A logística 4.0 e a pandemia do coronavírus
Empresas que apostaram em tecnologias disruptivas se mostraram mais preparadas para atender às novas necessidades do mercado
Em uma pesquisa realizada em relatório pela Adobe, o Digital Economy Index aponta que, desde o início da quarentena, o e-commerce já faturou US$ 77 bilhões a mais do que o esperado para o ano de 2020. Paralelamente, a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostrou que apenas nos primeiros meses da pandemia, entre março e maio, foram criadas 107 mil novas lojas online no Brasil. Ou seja, mais de um e-commerce aberto por minuto.
Esses números refletiram diretamente no segmento logístico e de transporte de mercadorias e provaram que as empresas que apostaram na Logística 4.0 e em processos disruptivos estão, hoje, mais preparadas para atender às novas necessidades que a pandemia pelo coronavírus provocou no mercado.
Na intralogística, por exemplo, com a explosão nas vendas online e centros de distribuição trabalhando diuturnamente, o investimento prévio em soluções tecnológicas tem garantido mais agilidade em todo o processo, aperfeiçoando a entrega e reduzindo custos de operação.
Mariana Kroker, gerente comercial da divisão Perfect Charging da Fronius do Brasil, empresa de origem austríaca que, entre outros segmentos, se dedica a soluções inovadoras para carregadores de bateria tracionários, ressalta que este é um processo sem volta. "Mesmo quando superarmos esse período de pandemia, vamos encontrar um mercado mais exigente, que aprendeu a analisar mais, fazer mais contas e entendeu que o ‘novo normal’ está muito mais voltado às tecnologias inovadoras, que deixem suas empresas mais competitivas, ágeis e digitais. O consumidor final mudou e, com isso, demandas ainda nem pensadas serão necessárias", prevê.
Especificamente para o mercado da Fronius, que oferece consultoria para redução de espaço logístico e saving de energia por meio de soluções inteligentes para carregadores de baterias, o grande foco será aprimorar ainda mais as análises e processos de modo a atender este consumidor mais seletivo e exigente. "No segmento da intralogística, quando falamos na movimentação de materiais através de carrinhos elétricos, a inteligência está em tecnologia confiável, qualidade de produto, sustentabilidade, além de, claro, carregamentos mais rápidos de baterias para otimizar e trazer economia de tempo e espaço", explica.
A executiva destaca que, ao considerar a redução de custos nesta área, há que se pensar em salas de carregamento de baterias puxando energia da rede elétrica 24 horas por dia. Assim, promover um saving de 25% a 35% de energia, pode representar até dois meses de economia na conta de luz. E, com relação ao espaço físico, onde o m2 utilizado é de total importância, criar um bom layout de construção implica em diminuir áreas utilizadas, otimizar espaço e, automaticamente, reduzir custos.
"A logística não pode parar; e promover um sofisticado processo de carregamento até 40% mais rápido, com visível redução de custos tem trazido um tsunami de vantagens nas operações de um CD", garante. "Esta é a grande revolução da logística 4.0", finaliza.
Sobre a Fronius
Reconhecida como líder em inovação e tecnologia, a Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje está presente em mais de 30 países por meio de filiais e em mais de 60 países por distribuidores e representantes. Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. No Brasil, a sede da empresa está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2020, a filial brasileira foi a primeira subsidiária da empresa a receber o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e obter a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW - Pequenas 2020.
Perfect Charging
Perfect Charging é a mais antiga das três unidades de negócios da Fronius. Desde a sua fundação, a empresa trabalha na área da tecnologia de carregamento de baterias e no desenvolvimento de carregadores para baterias de arranque e acionamento. A inovadora gama de produtos e serviços em Perfect Charging convence com seu desempenho, sua eficiência, rentabilidade e sustentabilidade. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias de arranque em automóveis - na produção, em salas de exposição ou oficinas -, a tecnologia da Fronius proporciona máxima disponibilidade para os veículos, redução nos custos operacionais e baterias com uma vida útil maior a inúmeros usuários no mundo todo.
Mariana Kroker, gerente comercial da divisão Perfect Charging da Fronius do Brasil
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário