Brasil,

Outubro Rosa – Conscientização e informação são as melhores alternativas na luta contra o câncer de mama

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mili Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Crédito Divulgação. Crédito Divulgação.

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, por isso, A Sós investe em diversas ações de conscientização em outubro, além de estar presente para auxiliar sintomas durante o tratamento quimioterápico

Desde 1990, o mês de outubro é lembrado como o mês da prevenção ao câncer de mama, com o Outubro Rosa. Apesar da conscientização ter que circular durante todo ano, o esforço para alcançar mais pessoas e difundir ainda mais a informação acontece neste mês. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com uma taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os números alarmantes de mortalidade feminina reforçam a necessidade de ações efetivas para que haja prevenção e pré diagnóstico da doença. Pensando em contribuir e unir forças em prol da causa, a A Sós – empresa de saúde e bem-estar íntimos – realizará várias ações ao longo de todo mês de outubro, desde distribuição de cartilhas informativas até a participação em eventos destinados ao público feminino.

As ações fazem parte do #Ummilhãodemulheres, um projeto social da A Sós que visa alcançar, por meio da informação, o maior número possível de mulheres brasileiras. “Nós acreditamos que, quando as mulheres avançam, a sociedade toda caminha! Por esse motivo, investimos no conhecimento sobre saúde e sexualidade para que elas possam decidir sobre seus corpos. Nossa meta é que um milhão de mulheres se tornem empoderadas”, comenta Paulo Arêdes, CEO da A Sós.

A primeira ação já começou no dia 1º de outubro, em que todos os pedidos despachados pelos centros de distribuição serão acompanhados por cartilhas de conscientização contra o câncer de mama. Além disso, a empresa apoia dois eventos destinados às mulheres. Um deles acontece no dia 19 de outubro, em São Carlos-SP, o “Conexão Rosa: Yoga e Saúde Pélvica” – que, em homenagem ao Outubro Rosa, reunirá mulheres para um momento de autocuidado e empoderamento, com meditação guiada, yoga focada em fortalecimento pélvico e palestras sobre saúde feminina e fisioterapia pélvica. O outro, também no dia 19, será no Projeto “Despertar – Corpo em Movimento”, que acontece no Quintal do Chalé em Belo Horizonte -MG, onde mais de 100 mulheres participarão de vários exercícios em busca de saúde e melhor qualidade de vida.

Auxilio para pessoas em tratamento

Além do apoio e da disseminação de informações pertinentes à saúde feminina, a A Sós faz parte do dia a dia de milhares de mulheres em tratamento quimioterápico, com dilatadores vaginais e dermocosméticos destinados juntamente para tratar os sintomas colaterais. Uma delas é a assistente de auditoria, Raquel Estefãnia Eredes, de Sabará, Minas Gerais. Ela foi diagnosticada em 2021, aos 33 anos, com câncer de mama e, desde então, segue em tratamento. Nestes três anos de luta, ela percebeu diversas alterações no seu corpo, ocasionados pelos remédios da quimioterapia. Uma dessas mudanças foi o início precoce da menopausa, que pode causar irregularidade menstrual, ondas de calor ou fogachos, suores noturnos, alterações de humor, irritabilidade ou melancolia, secura vaginal, diminuição da libido, queda de cabelo e dificuldade para dormir.

“Eu faço duas medicações que induzem a menopausa e, até então, não tinha aparecido sintomas. Mas este ano, comecei a ter bastante ressecamento vaginal, que me incomodava muito. Por isso, fui até a minha ginecologista, que me recomendou o uso de hidrante e lubrificante vaginal”, conta Raquel.

Segundo ela, a médica não recomendou nenhum produto específico, e então ela foi pesquisar as melhores marcas que realmente resolveriam o problema. “Esses que a gente compra em farmácia, além de não fazerem o efeito que a gente precisa, são caríssimos e vêm pouca quantidade”, comenta ela.

Foi então que ela conheceu a linha de dermocosméticos Dermosex, da A Sós. “Eu conheci a Dermosex vendo um vídeo de uma Líder A Sós no Youtube e comprei o meu. Fiquei tão encantada com os resultados que, hoje, além de usar, virei consultora A Sós e revendo para minhas colegas da quimioterapia. Me cuido e ainda consigo uma renda extra”.

Segundo a médica ginecologista Sandra Rios, é natural que pacientes em tratamento contra o câncer de mama tenham um bloqueio hormonal, e com isso aparecem vários sintomas, como o ressecamento vaginal relatado por Raquel. “Partindo da minha área da ginecologia, para aliviar os sintomas eu recomento os hidratantes vaginais, a base de água, e também os dermocosméticos. Eu estimulo a paciente a usar hidratantes e lubrificantes sempre, outras necessitam de fisioterapia pélvica e tratamentos com energia, laser, radar de frequência”, explica Sandra.

Já a fisioterapeuta pélvica Laís Gonçalves, embaixadora da A Sós, relata que, para aliviar os sintomas de ressecamento vaginal, uma das melhores dicas é manter a hidratação, pois a ingestão de líquidos favorece a lubrificação natural do corpo. “O uso de lubrificantes e hidratantes vaginais é essencial, mesmo fora das relações sexuais, para manter os tecidos hidratados e evitar desconforto. Também é importante evitar o uso de sabonetes que não sejam específicos para a região íntima e não realizar duchas vaginais internas, que podem desequilibrar o pH vaginal. A prática regular de exercícios do assoalho pélvico também é essencial, pois ajuda a aumentar a circulação sanguínea na região, promovendo uma melhor lubrificação. Além disso, é sempre importante consultar profissionais especializados, como fisioterapeutas pélvicos e médicos, para avaliar se há necessidade de tratamentos adicionais” enfatiza.

Sobre a linha Dermosex

Primeira linha de dermocosméticos íntimos do Brasil, desenvolvida especialmente para as mulheres brasileiras. Ela trata, cuida, revigora e revitaliza toda a região pélvica. Com princípios ativos especiais e livres de parabenos e petrolatos, a Dermosex atinge até as camadas profundas da pele, tratando de dentro para fora. Com eficácia comprovada e recomendada por ginecologistas, fisioterapeutas pélvicos e sexólogos, a linha Dermosex é testada dermatologicamente, ginecologicamente e urologicamente. A linha contempla gel hidratante, sabonete, esfoliante, água termal, desodorante e muito mais.

Para mais informações, a A Sós se coloca à disposição em todos seus canais de comunicação. SAC da A Sós: (31) 3368-4160 / (11) 2391-6922 Segunda a Sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e de 13:00 às 18:00. WhatsApp: (31) 4042-0099. ou pelo Instagram @a_sos_oficial

A Sós distribui cartilha de conscientização sobre o câncer de mama.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar