Especialista comenta cinco dicas para evitar abusos no gerenciamento de impressões
Poucos profissionais dedicam atenção à gestão adequada dessa área e, assim, acabam desperdiçando dinheiro em processos que devem ser melhorados
É uma prática tão simples e corriqueira no dia a dia, mas que, sem o devido cuidado, pode impactar negativamente o orçamento e a operação de uma empresa. Hoje, a impressão de documentos ocupa posição fundamental na estratégia da organização, uma vez que não apenas demanda investimento financeiro considerável, mas também facilita a troca de informações interna e externamente. O fato é que poucos profissionais dedicam atenção à gestão adequada dessa área e, assim, acabam desperdiçando dinheiro em processos que devem ser melhorados. A seguir, cinco dicas para evitar abusos e conseguir implementar um gerenciamento adequado:
1 - Mensurar a quantidade de impressões
Quantas impressões uma empresa faz por dia, mês ou até mesmo ano? A pergunta, que parece simples, esconde um dos principais gastos que influenciam no orçamento corporativo. Para começar a gerenciar as impressoras da companhia, é essencial mensurar a quantidade de documentos impressos no local, identificando possíveis cortes.
2 - Fazer um levantamento de acordo com cada setor
Entretanto, não é para fazer apenas uma investigação quantitativa do total gasto com impressões. Também é preciso contextualizar e qualificar a gestão. Essa medida evita que a redução nos gastos com impressões impacte diretamente a produtividade dos colaboradores. Há departamentos e equipes que demandam maior quantidade de documentos impressos do que outros. É necessário levar em conta esses detalhes na estratégia.
3 - Instaurar uma política clara sobre o uso das impressões pelos funcionários
Entre milhares de impressões feitas mensalmente, é comum os colaboradores aproveitarem e imprimirem arquivos pessoais, como o trabalho do filho, cópias de documentos, entre outros. Isso faz com que o orçamento da empresa escoe a conta-gotas sem que os líderes identifiquem as causas dos custos elevados. É necessário instituir uma política clara de impressão para os colaboradores, garantindo que os suprimentos sejam utilizados apenas para tarefas corporativas.
4 - Cuidar dos equipamentos
Quando se fala em solução tecnológica, fazer a manutenção adequada e identificar a hora ideal do upgrade são fatores para o sucesso de uma empresa. Com as impressoras não é diferente. É necessário cuidar de todos os equipamentos e garantir o fornecimento adequado de suprimentos para não atrapalhar a rotina da empresa e, principalmente, garantir que tudo esteja sob controle.
5 - Contar com o apoio de uma empresa especializada
Por fim, entender que o trabalho de gestão de impressões em uma corporação não precisa ser feito sozinho no dia a dia. Os profissionais podem - e devem - contar com o apoio das empresas especializadas na área. Atualmente, é comum fazer contratos de outsourcing, em que a parceira fica responsável pela administração de todas as impressoras, garantindo que tudo transcorra dentro do objetivo, explica Rodrigo Reis, diretor comercial e sócio da Reis Office.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário