Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Estudo dos hábitos de compra permite prever comportamento do consumidor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Amaral
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ter conhecimento de como o público se comporta pode ser uma vantagem na hora de direcionar as propagandas

Para realizar uma venda, é preciso convencer o cliente de que ele necessita daquele produto ou serviço. Em tese, todos os membros da sociedade são potenciais consumidores, o que difere um do outro são os hábitos de aquisição e como cada estratégia de marketing atinge e influencia na decisão de compra. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que somente três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, o que aponta uma tendência de compra baseada no desejo e não na necessidade.

A sensação de felicidade e prazer que adquirir um novo produto causa leva muitos consumidores a comprarem bens que não precisam, mas que, por algum motivo, naquele momento acharam ser necessário. Isso demonstra o poder que a propaganda tem e também como é fundamental para empresas e negócios terem uma estratégia de marketing efetiva para conseguir bons resultados na área de vendas. Entender como, quando e quais técnicas devem ser utilizadas para atingir um público específico faz parte da função do profissional de marketing, o qual, com base no estudo minucioso dos diversos fatores e princípios que influenciam o comportamento do consumidor, consegue traçar uma estratégia de divulgação direcionada ao público alvo.

Para colaborar com o trabalho esses profissionais, a Elsevier lança o livro Comportamento do Consumidor: construindo a estratégia de marketing, que tem como objetivo desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento sobre os hábitos de compra na criação de estratégias para alavancar as vendas. “A obra enfatiza a visão de consumo como um processo e faz as ligações das diversas influências que o consumidor recebe”, conta Cecília Lima Queirós Mattoso, revisora científica da obra. A ideia é justamente oferecer uma visão macro do processo de consumo, evitando limitações que podem atrapalhar na hora de criar a estratégia de venda da empresa.

Essa edição do livro foi atualizada levando em conta as mudanças causadas pelo processo de globalização, o qual afetou o setor de compras, uma vez que possibilitou o surgimento de novos meios para adquirir bens e serviços, como o e-commerce. As compras online cresceram no Brasil, segundo a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), 21% das pessoas revelam comprar semanalmente através de plataformas digitais, como lojas virtuais e aplicativos, sendo esse o maior número apontado desde 2014. Por conta disso, o livro Comportamento do Consumidor tem uma abordagem multidisciplinar que “pode ajudar as empresas a fazerem seu plano de marketing e suas pesquisas de mercado com uma visão mais abrangente do que é o consumo”, revela Cecilia. Dessa forma, o profissional de marketing não se restringe apenas aos hábitos passados e é capaz de adaptar-se às novidades e mudanças do mercado.

Sobre a Elsevier
A Elsevier é uma empresa global de informação analítica que ajuda instituições e profissionais a progredir na ciência e cuidados avançados com saúde e melhorar a performance para benefício da humanidade. Elsevier fornece soluções digitais e ferramentas nas áreas de gestão de pesquisa estratégica, R&D (Research & Development), performance, suporte para decisão clínica e educação profissional, incluindo ScientDirect, Scopus, ClinicalKey e Order Sets. A empresa publica mais de 2.500 publicações digitais, incluindo The Lancet e Cell, mais de 35.000 e-books, títulos e muitos trabalhos de referência, como Gray’s Anatomy. Faz parte do RELX Group, um provedor mundial de informação e análise para profissionais e instituições de diversas áreas da indústria. www.elsevier.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar