Microsseguros é tema de palestra de superintende da CNseg em evento da AMIS na Cidade do México

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg

A superintendente de Relações de Consumo e Sustentabilidade da CNseg, Luciana Dall'Agnol, participou em 24 de maio, na Cidade do México, da "32º Convención de Aseguradores AMIS", organizado pela Asociación Mexicana de Instituciones de Seguros.

Luciana, que integrou o painel "Seguros Inclusivos: tendencias en otros países", forneceu aos presentes um panorama do mercado segurador brasileiro, que devolveu à sociedade, em 2022, R$ 455 bilhões na forma de indenizações, resgates, sorteios e coberturas.

Entretanto, o foco de sua apresentação foi o microsseguro, um produto destinado à população de baixa renda, microempreendedores individuais e microempresas ou empresas de pequeno porte. Para isso, informou ela, o produto precisa ter um valor compatível, ter linguagem simples e de fácil compreensão, identificar com clareza os riscos excluídos, que não podem ser excessivos, e ter processos de liquidação rápidos e eficientes, adequados às necessidades do público-alvo, em conformidade com a regulação brasileira em vigor.

Para ajudar na popularização dos microsseguros, a CNseg, além de possuir uma comissão temática para tratar exclusivamente do tema, promove uma série de ações de educação e conscientização sobre a importância da proteção securitária para a população de baixa renda. Somadas ao novo marco regulatório de microsseguros, publicado pela Susep em 2021, tais ações, aparentemente, têm obtido sucesso, visto que, como explicou Luciana, no ano de 2022, o microsseguro apresentou um crescimento de aproximadamente 78% em relação ao ano anterior, mesmo que o valor arrecadado ainda seja baixo em relação ao total da arrecadação do mercado brasileiro.

Além disso, Luciana abordou os projetos pioneiros que estão sendo conduzidos pela CNseg nesta importante agenda, como o estudo sobre distribuição de seguros aos trabalhadores de plataformas tecnológicas (GIG Workers), o incentivo a parcerias público-privadas e o apoio da CNseg a Projetos de Lei que possuam sinergia com a ampliação da cobertura securitária à população atualmente não atendida pelo setor.

Por fim, Luciana convidou os presentes a participarem da FIDES Rio 2023, que a CNseg realiza entre 23 e 24 de setembro, reunindo líderes empresariais globais, executivos, formadores de opinião e autoridades, que debaterão as tendências e transformações do mercado de seguros.