5 dicas para autônomos e pequenos comércios se planejarem financeiramente durante o período de coronavírus
Otávio Machado, especialista em educação financeira - Divulgação
Especialista em educação financeira da Creditas orienta a como ter um bom planejamento para dar os passos certos em momentos de incerteza econômica
Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil segue em isolamento social para evitar a rápida proliferação do coronavírus. Neste cenário e com o avanço da tecnologia, muitas empresas e profissionais conseguem trabalhar remotamente, porém, outros dependem da exposição para que seu trabalho gere receita. Para pequenos comércios e quem presta serviços autônomos, é importante ter um planejamento financeiro bem traçado, rever despesas e até buscar outras formas de renda. Para isso, Otávio Machado, especialista em educação financeira da Creditas, principal plataforma online de crédito com garantia do Brasil, elencou algumas dicas para facilitar o processo para que possam sair desta fase da melhor forma. Confira:
Lidar com a inadimplência
Para quem não tem um fundo emergencial, a inadimplência pode ser uma das sensibilidades em períodos como este, pois o fluxo de caixa pode não ser capaz de tapar possíveis “buracos” com a queda da receita. Por isso, negociar o pagamento com os clientes é imprescindível. “É melhor diminuir um pouco a margem de lucro, do que deixar de receber. Por isso, reveja prazos, dê descontos para pagamentos à vista, facilite pagamentos e renegocie parcelamentos. É um período difícil, em que muitos estão passando pelas mesmas dificuldades.”
Lidar com as dívidas
Estes momentos tendem a ter uma inadimplência e expectativa de juros futuros maiores, então, não é uma boa hora para quitar ou renegociar dívidas. “Descapitalizar não é uma boa opção, pois não sabemos quanto tempo vamos ficar com a economia fragilizada. Ao mesmo tempo, não fique com “medo” de não ter dinheiro e não pare de pagar as contas. Se possível, reduza e negocie contas fixas e gastos, mas não fique inadimplente, pois, ao final do período, pode levar um tempo para reverter a situação”.
Planejar melhor os gastos
É importante que o foco dos gastos seja em bens de primeira necessidade, como comida, água ou luz e que os cortes não signifiquem em mudanças radicais no estilo de vida da pessoa. “Em momentos de quarentena, é importante fazer um esforço para manter uma qualidade de vida dentro de casa, então, gastos com internet, entretenimento online ou vídeoaulas ganham ainda mais relevância para a distração e agregar conhecimento.”
Reserva de Emergência
Um dos pontos sempre reforçado pela maioria dos educadores financeiros, é a importância de se ter uma reserva de emergência. “Autônomos e pequenos comércios devem se preparar para situações inesperadas e que possam fazer a renda diminuir. A reserva de emergência serve para momentos como o que estamos passando”, diz Machado. Mas é preciso atenção ao usar esse dinheiro. “A ideia não é gastar todos esses saldos, mas sim, ter a oportunidade de usá-los caso a renda tenha sido muito afetada”, aponta.
Fortalecer autônomos e pequenos comércios
Essa é uma dica que vale para todos: esta é a hora de os consumidores adquirirem produtos e serviços dos menores estabelecimentos e dos autônomos para ajudá-los em seus negócios. “Essa atitude, além de ajudar as pessoas, é benéfica para a economia e para que a concorrência não diminua,” conclui Machado.
Sobre a Creditas
A Creditas é a principal plataforma online de crédito com garantia do Brasil e oferece quatro produtos principais: empréstimo com garantia de imóvel, empréstimo com garantia de veículo, consignado privado e financiamento de veículo. Fundada em 2012 pelo espanhol Sergio Furio, a fintech tem o propósito de viabilizar suas novas conquistas. Essa modalidade de crédito é diferenciada porque oferece taxas mais baixas, parcelas menores, valores maiores e prazos de pagamentos mais longos. Seu DNA digital permite usar a tecnologia para escalar o negócio, otimizar processos e melhorar a experiência dos clientes – sem dispensar o atendimento personalizado, prestando consultoria e oferecendo educação financeira. A Creditas também oferece soluções especiais para quem quer reformar a casa e comprar, vender ou trocar de veículo e de imóvel. Com sede em São Paulo, a Creditas conta com mais de 1.600 Tripulantes (colaboradores) e já recebeu R$ 1,2 bilhão em investimentos de fundos internacionais de Venture Capital. A empresa tem se destacado nos rankings da KPMG, Business Insider, Glassdoor e LinkedIn, sendo apontada como uma das fintechs mais promissoras e inovadoras do mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário