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Você Escuta Seu Colaborador? Executivo Dá 4 Dicas Para Sua Empresa Conquistar o Selo GPTW

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Empresários e gestores de RH sabem que reter os melhores talentos é um desafio. Mais do que isso: mantê-los em casa é mais difícil ainda. Para isso, fala-se muito sobre o investimento em capital humano. Políticas internas centradas na felicidade do colaborador tem sido cada vez mais aplicadas: estímulo de boas relações de trabalho, criação de um clima de confiança, e reforço da cultura empresarial são alguns dos pilares que criam um ambiente de trabalho agradável para os colaboradores.

Rafael Gianesini, CEO e cofundador, da Cidadania4u, empresa especializada em reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa, explica que se preocupar verdadeiramente com os colaboradores é a saída para um bom clima organizacional, refletindo diretamente nos resultados. “É muito mais fácil realmente se preocupar com quem está no time, participando do nosso projeto do que simplesmente fingir com ações vazias. Percebemos que o maior ativo que temos são as pessoas que ajudam a construir nosso sonho todos os dias. Portanto, entendemos que boas práticas não são um diferencial, e sim nossa obrigação”, explica Gianesini.

Recentemente, a Cidadania4u ganhou o selo Great Place To Work (GPTW) o que significa que ela atende os requisitos de respeito, credibilidade, orgulho, imparcialidade e camaradagem necessários na Experiência do Funcionário. Pensando nas dores de outros empreendedores, Gianenisi dá cinco dicas do que fazer para se tornar um GPTW.

Fique atento aos feedbacks: É importante criar planos de ação para identificar o clima dos colaboradores, orientá-los em pontos de melhoria e ouvi-los. Comunicação horizontalizada e transparente é essencial para estabelecer um relacionamento de respeito e constante crescimento.

Não deixe o employer branding em segundo plano: Muitas empresas focam na marca apenas em ações voltadas para os clientes. O colaborador precisa entender o projeto da empresa e se sentir parte da engrenagem. Portanto, investimento na marca empregadora precisa ser constante. Para pequenas empresas, não é necessário um departamento de employer branding separado. Basta incorporar alguns conceitos em ações de RH, comunicação interna ou até mesmo na conscientização de líderes para que saibam engajar seu time constantemente.

Faça uma análise 360 dos colabores: “Treinar habilidades e técnicas é muito mais fácil do que precisar ensinar valores como respeito, empatia ou espírito coletivo” diz Gianesini. Ele aponta que é importante valorizar os colabores que contribuem com a empresa com soft skills e não focar apenas em diplomas, cursos ou vasta experiência.

Mapeie a experiência do colaborador: A empresa precisa mapear a jornada do colaborador do processo seletivo até o eventual desligamento. A experiência do colaborador é tão importante quanto a do cliente -- fazer parte de um projeto em que há orgulho é muito mais eficiente do que palestras motivacionais.

Sobre a Cidadania4u:

No mercado desde setembro de 2017, a Cidadania4u se orgulha de ter 100% de aprovação nos processos de cidadania europeia. Com o objetivo de auxiliar usuários a obter a cidadania europeia de forma transparente e prática. O processo é 100% online por meio de uma plataforma inovadora. Resultado da experiência de seus fundadores, os irmãos Rafael e Rodrigo Gianesini, ao longo do requerimento de seus próprios passaportes europeus, compreenderam as dificuldades que os descendentes passam, por isso, a empresa conta com profissionais com mais de uma década de experiência no mercado de reconhecimento de cidadanias italiana e portuguesa e, junto à tecnologia aplicada, está mudando o cenário para descendentes desses países no Brasil


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