O que o coronavírus ensinou sobre o relacionamento entre empresas para potencializar os negócios
pixabay
*Por Bruno Beneduzzi
Estamos começando a nos aproximar do cenário pós-pandemia e muitas empresas já pensam em retomar parcialmente as atividades. Ainda assim, é consenso que todos iremos reinventar a maneira como trabalhamos. Reuniões, visitas presenciais em clientes e eventos em espaços fechados são apenas alguns dos tópicos a serem totalmente repensados neste ano.
Um ambiente favorável para manter o bom funcionamento do comércio entre empresas, mesmo à distância, é o marketplace B2B - um canal 100% online que permite potencializar negócios com segurança, agilidade, controle, economia e livre de qualquer contágio. Daqui pra frente, as empresas devem priorizar o contato remoto e a negociação virtual.
O objetivo dessas plataformas é promover o "match" entre fornecedores e compradores e fomentar mais negócios para as empresas. De um lado, compradores têm a chance de encontrar milhares de fontes de fornecimento em um único local, previamente analisadas, homologadas e com performance medida em dados transacionais.
Além disso, existe a vantagem de negociar melhores preços e prazos de pagamentos. De outro, os fornecedores aumentam a exposição de seus produtos e serviços, e podem ser facilmente encontrados por milhares de compradores. Uma possibilidade de aumentar as vendas com baixo investimento e pouco esforço.
Neste ambiente online, ambos os lados ganham. As empresas podem seguir sendo próximas de seus parceiros mesmo sem acessá-los fisicamente, já que a plataforma dos marketplaces possui mecanismos que possibilitam a interação entre comunidades de compradores e fornecedores por meio de uma combinação de tecnologia e serviços. Dessa forma, transações comerciais entre companhias são realizadas em um ambiente de alta performance, onde a informação é estrategicamente compartilhada e há serviços específicos para as necessidades do setor.
Em tempos de crise, marketplaces criam um ecossistema empresarial, no qual empresas formam uma rede relevante de negócios. A principal ideia de usar a tecnologia de ponta - como inteligência artificial, cloud computing, BI e machine learning no universo B2B - é levar ao mundo corporativo um conceito de comunidade.
É evidente que a crise provocada pela pandemia do coronavírus fez várias empresas repensarem seus modelos de negócios. O cenário de isolamento acabou abrindo diversas oportunidades para quem, antes, evitava se arriscar no ambiente online. O principal insight nesse sentido é que pode ser muito mais simples do que parece dar continuidade ao relacionamento com clientes e parceiros de negócios mesmo sem estar presente fisicamente.
*Bruno Beneduzzi é Diretor Comercial do Mercado Eletrônico
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário