Thinkseg compra Bidu Corretora
ANDRE GREGORI
Na primeira operação de aquisição entre insurtechs no Brasil, Thinkseg aumenta o alcance de sua marca no País e reforça sua área de inteligência de dados para a venda de seguros com preços dinâmicos
São Paulo, junho de 2018 – Nesta semana, a Thinkseg assume posição de maior insurtech de inovação do Brasil ao adquirir a start-up de seguros Bidu. As conversas entre a Thinkseg com os investidores da Bidu se iniciaram no final do ano passado. É a primeira transação entre insurtechs no setor de seguros no Brasil. Em 2018, as duas insurtechs foram mencionadas no relatório “Goldman Sachs Global Investment Research” como líderes em inovação no mercado de seguros no País.
“A compra tem o objetivo de aproveitar o conhecimento de vendas, de marketing digital e de business intelligence da Bidu”, afirma o CEO da Thinkseg, Andre Gregori.
Após a compra da Bidu, a carteira da Thinkseg passa a somar mais de 23 mil clientes ativos e quase 2 milhões de clientes cadastrados. O volume de prêmios estimado das duas insurtechs passa a ser de R$ 85 milhões, 90% referentes a prêmios de seguro auto. Além disso, a empresa incrementa sua participação de mercado na maioria dos estados do País e aumenta suas vendas online, especialmente no segmento de seguro auto, carro-chefe da Bidu desde seu lançamento.
As insurtechs Bidu, de 2011, e a Thinkseg, de 2016, são precursoras de um trabalho inovador no setor de seguros no Brasil. O ineditismo dessa operação, no segmento de insurtech no País, inicia um caminho natural para a alavancagem do modelo de negócio das start-ups de seguros via aquisição. “Somos os primeiros a realizar esse tipo de operação entre insurtechs, mas veremos outras transações no Brasil e no mundo daqui para frente”, afirma o CEO da Thinkseg.
Na avaliação do ex-CEO da Bidu, Rodolpho Gurgel, agora, sócio da Thinkseg, “o impacto das fintechs já começa a ser observado no dia a dia das pessoas e algumas destas empresas, como a Nubank, já viraram marcas consolidadas neste espaço. O impacto econômico das insurtechs será muito maior, embora esse ciclo esteja apenas começando. A combinação de expertises, como o uso de tecnologia aplicada ao marketing, como construímos na Bidu, combinada à aplicações mais especializadas de atuária e otimização de backoffice, que estão no DNA da Thinkseg, impulsionarão essa tendência”, diz Gurgel.
A Bidu, uma das primeiras corretoras de seguro online do País, tem experiência na aquisição de clientes e inteligência de dados. Hoje, é líder isolada na geração de tráfego orgânico e na captação de clientes para diversos tipos de seguros.
Já a Thinkseg tem expertise na tecnologia de parceria direta com diferentes seguradoras e empresas de assistências de seguros, o que permite a montagem de combos de seguros personalizados nos ramos auto, vida e gadgets (celular). No ramo auto, por exemplo, um produto exclusivo segue a linha “pague como você dirige” (pay how you drive), que tem a precificação atrelada ao jeito da pessoa se comportar no volante. As operações com os combos de seguros são concretizadas em ambiente online, seja no segmento pessoa física (B2C) ou pessoa jurídica (B2B). Atualmente, a Thinkseg tem11 seguradoras parceiras. Além delas, há mais três empresas de assistências parceiras que oferecem serviços como guincho, manutenção e reparos.
Ao contar, agora, com modelos preditivo altamente calibrados e embasados em mais de 8 milhões de cotações, feitas desde 2011 pela Bidu, e um tráfego orgânico que chega próximo dos 600 mil usuários por mês, a Thinkseg antecipa anos de aprendizado e interações, além de escalar suas vendas para outro patamar.
“Com a aquisição, será possível trabalhar toda a cadeia produtiva do mercado de seguros com maior flexibilidade, assertividade e eficiência, unindo a experiência da Bidu, em captação de clientes e inteligência de dados, com a capacidade da Thinkseg na formatação e precificação dinâmica de produtos de seguro em parceria com as grandes seguradoras do mercado”, diz Andre Gregori.
Apesar da aquisição, as operações e os sites de ambas as empresas permanecem independentes, garantindo toda a qualidade e variedade de produtos que são oferecidos pela Bidu e pela Thinkseg. Também como parte da transação, o ex-CEO da Bidu, Rodolpho Gurgel, e outros 3 gestores da companhia, passam a ser sócios da Thinkseg.
Segundo dados do Comitê de Insurtechs da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, há 78 insurtechs no Brasil. No mundo, são aproximadamente 1,5 mil empresas.
Sobre a Thinkseg:
Start-up de seguros (insurtech) que conecta seguradoras, corretores e clientes. O modelo de negócio da Thinkseg entrou em operação em abril de 2016, propondo uma mudança na cultura tradicional do setor de seguros por meio de modelos preditivos e formação de preço personalizado nos produtos levados às pessoas físicas (B2C) e jurídicas (B2B). Iniciada por um único investidor, a Thinkseg não tem participação de grandes bancos, seguradoras ou fundos de investimentos. O resultado disso é a independência, transparência e agilidade para a solução das demandas dos clientes. Todas as etapas de qualquer contratação de seguro podem ser acompanhadas no celular pelo app Thinkseg. Instagram: thinksegoficial; Facebook: thinkseg; Twitter: thinkseg
Sobre Andre Gregori:
CEO e fundador da Thinkseg. Em 2010, iniciou o negócio de seguros como sócio do BTG Pactual, criando desde o zero a BTG Pactual Seguridade. Em 2016, Gregori deixou o banco para se dedicar ao projeto da start-up de seguros Thinkseg. Antes de passar pelo BTG Pactual, já havia iniciado a Fator Seguradora, permanecendo nela até 2010, quando se tornou a empresa mais rentável do grupo Fator.
Sobre a Bidu:
Start-up de seguros (insurtech) que atua como plataforma online de recomendação, comparação e contratação de seguros. Desde a sua criação, em 2011, mais de 8 milhões de pessoas já compararam preços e coberturas de diversos tipos de seguro, entre eles seguro auto, seguro viagem, seguro residencial, seguro de vida e plano de saúde, além de determinados produtos financeiros, como cartões de crédito e empréstimos. Por meio de conteúdo objetivo e didático e da construção de modelos preditivos para melhorar a experiência do cliente e a conversão em vendas, a Bidu busca conectar cada usuário com o melhor produto ou parceiro para ele, considerando seu perfil, suas necessidades e seus desejos.
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