Coronavírus: como a experiência do consumidor é afetada
pixabay
O que se sabe, porém, é que a quarentena causada pela COVID-19 certamente vai impactar diversos setores da economia e influenciar na forma como os clientes se relacionam com as empresas e as enxergam
Há pessoas que, logo após os primeiros casos de coronavírus no Brasil, adquiriram tudo o que podiam e se trancaram em casa para evitar qualquer contágio. Há também aquelas que até ficam em casa, mas preferem fazer compras de acordo com as necessidades. No meio delas há o empresário, igualmente indeciso e confuso diante de uma situação inédita como a que vive-se atualmente. O que se sabe, porém, é que a quarentena causada pela COVID-19 certamente vai impactar diversos setores da economia e influenciar na forma como os clientes se relacionam com as empresas e as enxergam. Abaixo as principais consequências disso e como evitá-las para reconquistar o consumidor quando tudo isso passar:
Indecisão e incerteza de empresários
Convenha-se, por mais preparada que seja a empresa ou a pessoa, ninguém esperava que uma pandemia pudesse se alastrar rapidamente em pouco tempo. Essa situação atípica pegou todo mundo desprevenido, sem se preparar devidamente para um isolamento necessário. Assim, negócios tiveram que fechar as portas por tempo indeterminado sem terem um plano de ação idealizado, enquanto os consumidores não sabem como, quando e onde comprar. Muitas marcas derraparam e tiveram imagens arranhadas por não saberem como lidar com a situação. Quanto antes agir, menor será o prejuízo.
Falta de comunicação transparente
A incerteza nas ações a serem tomadas leva muitas empresas a não comunicarem corretamente todas as medidas aos clientes. Com a quarentena vigorando na maioria dos estados e municípios, é essencial utilizar os canais digitais para se relacionar com o consumidor. Informações como funcionamento, alternativas de compra e contato devem ser disponibilizadas rapidamente e com destaque. Além disso, avise quando um determinado produto ou serviço estiver suspenso ou se há qualquer iniciativa fora do imaginado.
Ausência de empatia durante a crise
Não há nada mais prejudicial para uma empresa do que a imagem de oportunismo. Em uma situação como essa, é essencial que a companhia incentive ações de prevenção e até de doações, se possível. Mais do que lucro, o cliente quer que as organizações mostrem empatia com a situação. Portanto, valorize em toda comunicação as dicas para evitar o contágio pelo coronavírus, informe as medidas feitas para proteger os funcionários e, principalmente, não pratique preços abusivos neste momento, principalmente se forem itens e serviços de extrema necessidade, como alimentos, higienização e saúde.
Sumir durante a pandemia
Sim, é preciso fechar as portas, reduzir o contato físico com o cliente e aceitar que isso vai derrubar a rentabilidade. Mesmo assim, o período de quarentena durante a pandemia da COVID-19 não deve ser encarado como momento para sumir do público-alvo por não conseguir vender. Pelo contrário, é nesta época que sua empresa deve se fazer presente, estando ao lado dele com dicas, informações e produtos ou serviços necessários para seguir com o dia a dia da melhor forma possível. Aposte em canais digitais para isso e não saia da cabeça das pessoas.
*José Worcman é sócio-fundador e CEO da OnYou, empresa referência em monitoramento da experiência do cliente
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário