Uso correto do capacete pode reduzir até 40% de acidentes fatais com moto
O capacete é o item de segurança mais importante para o motociclista. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização do acessório reduz em até 40% o risco de morte e em até 70% as chances de o motociclista ter lesões mais graves na cabeça. Não para por aí. O Ministério da Saúde, com base em outros estudos, aponta que traumatismos cranioencefálicos e 65% dos traumatismos da face são prevenidos com o uso do capacete.
A necessidade de se usar equipamentos de proteção se demonstra ainda mais importante quando se verifica o número de acidentes sofridos por motociclistas. De janeiro a setembro de 2014, a moto foi o veículo que teve o maior número de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT, com 75% do total de indenizações, sendo que a motocicleta corresponde a apenas 27% da frota nacional. Se você quer diminuir o risco de acidentes, precisa se prevenir.
motociclista que utilizar equipamento sem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) pode sofrer penalização de infração grave. O prejuízo é de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na carteira.
Existem diversos modelos de capacete disponíveis no mercado. O ideal é comprar um capacete que tenha tamanho correto. O acessório deve ficar justo à cabeça, caso contrário, a probabilidade de o equipamento cair com o impacto é maior, expondo o motociclista a risco.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>