Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como manter a satisfação do cliente digital em tempos de pandemia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Por Anderson Mancini / Anderson Mancini
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Anderson Mancini Por Anderson Mancini

Por Anderson Mancini

A pandemia do novo coronavírus obrigou o mundo a ficar em casa. Hábitos comuns como ir às compras, almoçar em um restaurante ou mesmo ir trabalhar foram bruscamente interrompidos, mudando, de uma hora para outra, a relação entre empresas e consumidores. Neste cenário, o e-commerce se tomou a única alternativa para milhares de pessoas e as vendas online dispararam. Ao mesmo tempo que a demanda aumentou, também cresceu a exigência do consumidor, que muitas vezes se depara com sites sobrecarregados, produtos com preços abusivos, atrasos nas entregas e um fluxo de compras nada intuitivo. Então, como garantir uma experiência do usuário positiva em um cenário tão complexo?

Por mais que o e-commerce não seja essencialmente uma novidade – afinal, diversas empresas já faziam vendas online mesmo antes da pandemia –, nem todo empresário sabe administrar um site de compras. Quem trabalha com tecnologia e transformação digital sabe que não podemos colocar na mesma balança todos os empreendedores do país e os grandes marketplaces. A cozinheira que vende bolos no bairro ou um pequeno revendedor de produtos de beleza provavelmente não têm o capital de investimento para criar um e-commerce e dificilmente o farão agora, em um momento de crise.

Por outro lado, engana-se quem pensa que os sites estruturados há mais tempo não apresentam problemas. Por se tratar de um momento bastante conturbado, muitos deles não tiveram tempo suficiente para se estruturar, planejar e desenvolver melhorias. O que acontece muito, por exemplo, é deixar para perguntar a localização do usuário somente depois que ele já montou o carrinho e está prestes a fechar a compra. Se o produto que ele selecionou não estiver disponível na região de entrega, isso será bastante frustrante, gerando uma experiência negativa de compra. Por isso, o conceito de "monte primeiro, responda depois” deve ser substituído não só por este momento, mas para sempre.

Outro ponto importante é manter uma comunicação clara e objetiva com o consumidor. Avise-o sobre possíveis atrasos nas entregas ou dê a opção de retirar no local com agendamento prévio e sem contato humano. Ser transparente e demonstrar cuidado com o cliente reforça os valores das empresas e pode ser crucial para que os clientes se lembrem do posicionamento da marca durante e após a pandemia.

Além disso, uma das principais reclamações dos clientes e que tem chamado bastante a atenção de órgãos fiscalizadores são produtos com preços abusivos. Isso vale não somente para itens cuja procura aumentou nos últimos tempos, como álcool em gel e itens de limpeza. Muitas vezes, é inevitável que o custo de produção aumente, por diversos fatores, mas ser transparente na hora de repassar esses custos é o melhor caminho.

Por fim, é preciso mostrar para o consumidor que os valores da empresa não se perderam por conta da crise. Mantenha contato pelos canais digitais, demonstrando que já tem um processo de trabalho que permite o funcionamento e operação de maneira remota. Mostre que você está não só atendendo a demanda, mas também se preparando e se fortalecendo para quando toda essa situação passar. Diga aos seus clientes existentes como você está atendendo de novas maneiras. Quem sabe, entre em contato com potenciais leads oferecendo novos produtos ou serviços. Comunicar o público sobre atitudes empreendedoras inspira, ajuda a dar esperança e aliviar a sensação de que o mundo parou. Aproveite para avaliar as mudanças implementadas nesse período – será que elas não podem se tornar permanentes? Todo esse conjunto de ações ajuda a dar credibilidade ao seu negócio e inspirar confiança para o consumidor agora e depois.

Sobre Anderson Mancini
Apaixonado por tecnologia, fundou aos 18 anos a Neotix Transformação Digital e desde então, vem participando do desenvolvimento de mais de novecentos projetos digitais em parceria com clientes de diferentes segmentos. Especialista em usabilidade e estratégias digitais, Anderson também é palestrante nas áreas de tecnologia, inovação e UX.

Sobre a Neotix Transformação Digital:
A Neotix Transformação Digital é uma consultoria em focada em UX (User Experience) que cria projetos digitais com foco em resultado. Com 20 anos de experiência, equipe multidisciplinar e metodologia única, propõe soluções tecnológicas personalizadas para empresas de diversos setores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar