Por que o delivery colaborativo é a melhor opção durante a pandemia de COVID-19?
O principal meio adotado pelas companhias para manter as vendas é a entrega de produtos na casa do consumidor
Desde março, a grande maioria dos brasileiros passou a viver uma rotina atípica: isolamento em casa pela quarentena necessária para combater a pandemia de COVID-19. Muitas empresas tiveram que suspender as operações e adotar o home office. Contudo, a vida precisa seguir, e as pessoas precisam continuar trabalhando e consumindo. Dessa forma, o principal meio adotado pelas companhias para manter as vendas é a entrega de produtos na casa do consumidor. Diante dessa nova realidade, o crowdshipping (modelo em que as entregas são feitas por cidadãos comuns) surge como alternativa eficiente para a economia como um todo. Veja seis motivos:
1 - Aumento na demanda impulsiona novos modelos
O delivery se tornou o principal recurso do comércio brasileiro para manter as vendas durante a quarentena provocada pelo novo coronavírus. Esse aumento de demanda exige que novos modelos de entregas ganham destaque, uma vez que a modalidade mais tradicional nem sempre atende às necessidades dos varejistas. O crowdshipping, portanto, apresenta-se como uma opção mais barata, rápida e confiável tanto para a empresa quanto para o consumidor.
2 - Entregas eficientes no mesmo dia ou no último trecho
Uma das principais vantagens do delivery colaborativo é a eficiência na hora de entregar diferentes encomendas. Essa categoria atende, por exemplo, aos conceitos de last mile, que corresponde à última etapa do processo de entrega (ideal para cidades menores), e same day, em que encomendas devem ser entregues no mesmo dia de compra (recomendado para produtos perecíveis, como supermercados). São propostas ideais no atual cenário de pandemia e isolamento.
3 - Renda extra para trabalhadores
Com o isolamento social e muitas empresas suspendendo as operações, os trabalhadores ficam preocupados com uma queda na renda mensal ou até mesmo com o desemprego. Entretanto, como a demanda é cada vez maior pelas entregas colaborativas, é possível ganhar uma renda extra com elas. Basta se cadastrar nas plataformas, ter veículo próprio para locomoção e começar a entregar os pedidos - parte do valor é revertido à pessoa.
4 - Melhor gestão das entregas
O aumento da demanda por delivery representa não apenas mais vendas, mas também uma preocupação comum à maioria dos empreendedores: realizar a gestão adequada das entregas, com todas as peculiaridades delas. Contudo, como as plataformas de crowdshipping nascem com a mentalidade de startup, contam com uma solução de inteligência artificial para encontrar sempre o entregador cadastrado mais próximo, fazendo a gestão de entrega dos pedidos e obtendo insights para consolidação da estratégia de negócio no futuro.
5 - Redução do custo operacional
Empresas que optam pelo crowdshipping consegue reduzir de forma eficiente o custo da operação. Afinal, todas as despesas com frota própria de veículos e funcionários sob regime CLT para executarem a última milha das entregas acabam. Dessa forma, além da otimização dos gastos, as melhores plataformas de delivery colaborativo também entregam inteligência ao negócio, potencializando ainda mais os resultados.
6 - Cuidados especiais com prevenção e higienização
No delivery colaborativo, as entregas são feitas por pessoas comuns, que utilizam os próprios meios de transporte como locomoção e têm as mesmas preocupações que os demais consumidores na prevenção ao contágio do novo coronavírus. Além disso, eles recebem orientações e treinamentos sobre hábitos de higienização e como efetuar a entrega sem o mínimo contato com os usuários.
*Renato Junoy é Diretor Executivo da Eu Entrego, startup de entregas colaborativas - e-mail:
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário