Brasil,

A importância dos profissionais de TI durante a pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Geroldo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Eduardo Gallo

Com ou sem pandemia, pouca gente conhece as tarefas que um profissional de TI executa e percebe sua importância. Quase todas as transações pessoais e comerciais hoje em dia são digitais: processar uma venda, pedir comida em casa, chamar um táxi, reservar uma viagem, pagar o salário ou postar uma foto em uma rede social exigem um especialista de TI.

A crise, porém, pôs à prova a capacidade de muitas empresas de sobreviver, e de governos de governar. E nesse cenário o profissional de TI está sendo exigido de forma muito mais intensa.

Cada setor está sendo atingido de uma maneira, com maior ou menor prejuízo para o negócio. Milhares de empresas tiveram de fechar suas portas, e a pressão em todas as áreas é enorme: na área comercial para vender mais, na financeira para gastar menos e na de serviços para entregar melhor. Mas em todas elas a TI é fundamental. Sairão melhores desta crise os que conseguirem ser mais inovadores.

De início, ao mandar seus funcionários para casa, o primeiro desafio foi mantê-los produtivos. Os profissionais de TI correram a personalizar computadores para acessar remotamente os dados e aplicações da empresa. Esse trabalho veio acompanhado de ajustes na infraestrutura para suportar acessos remotos e a carga adicional que vem de fora da empresa.

Em seguida veio a preocupação com a segurança. Ataques de hackers cresceram com a vulnerabilidade aumentada pelos acessos além dos limites do firewall das empresas. Com isso, aumentou também o trabalho dos especialistas de TI para melhorar a segurança e blindar seus dados de ataques de criminosos.

Depois de dois meses com as lojas fechadas, varejistas estão correndo para desenvolver sites de comércio eletrônico. As escolas se apressaram a colocar no ar plataformas de ensino a distância. Os eventos foram transmitidos por canais digitais. Toda essa transformação teve de ser feita com muita velocidade por profissionais de TI.

Durante a pandemia, muitas empresas já estão se preparando para a nova realidade que virá com o fim do isolamento. É possível que após um breve período já estejamos viajando a lazer para os mesmos destinos de antes. Mas muitas viagens a trabalho serão substituídas pelas já corriqueiras reuniões por videoconferência. Quando os shoppings reabrirem, muitos de nós voltaremos a comprar normalmente nas lojas. Mas a parcela da população que iniciou suas compras on-line durante esse período deverá seguir com esse hábito.

Os alunos voltarão para as escolas, mas aulas de reforço serão feitas pelo EAD - Ensino a Distância. Algumas instituições de ensino colocarão ainda mais foco nessa modalidade. O teletrabalho, raro no Brasil até por conta da legislação trabalhista, deverá se tornar mais popular. O governo deve se digitalizar ainda mais rapidamente para oferecer melhores serviços aos cidadãos sem a necessidade de que estes se desloquem até repartições públicas.

Será necessária muita inovação, muita velocidade na transformação de diversos setores, e a tecnologia será fundamental para que isso aconteça. Hoje existem aproximadamente 850 mil profissionais de TI no Brasil. Eles desenvolvem sistemas e aplicações, garantem a segurança dos dados, protegem contra ataques e conectam pessoas e empresas.

Esse período de reclusão é o início de uma mudança que não vai acabar com o fim da pandemia. As novas rotinas e os novos hábitos de consumo estão provocando mudanças na forma de nos relacionar com outras pessoas, empresas e poder público. As compras pela internet, aulas remotas, home office, videoconferências e até atendimento médico remoto são realidades que já fazem parte do nosso futuro.

Essas transformações reforçam a percepção de como é importante o desempenho da tecnologia e dos profissionais de TI. Além disso, as circunstâncias também são favoráveis para o surgimento e aprimoramento de outras profissões, que vão tornar o mercado mais preparado, dinâmico e eficiente para lidar com um mundo, a sociedade e consumidores cada vez mais digitalizados.

*Eduardo Gallo é presidente da Service IT

Sobre a Service IT

Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT é especializada em outsourcing e consultoria. A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente treinados e distribuídos em escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, com estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes. Representa, como parte de seu portfólio de soluções de infraestrutura: AWS, Dell EMC, IBM, Oracle, Microsoft, Red Hat, ServiceNow, Veeam, Veritas e VMware. Oferece as soluções de segurança Palo Alto, PhishX, Sophos, SonicWall, Symantec e Trend Micro, e atua como um parceiro estratégico em cada um desses fabricantes. Mantém unidades de negócios especializadas em infraestrutura, gerenciamento de serviços, cloud computing e segurança da informação e investe na certificação e capacitação de seus profissionais, para se destacar no mercado e prestar serviços que superem as expectativas de seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar