Trabalho home office pode ajudar as empresas durante os jogos da seleção na Copa?
Flexibilizar o trabalho pode ser uma solução eficaz e produtiva para as empresas
Esse é o momento perfeito para mostrar que a empresa se importa com o desejo dos seus funcionários.
A cada quatro anos o mundo para assistir os jogos da Copa do Mundo. As cidades ganham cores e o futebol vira tema principal em qualquer mesa, seja, no bar, no escritório ou a de casa.
Este ano a Copa será realizada na Rússia e apesar do fuso-horário 2 dos jogos do Brasil acontecerão durante o horário de expediente.
E com boa parte do país ligado nas partidas torcendo pelo s e i s, como as empresas podem conciliar os jogos sem comprometer a produtividade?
Bem, a solução pode ser muito mais simples do que você imagina, e foi utilizada por muitas empresas nas últimas semanas devido à greve dos caminhoneiros.
Como à greve interrompeu o fluxo nas estradas brasileiras gerando reflexo em todo o país, muitas organizações adotaram o teletrabalho, conhecido também por home office, como uma alternativa para que seus colaboradores pudessem trabalhar sem prejudicar a jornada de trabalho.
Segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho, atualmente 12 milhões de brasileiros atuam no modelo home office, e a tendência é que esse número cresça nos próximos anos.
Para a advogada em direitos trabalhistas Cecília Teixeira de Carvalho do escritório Bobrow Teixeira de Carvalho, a adoção desse modelo pode ser uma solução para as empresas que não podem parar durante os jogos da seleção. "O futebol é uma paixão brasileira, mas nem todas as empresas possuem espaços disponíveis ou podem parar seus processos durante as partidas. Nesse caso o Home Office pode ser uma solução eficaz", comenta a advogada.
Vale ressaltar que as organizações não são obrigadas a dispensar os colaboradores durante a Copa. Mas como relata a advogada, os líderes e gestores aproveitaram o evento para criar estratégias de motivação. "Esse é o momento perfeito para mostrar que a empresa se importa com o desejo dos seus funcionários. Muitos criaram espaços descontraídos para assistirem os jogos, decoraram os departamentos com bandeirinhas e confetes. Tudo isso para incorporar o clima de festa, mas a cidade tende a parar durante as partidas e isso pode atrapalhar a mobilidade de quem mora longe. Uma das formas de beneficiar esses colaboradores é oferecer a possibilidade de trabalharem de suas casas".
Pesquisas revelam que a mobilidade é um dos principais fatores que beneficiam o colaborador no modelo home office, pois otimiza o tempo gasto no trajeto até o escritório, que pode gerar estresse afetando a produtividade dos funcionários.
Como adotar o home office na sua empresa?
Apesar de algumas empresas adotarem há bastante tempo, o home office é um tema recente no Brasil e apenas em 2017 foram criadas regras específicas para este modelo de trabalho.
Mesmo com a regulamentação, esse assunto ainda gera muitas dúvidas e reproduz visões negativas em relação às rotinas de trabalho.
Engana-se quem pensa que trabalhar home office é trabalhar em casa de pijama, sem muita responsabilidade. Apesar da tradução literal ser trabalho em casa, essa é uma forma genérica de definição, uma vez que o trabalho pode ser realizado em espaços alternativos, ou seja, quando a pessoa realiza as atividades em cafés, hotéis, espaços coworking, entre outros.
Outro equívoco muito comum está relacionado a trabalhar 100% longe da organização. Trabalhar remoto não significa que o profissional não precisará mais ir até a empresa. Nos modelos mais comuns é estipulado um cronograma de reuniões presenciais que devem acontecer a cada 15 dias. Existem ainda profissionais que trabalham home office apenas 2 ou 3 dias na semana, ou aquelas empresas que permitem que seus colaboradores fazem home office em casos específicos como o de grandes eventos como a Copa do Mundo, greves e ponte de feriados.
Mas a pergunta que não quer calar é: como essas empresas administram a jornada de trabalho e a produtividade do colaboradores que trabalham home office?
Bem, um dos principais fatores que permitem com que os colaboradores trabalhem home office é a tecnologia. Podemos dizer que também é por meio dela que as empresas conseguem acompanhar o trabalho dos colaboradores que trabalham fora dos escritórios convencionais.
Atualmente existem diversas ferramentas como: Slack, Trello, Evernote e Dropbox, que permitem às empresas manterem uma comunicação ativa para acompanhar as estratégias, produtividade e comprometimento das equipes.
Já para administrar o horário de trabalho existem sistemas como o do PontoTel que permitem os colaboradores realizar o registro de ponto via celular, tablet ou computador. Auxiliando as empresas no controle e gerenciamento das jornadas para esses colaboradores que realizam home office de forma contínua ou em grandes eventos.
Website: http://www.pontotel.com.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Cibersegurança e os cuidados no home office
- Home office tem limite? O trabalho à distância como diferencial competitivo para as empresas
- Home-office e jornada híbrida oferecem vantagens para empresas e trabalhadores
- Empresas investem no ponto digital para otimizar o trabalho home office
- Home office alivia o peso da alta do combustível
- Publicada MP que permite trabalho híbrido e por produção no home office
- Home office não influencia na decisão por vaga de emprego
- Home office: ferramentas auxiliam empresas a se adaptarem
- Home office foi realidade para poucos brasileiros
- De volta ao home office: empresas devem estar atentas aos riscos relacionados a falhas de segurança cibernética
- Especialista alerta sobre os cuidados em relação à adoção de postura adequada no ambiente do home office
- Home office e Covid-19: como manter uma comunicação estreita entre empresa e funcionários?
Adicionar comentário