Com planejamento, a Super Friday pode ser a solução para alavancar seus negócios virtuais
por Renato Galletti
A Super Friday, antes chamada por nós de Black Friday, é a data mais esperada por consumidores e empreendedores, principalmente para as lojas virtuais que tem a média de 16% de crescimento ao ano. E vale ressaltar que este ano superou todas as expectativas de crescimento com a taxa de 48% em relação ao mesmo período de 2019.
O aumento significativo do e-commerce foi possível por conta das mudanças no consumo em decorrência da pandemia. Com o isolamento social, muitos gastos reprimidos que antes eram utilizados com passeios, viagens e restaurantes, foram direcionados para o comércio virtual.
Com isso, a internet teve sua aplicação expandida para diferentes usos, desde aulas, reuniões de trabalho, e principalmente, para o ato de comprar. Ou seja, podemos dizer que este foi o espaço promissor para muitas áreas no meio digital. E claro, o e-commerce também se beneficiou muito desta realidade.
Por isso, é importante prestar atenção na Super Friday, e também, em outras datas comemorativas que podem trazer benefícios para o seu estabelecimento. Atualmente, estamos vivendo em um cenário promissor para muitas áreas, e não seria diferente para diferentes setores da economia e, é por isso, que você precisa preparar seu estabelecimento para esta grande oportunidade.
Sabendo dessas informações é possível se preparar para a data e ter uma participação mais assertiva e um bom desenvolvimento financeiro e reconhecimento do seu empreendimento. Mas para decisões mais assertivas, segue uma lista de ações que podem te ajudar no sucesso desta data:
Pontos que precisam de dedicação no seu e-commerce:
1. Fazer levantamento dos produtos que mais venderam no mesmo período dos anos anteriores, isso ajuda a organizar o estoque e saber em qual demanda deve investir com mais ênfase.
2. Utilize a ferramenta Google Trends de pesquisa de palavras para ter conhecimento das palavras-chave mais procuradas na ferramenta de busca, desse modo, é possível saber quais termos são mais pesquisados no site de busca, e ajuda a compreender o seu consumidor.
3. A partir de então, planejar o estoque baseado nos dados dos anos anteriores e também, das pesquisas realizadas.
4. Foque no atendimento, disponibilize um canal para tirar dúvidas, e não esqueça de deixar essa rede aberta no pós-venda. Essa comunicação ajuda muito no bom relacionamento, e ajuda a transformar o consumidor em um cliente fiel, além dele indicar o seu estabelecimento para outras pessoas, com base em sua experiência.
5. A aparência do seu endereço virtual também é muito importante, você precisa "transmitir confiança", o consumidor precisa sentir confiança no local que está comprando, por isso, deixa em vista o CNPJ da empresa, história e também ative o "Https", o código de segurança criptografada para que seu consumidor e o Gloogle indexe o endereço como site seguro.
Seguindo essas dicas, você vai ter grandes chances de ter um resultado proeminente nesta Super Friday. Além de ter a oportunidade de renovação de estoque, você pode aproveitar para ter uma análise de quais produtos têm verdadeiras chances de fazer sucesso no natal, e preparar estoque e negociar com seus fornecedores, para que consiga dar um desconto maior para seus clientes e também, uma receita maior para seus negócios.
Sobre o autor
Renato Galletti é gerente de marketing e inside sales da Yapay, unidade de negócios da Locaweb dedicada a transações online
Sobre a Yapay
A Yapay é uma Plataforma de Pagamentos e unidade de e-commerce da Locaweb - com mais de 10 anos de atuação no segmento de pagamentos, e oferece produtos com funcionalidades que proporcionam performance, conversão e escalabilidade aos projetos de seus clientes. As principais soluções oferecidas pela Yapay são voltadas para o mercado de e-commerces, startups e autônomos. Para mais informações, acesse: www.yapay.com.br
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