Brasil,

Tendências e estratégias para o líder em um novo cenário, por Taiana Jung

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Arantes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Taiana Jung - Pedro Costa Taiana Jung - Pedro Costa

É possível dizer que a crise com o COVID-19 pegou o mundo de surpresa. Da noite para o dia, mudamos hábitos, alteramos radicalmente o modelo de produção dos negócios - sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Os governos passaram a buscar novas alternativas para a economia, a saúde, a segurança e tantos outros assuntos. O PIB nacional, que tinha previsão de crescimento, passou a ter previsão negativa. Bolsas de valores despencaram. As percepções dos sentimentos de insegurança e de medo aumentaram, ao mesmo tempo que a fé e o senso de coletividade também. Diante desse cenário, a figura do líder nunca foi tão importante e requisitada em todos os setores: do empresarial, do governo, do terceiro setor, de instituições religiosas e familiares.

Como ter respostas assertivas, criativas e humanizadas? Ser resiliente? Ter foco? Passar confiança e inspirar? Um desafio e tanto que se pode dizer que faz parte do conjunto de características de um líder. Porém, nesse momento, a diferença é que novos fatores foram incluídos, como, por exemplo, a velocidade e a qualidade das respostas à crise. Ou seja, a tomada de decisão, que será responsável pela manutenção do negócio, o cuidado com as pessoas e o pronto atendimento as necessidades da sociedade. Sendo assim, a grande questão é o equilíbrio entre essas características do líder e o tempo, a velocidade e a capacidade de revisão de rotas para ajustar e gerenciar as perdas.

A velocidade exige mais precisão e pode ser encontrada na capacidade analítica, na organização de dados, na utilização de ferramentas tecnológicas, na escuta ativa e na colaboração do time. Mas para que isso surja efeito, o foco deve ser compartilhado e traduzido em metas e ações claras - por meio de uma comunicação eficaz, com canais de fácil acesso. E como fazer tudo isso a distância, em um modelo de trabalho que em poucos dias atrás não se aplicava? É aí que entra a capacidade de mudança e adaptação de todos. O líder precisará não só incorporar e aprender, mas também buscar formas de “humanizar” o virtual, que nesse momento, também, passa por grande mudança de uso e apropriação, já que anteriormente a relação da “máquina” com a pessoa era quase que uma intimidade. Atualmente, essa mesma máquina (laptop, celular, etc) que o conectava ao seu universo particular e idealizado, passa a ser, ao mesmo tempo, a sua ferramenta de trabalho e de todos os tipos de relacionamentos, seja de atuação por meio de reuniões e congressos, a lazer e realização de encontros familiares - festas como aniversários, entre outros.

Nesse sentido, no âmbito do mundo do trabalho é possível criar uma rotina de conversas, pontos de checagem, momentos de integração como cafés virtuais, incluir meditação, buscar formas alternativas de escutas que acolham as diferentes necessidades, pois todos precisam sentir-se seguros, acolhidos e ouvidos presencialmente ou a distância. Nesse momento as fragilidades são maiores do que parecem ser!

E depois do fator tempo, aparece o fator cuidar. Nesse caso, o cuidar de si próprio e do outro, pois humanizar começa da pessoa para a organização e não ao contrário. Por isso, pergunte-se: você está investindo tempo suficiente cuidando de si mesmo? Por exemplo, meditando, se autoconhecendo, praticando atividade física e se alimentando bem para que você possa ser a melhor versão de si mesmo liderando os outros? Como você vai medir seu próprio desempenho? Como quer que sua liderança seja lembrada depois dessa crise?

O líder em tempos de gestão de crise, entre outras competências, precisa ser resiliente. Resumidamente, a resiliência pode ser compreendida como a capacidade de pessoas e organizações superarem à crise e construírem ações positivas a partir de eventos negativos. Isso permitirá a construção de novos aprendizados, o fortalecimento do negócio, das pessoas e contribuirá com a percepção positiva da empresa perante a sociedade. O que vai mudar o mundo é o propósito, as boas estruturas organizacionais, as boas lideranças, os bons processos decisórios, as boas relações de cooperação e as boas intenções seguidas de práticas!

SOBRE

Taiana Jung
Gestora Técnica

Atua há mais de 15 anos nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa, formação e avaliação. Possui larga experiência em facilitação e mediação de eventos e formações. É Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisa Social (ENCE/IBGE), Personal Coach (Sociedade Brasileira de Coaching), Mediadora de conflitos (Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), Especialista em Organização Espacial do Rio de Janeiro e Licenciada em Geografia (UFF). No setor público, foi chefe do Centro Social da Fundação Leão XIII. Na área acadêmica, já atuou como Professora no curso de graduação em Geografia (UERJ-FFP) e como Pesquisadora convidada do Departamento de Endemias (ENSP/Fiocruz). Compõe o grupo de orientadores do CIEDS. Atualmente, é gestora do Grupo de mulheres “Somos Empreendedoras”, com mais de 160 participantes em Niterói. Desde 2008, é sócia gerente da Logos Consultoria, na qual exerce a função de diretora técnica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar