou por 29 anos na Siemens e há nove anos se dedica ao Compliance Total como sócio-diretor. Especialista em Compliance é autor de livros como: “Compliance – a excelência na prática”, e “Compliance, Gestão de Riscos e Combate à Corrupção”. Desenvolveu a Compliance Station, plataforma inovadora para a implementação e execução de sistemas de integridade em pequenas e médias empresas.


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