Brasil,

Além da teoria: Gestão do ciclo de vida de sistemas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MFM T
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O ciclo de vida útil de um determinado produto, objeto ou serviço em condições satisfatórias de uso transcende pelas etapas de criação, evolução, decadência e decesso, no entanto, antes de dissertar sobre cada ciclo, é necessário fazer uma reflexão sobre: “A missão do TI”.

A Tecnologia da Informação é a ponte entre um problema ou necessidade de alguém e uma solução. Este conceito, quando compreendido, enfatiza o papel destes profissionais, ressaltando que para se criar uma solução é preciso incialmente ter uma problemática. “O primeiro passo para o profissional de TI é compreender que a disciplina vai além de códigos e números, é preciso gostar de solucionar problemas. Na prática os códigos são apenas um caminho para desenvolver soluções de acordo com as necessidades das personas envolvidas”, enfatiza Fábio Araújo, CTIO da MFM TI.

Ao dialogar sobre “A Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas de Informação” é interessante recapitular a essência da expressão. O termo sistema vem originalmente da biologia e representa a união de partes individuais para a realização de um propósito. É o que ocorre por exemplo, no sistema digestório e respiratório do corpo humano. “Metaforicamente a gestão do ciclo de vida é operada com a mesma lógica, ou seja, cada profissional faz a sua missão em função de resolver um problema ou necessidade em conjunto com o time”, destaca Fábio.

A definição de uma determinada tecnologia para o desenvolvimento de uma solução conta com a análise das necessidades básicas de um projeto da qual irá atender, como o objetivo deste, o prazo e a verba disponível. Além disso, o mais importante é considerar se a tecnologia a ser aplicada irá atender as necessidades de manutenção e as novas imposições que surgirão no futuro.

Uma das características que destaca o ciclo de vida é a síntese da evolução, ou seja, um software ou um sistema que se altera de acordo com a sua necessidade de evolução, porém de acordo com Fábio Araújo o que determinará o final deste ciclo é o limite de sua longevidade, isto é, sua máxima capacidade de adaptação. “Obsoleta é a tecnologia que não atende mais as necessidades daquele que a utiliza”, comenta Fábio.

Neste processo a tecnologia pode antecipar as etapas do ciclo de vida. Com as novidades dos setores, muitas vezes o custo de uma determinada produção se eleva, ou torna-se inviável. É neste momento que as novas tecnologias aparecem com soluções e opções para o mercado, acelerando o declínio do ciclo para um novo início.

“O ciclo de vida se resume na capacidade de transformação de uma solução desenvolvida em um determinado tempo e a forma como a tecnologia pode evoluir de acordo com as novas necessidades ou problemas que surgirão . O futuro deste setor exigirá programadores que pensem na solução como um propósito e não apenas na programação de códigos. Este profissional terá que desenvolver mais habilidades e trafegar por diversas disciplinas”, conclui Fábio Araújo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar