Embalagens e o meio ambiente: empresas inovam durante pandemia de Covid-19
Empresas inovam de forma sustentável em plena pandemia de Covid-19.
GreenKraft, o papel kraft criado a partir da reciclagem de embalagens longa vida para vários segmentos, inclusive embalagens
Inovação foi um dos temas mais buscados pelas empresas no intuito de diminuir os impactos causados pela Covid-19. Muitas delas foram afetadas e inovar virou sinônimo de sobrevivência.
A pandemia teve um impacto negativo em muitos setores já que do total de negócios fechados temporário ou definitivamente, quatro em cada 10 (um total de 522.000 firmas) afirmaram ao IBGE que essa situação ocorreu por causa do surto.
Todo esse cenário de incertezas e quedas dos negócios levou parte do comércio e empresas a buscarem mudanças para seguir com suas atividades e atender de acordo com as novas necessidades dos consumidores. O mais interessante é que muitas dessas empresas estão inovando no quesito sustentabilidade.
Um exemplo deste feito é a empresa Forest Paper, uma convertedora de papel de Telêmaco Borba, no Paraná. A Forest Paper comercializa papel cartão duplex e papel kraft. Este tipo de papel é muito utilizado na fabricação de embalagens, sacos e sacolas para delivery, por exemplo.
Através de uma sinergia com outra empresa do mesmo grupo, a Forest Paper criou o papel GreenKraft. Este produto é proveniente da reciclagem de embalagens cartonadas. Para quem não conhece, as embalagens cartonadas são formadas por multicamadas de papel cartão, folha de alumínio e plástico (polietileno). São aquelas caixas de leite ou de suco também conhecidas como longa vida.
A outra empresa do grupo, a Revita, é especializada na reciclagem destas embalagens. Posicionada como uma empresa de soluções ambientais, a Revita é uma recicladora empenhada na melhoria da sua tecnologia em apoio ao meio ambiente.
O papel normalmente é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose e é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.
Mas então, como é feito este papel kraft?
A Revita recicla estas embalagens cartonadas e obtém deste processo a celulose nomeada Revitacel. Desta celulose a Forest Paper produz o GreenKraft. O GreenKraft foi desenvolvido nos princípios do Design Circular e faz parte da chamada Economia Circular.
O diferencial da Economia Circular é que ela faz com que algo que seria considerado lixo, seja reaproveitado em um modelo circular. Ao invés de extrair, produzir e descartar (economia linear), nós produzimos, utilizamos e reciclamos.
Este produto criado pela Forest também foi pensado na ação e prática dos 3 Rs da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e sua aplicação é diversa. No site da empresa, https://www.forestpaper.com.br/greenkraft/, encontram-se os exemplos do que pode ser feito com o GreenKraft.
Sacos e sacolas fazem parte destes exemplos. Outras empresas utilizam o papel kraft para produzir estes mesmos sacos e sacolas. Por que não utilizar um kraft sustentável nesta produção? A Revita criou cadernos e calendários feitos totalmente com o GreenKraft, outro exemplo da sua aplicabilidade.
Para o mercado de delivery, por exemplo, este produto se encaixaria perfeitamente. Este segmento teve um grande crescimento em 2020. Antes o que era tido como opção se tornou uma necessidade.
Segundo o site Statista, portal on-line de estatísticas, os consumidores fizeram com que os aplicativos de delivery dessem um salto. Em 6 de março de 2020 o download de apps de delivery, incluindo os de comida, cresceu mais de 120% se comparado à mesma data em 2019 no país. Em 2017, 47% dos usuários de smartphone afirmaram usar aplicativos para pedir comida. Esse número aumentou para 72% em 2020.
A combinação do delivery com uma embalagem sustentável faz todo o sentindo. Este é apenas um exemplo de como a inovação combinada com o meio ambiente é necessária para os anos que estão por vir.
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