Brasil,

Conciliar carreira e família ainda é motivo de preocupação para mulheres

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Winge
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

SINDSEGRS promove encontro de mulheres para debater o assunto

As mulheres de hoje em dia passam por uma situação que suas avós não enfrentavam: equilibrar na balança carreira e família. Para a psicóloga e terapeuta de família e casal, Gabriella Moller, este é um dos principais dilemas da mulher moderna. “Cada vez mais mulheres estão tendo acesso a estudo e cargos significativos no mercado de trabalho e, concomitante a isso, a atual crise econômica requer duas rendas familiares para que se tenha estabilidade financeira”, salienta. A grande dificuldade, segundo ela, é que só se somam e atribuem funções variadas a mulher, sem que se retirem ou abra mão das anteriores, gerando um acúmulo de funções. “Isso gera não só um desgaste físico, mas também emocional que afeta sua saúde física e mental, fazendo com que cada vez mais elas se questionem quanto as suas escolhas”, explica Gabriella.

Alguns sentimentos são bastante comuns para quem está passando por um momento assim: incapacidade, falta de reconhecimento, exaustão física e mental e aumento da ansiedade e infelicidade. “Para lidar com estes sentimentos, é importante que cada mulher primeiro possa reconhecer o quanto estes sentimentos são atribuídos a pensamentos realmente seus ou resultados de julgamentos feito por outros”, destaca. A psicóloga explica que muitas vezes as pressões externas e coisas que as pessoas falam não condizem com a realidade e com os valores de cada uma e acabam gerando estes sentimentos negativos. “Entender que eles são derivados de interferências externas nos ajuda a criar mecanismos para que possamos nos proteger disso, nos mantendo mais fiéis ao que acreditamos e consequentemente mais leves”, afirma Gabriella.

A chegada dos filhos costuma ser um destes pontos críticos na trajetória de vida das mulheres, uma vez que elas precisam lidar com muitas mudanças nas suas rotinas, nas suas realidades, além de trazer inseguranças quanto a criança que chega e os cuidados que ela requer. “Dentro desta realidade, o papel que pode ser desenvolvido pelas empresas para facilitar este momento é, em primeiro lugar, garantir os direitos desta mulher - no sentido de licenças e período de afastamento -, fazer com que ela participe de uma preparação junto a pessoa que ficará em seu lugar e também realizar uma readaptação no seu retorno”, aponta a psicóloga. Mesmo que, de maneira geral, este cenário tenha se tornado cada vez mais comum, a chegada de um filho cria muita expectativa e apreensão feminina pela maneira como sua empresa conduzirá este processo.

“Infelizmente ainda temos um preconceito grande em relação as novas mães, pois se acredita que esta funcionária não vai ser tão produtiva quanto anteriormente ou as demais. Mesmo que tenha havido mudança de prioridade em sua vida com a maternidade, o que é completamente normal, a mulher que opta ou necessita trabalhar fora precisa deste acolhimento para conseguir desempenhar todas suas funções”, afirma. Já as mulheres que criam os filhos sozinhas passam ainda por um dilema ainda mais complicado, uma vez que não possuem alguém para compartilhar suas angústias e inseguranças deste momento e também para dividir as novas tarefas e rotinas. “Se a empresa estiver preparada para lidar com este cenário, pode facilitar o processo para ambos os lados, adaptando horários de forma que fique bom para todos. A chave para o sucesso é a comunicação entre funcionária e empresa”, garante Gabriella. Ela afirma ainda que não necessariamente uma mulher que tem filhos produz menos, pois quem passa pela experiência da maternidade se torna cada vez mais capaz de desenvolver habilidades para lidar com problemáticas, por lidarem com situações intensas e exigentes. “Há estudos que comprovam que mulheres que são mães tem sua capacidade afetiva e de compreensão aumentada, além de hormonalmente serem mais aptas a produção de substâncias que estabilizam o humor, baixando a taxa de possíveis transtornos de humor ou ansiedade’, destaca. O apoio da família e de amigos em todo este processo é fundamental e a busca por um psicólogo também pode ajudar a preparar a mulher para enfrentar da melhor maneira os novos desafios.

A psicóloga e terapeuta de família e casal, Gabriella Moller, será palestrante de um evento especial do Sindicato das Seguradoras do RS (SINDSEGRS) no dia 19 de março, às 9h. O evento, que acontece na sede do sindicato, destina-se a mulheres em geral e faz parte das comemorações do Dia da Mulher. “Nosso mercado é predominantemente masculino e vemos com muito prazer a participação feminina aumentando nos últimos anos. Então quisemos aproveitar a data e, além de parabenizá-las, realizar um evento para promover a troca de ideias aqui na nossa casa. Será um evento feito por mulheres e para mulheres”, destaca o presidente da entidade, Guacir Bueno. O evento é gratuito, mas é necessário realizar inscrições antecipadamente através do e-mail ou pelos telefones (51) 3221.4333 e 3221.4960.

Serviço:
Palestra: Carreira e família uma combinação possível
Data: 19 de março
Horário: 9h
Local: SINDSEGRS - Avenida Otávio Rocha, 115 7o andar
Inscrições: Gratuito - Necessário realizar inscrição através do e-mail ou pelos telefones (51) 3221.4333 e 3221.4960


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar