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Como as empresas estão utilizando o Big Data para melhorar os resultados

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Análise de dados é usada para entender o comportamento e as principais necessidades dos clientes

Os dados são os maiores aliados para empresas que buscam acompanhar a transformação do comportamento do consumidor

A era digital vem transformando marcas e negócios com o avanço tecnológico e, assim, novas tendências de compra e consumo surgem constantemente. Milhares de dados são produzidos diariamente por usuários nos mais diversos canais: salvando fotos na nuvem, gravando vídeos, realizando compras, fazendo pesquisas, seguindo perfis no Instagram, enviando e-mails, visitando sites. Sim, eles estão em todos os lugares e já existiam antes do mundo online, mas é a partir desse momento ultraconectado que as informações passam a ser produzidas e mensuradas de maneira mais rápida e eficaz.

Segundo a Northeastern University, o total de dados armazenado no mundo em 2013 era de 4.4 zettabytes e até 2020 esse quantitativo deve atingir um total de 44 zettabytes. Levando em consideração que um único zettabyte equivale a 44 trilhões de gigabytes, o número assusta e levanta questionamentos sobre como todas essas informações devem ser tratadas, interpretadas e utilizadas por empresas para prever mudanças e transformar o mercado.

Nessa crescente, as organizações estão utilizando sistemas e inteligência de dados para direcionar decisões estratégicas, principalmente quando envolve entender o comportamento e preferências dos clientes. Chama-se de Big Data todo esse grande volume de dados produzidos diariamente e tratá-los da maneira correta pode gerar insights competitivos e diferenciar negócios em qualquer segmento de mercado. Inserir a análise de tendências, preferências e necessidades extraídas a partir das informações armazenadas com a interação de pessoas e sistemas, também auxilia no desenvolvimento de novas experiências, serviços e produtos mais assertivos. O grande segredo é colocar os dados como principais aliados para crescer exponencialmente.

Associado à nova era dos dados, o foco no cliente é um conceito impulsionador para a aplicação cada vez mais forte das práticas de análise. O comportamento do consumidor muda constantemente e novos hábitos surgem com a integração de tecnologias às jornadas de consumo. Captar e tratar métricas direcionadas a eles é fundamental para manter um bom relacionamento, prever acontecimentos, desenvolver práticas que aperfeiçoem a experiência do cliente e, principalmente, atender todas as expectativas que o consumidor depositou em uma empresa/marca.

Ary Vilhena Jr., CEO do Citrus, explica como novos negócios já surgem com a proposta de agregar a análise e o tratamento de dados de maneira assertiva para proporcionar a melhor experiência para clientes: “Os dados são os maiores aliados para empresas que buscam acompanhar a transformação do comportamento do consumidor, que agora, busca um atendimento personalizado e não apenas um bom produto. Foi justamente observando essa lacuna no mercado que desenvolvemos um conceito exclusivo para desenhar a jornada do cliente de maneira visual e entregar o melhor tratamento de dados, capaz de gerar insights para transformar negócios e proporcionar um relacionamento positivo entre consumidor e marca."

Pensando no cenário proporcionado pelo Big Data, o Citrus se mostra como uma plataforma de experiência do cliente que envolve comunicação, a conexão dos pontos de contato das jornadas dos consumidores e o tratamento das informações e dados gerados, através do uso de Inteligência Artificial e Machine Learning.

Não há dúvidas que implementar o uso de Big Data como parte estratégica de negócios é o próximo caminho para que organizações não percam espaço no mercado. Compartilhando dessa ideia e da visão do tratamento de dados em favor da experiência do cliente, a equipe de pesquisa e desenvolvimento do Citrus produziu um ebook gratuito com insights sobre como desempenhar bem o mapeamento dessas informações e analisar cada ponto da jornada do consumidor. Uma percepção que direciona o foco para o cliente e não para o produto.


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