Como Planejar Minha Carreira em Tempos de Coronavírus?
*Por Beatriz Campos
Diante do atual cenário de caos mundial, tenho percebido durante as sessões uma intensa preocupação das pessoas com o futuro das organizações e quais as alternativas de carreiras que os profissionais podem ter. Muitos questionam sobre o desenvolvimento da carreira, as possibilidades de desemprego e os riscos que podem se submeter.
Para alguns, o ócio pode ser uma tortura. Já outros estão aproveitando o momento para refletir. Há, ainda, aqueles que se mantêm interligados ao ritmo normal de comprometimento e produtividade por meio do trabalho remoto. Sem dúvidas, estamos em uma "Nova Era", em que temos percebido uma necessidade de criar outros hábitos e, talvez, realizar uma mudança definitiva de cultura em vários âmbitos de nossa vida cotidiana.
Basta considerar o que temos visto na mídia: políticos realizando reuniões e votações no Congresso Nacional de forma virtual, além de shows, programas televisivos e atividades esportivas que continuam sendo feitos, mas agora sem plateia. Também existem aqueles casais apaixonados que não puderam adiar a união conjugal e estão realizando a cerimônia virtualmente.
Além disso, o Conselho Federal de Medicina saiu da zona radical e abriu campo para a telemedicina (atendimento online), integrando médicos a pacientes. Também temos profissionais de várias áreas ampliando o alcance e disponibilizando seus cursos e materiais para estudos no formato digital. Por isso, são muitas as variáveis que devemos considerar antes de qualquer previsão, pois até aquelas situações que achávamos muito distantes, agora podem ser vistas como possibilidades reais.
Mesmo que o governo brasileiro colabore financeiramente com as pequenas e médias empresas, não estamos livres do desemprego em massa. E, diante dessa nova configuração de trabalho que estamos vivenciando, creio que as organizações vão intensificar ainda mais a modalidade home office ou, até mesmo, os escritórios físicos poderão deixar de existir para que todas as estruturas estejam em um ambiente 100% digital.
Dito isso, se você está preocupado com sua carreira é importante se perguntar: "O que estou fazendo para me reinventar?"; "O que o mundo realmente está precisando?"; "Onde eu desejo chegar para me realizar pessoal e profissionalmente?". Perceba que você precisa ser atuante e se mostrar imprescindível para sua organização. Por isso, seja um colaborador que faz a diferença e mostre as suas habilidades e competências. Se antes do isolamento social já era assim, imagine agora.
Aproveite o ócio e reflita. Esse é o momento de se aperfeiçoar e buscar conhecimentos que agreguem ainda mais valor para o cargo que você executa. Desenvolva-se e planeje novas ações para sua carreira. É hora de criar, achar soluções e de humanizar diante do caos econômico que está por vir.
Portanto, a frase "não tenho tempo" deve ser extinta. Trace metas e objetivos, se "autoconheça" e se destaque para conquistar o espaço que deseja. E lembre-se: só se atinge o topo de degrau em degrau. Como o autoconhecimento é o primeiro passo, comece fazendo uma introspecção sobre seus reais sonhos no contexto atual.
Depois, é necessário identificar as suas ações, perseverar suas metas e avaliar cada etapa. Somente assim você conseguirá avaliar se realmente está próximo do objetivo de brilhar em sua carreira.Esse novo profissional será aquele que possui inteligência emocional. Trata-se de uma época em que será muito importante ter boa capacidade para lidar com os momentos de estresse e de encontrar soluções de forma sensata.
Tenho certeza de uma coisa: aqueles que se tornarem mais focados na questão humanitária e no bem-estar das pessoas, poderão ser mais bem sucedidos. O contexto mundial de caos surgiu para mostrar que a humanidade precisa se tornar mais sensível em relação à importância da empatia, do amor, da benevolência e da solidariedade.
Tanto as pequenas crises quanto as grandes tragédias servem para nos tirar da zona de conforto e nos conduzir para as mudanças necessárias. Por isso, aproveite esse momento para se reinventar e ser um verdadeiro profissional. E esteja preparado para a Nova Era!
*Beatriz Campos é psicóloga da Telavita, plataforma de psicoterapia online, e possui mais de 30 anos de experiência nas áreas empresarial, escolar e clínica
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário