Brasil,

Quatro em cada dez empresas continuam contratando

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Inzinna
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Pesquisa realizada pela Soul HR Consulting aponta que setores de Educação, Engenharia, Construção e Farmacêutica não deixaram de contratar durante a crise; das empresas que paralisaram os processos, 36% devem retomar nos próximos seis meses

Com a chegada da crise, muitas empresas cancelaram os processos de recrutamento planejados para os primeiros meses de 2020, mas apesar do cenário predominantemente negativo, quatro em cada dez organizações continuaram contratando, de acordo com pesquisa realizada pela Soul HR Consulting. O estudo aponta, ainda, que mais de 50% das empresas que congelaram os processos seletivos no início da crise devem voltar a contratar em seis meses.

"O que vemos é que não há uma regra, cada segmento está lidando com desafios específicos e, por isso, também precisa pensar em soluções próprias. Os setores farmacêutico, construção e de educação, por exemplo, não pararam. Já alguns varejistas foram fortemente afetados e estão realizando alguns desligamentos. Por isso precisamos analisar bem os diferentes cenários quando falamos sobre a situação atual", explica Paulo Dias, sócio fundador da Soul HR Consulting.

No estudo realizado pela consultoria nas últimas semanas de maio, executivos em cargos de gerência, diretoria e presidência se mostraram otimistas com a retomada da economia. Das empresas pesquisadas, as que continuaram com os processos de contratação em todo esse período estão nas seguintes proporções nos setores: 55% em Engenharia e Construção, 71% em Educação, e 80% em farmacêuticas.

No segmento de Educação, a necessidade de adaptação das instituições ao ensino a distância aumentou a procura por profissionais de tecnologia. O mesmo aconteceu nas áreas de marketing e comercial, já que essas organizações também enxergaram uma oportunidade de atrair novos alunos nesse período, com tantas pessoas passando mais tempo em casa.

"Aqui na Soul, estamos acompanhando de perto como as empresas e os candidatos estão reagindo à crise. Continuamos conduzindo processos de seleção, o que mostra que o mercado está em movimento. Os profissionais também precisam ser positivos e saber aproveitar esse momento", diz Paulo.

Das organizações que paralisaram as contratações, 36% já estão planejando o retorno nos próximos seis meses, 52% devem retomar os processos no final do segundo semestre e outros 12% não responderam.

"É natural que grande parte das empresas tenha optado por interromper os projetos de recrutamento num primeiro momento, mas agora que já temos uma dimensão maior dos impactos da crise, as companhias estão conseguindo planejar melhor essa retomada, inclusive para trazer os executivos adequados para este contexto", conta o sócio da Soul.

Áreas em destaque

Os executivos também apontaram as áreas que se mostraram essenciais durante a crise e que devem receber mais investimentos com a retomada da economia. Administrativo Financeiro, Recursos Humanos, Comercial, Tecnologia da Informação, Inovação, Operações, Logística e Marketing são alguns dos destaques.

"A partir dessa informação, podemos esperar que também haverá mais posições disponíveis nessas áreas nos próximos meses. De fato, a tendência é de que as empresas busquem por profissionais que estejam aptos a lidar com as mudanças trazidas pela crise. Esse é um movimento que notamos nos últimos meses, conduzindo processos de recrutamento nas áreas de vendas, marketing e financeiro, para citar alguns exemplos", finaliza Paulo.

Sobre a Soul HR Consulting

A Soul HR Consulting é especializada em recrutamento executivo, transição de carreira e soluções nas áreas de cultura & liderança corporativas. Liderada por três sócios com anos de experiência em diversos setores da economia, a consultoria é focada no aconselhamento estratégico para organizações e profissionais em busca de mudanças que impulsionem sua presença no mercado executivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar